Campos dos Goytacazes, terça-feira, 16 de outubro de 2012 – nº 3.090
Integração na IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Conjugando extensão com pós-graduação e reunindo as três instituições públicas de ensino superior, foi aberta nesta segunda, 15/10/12, a programação local da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Campos (RJ). Até quinta, 18/10, o Centro de Convenções da UENF estará tomado por universitários expondo trabalhos científicos e por um público externo que inclui grupos de alunos de escolas públicas da região.
A programação tem como eixo a XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, com cerca de 420 trabalhos, e a IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, com cerca de 100 projetos só da UENF. O tema geral é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.
A solenidade de abertura reuniu o reitor em exercício da UENF, Edson Corrêa da Silva; o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas; o diretor da UFF em Campos, Hernan Mamami; e pró-reitores ou coordenadores das três instituições. Representando o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa, o assessor Sergio Neves Monteiro trouxe uma mensagem do secretário:
– Ele está atento aos problemas da UENF e vai solucioná-los na medida do possível – disse Sergio, que se desligou recentemente da UENF em virtude da aposentadoria compulsória.
A importância da articulação entre as três instituições foi acentuada por praticamente todas as autoridades da mesa. Édson Corrêa lembrou que o país vive um momento positivo em termos de reconhecimento governamental quanto à importância estratégica da área de educação, ciência e tecnologia, ressaltando a necessidade de as universidades superarem gargalos como a dificuldade de idiomas para aproveitar as oportunidades de intercâmbio abertas pelo programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.
Consulte a programação local completa da Semana de C&T.
Visite a página com a programação nacional da Semana de C&T
Consulte a relação completa dos projetos de Extensão da UENF.
Confira os trabalhos (banner e apresentação oral) da XII Mostra de Pós-Graduação
Consulte o resumo das palestras da XII Mostra de Pós-Graduação da UENF
Pinatti expõe novo modelo de matriz energética
– Para solucionar este embate, estamos desenvolvendo e implantando o vetor Iterf (Integração Total das Energias Renováveis e Fósseis) visando a um sistema energético limpo e sustentável – diz o pesquisador.
Para acesso a um resumo da palestra de Pinatti sobre o Iterf, clique aqui.
Inovação em Campos e região

O apoio das universidades não é tudo, mas sem ele as empresas não teriam nascido ou atingido o patamar que conquistaram: esta foi a tônica dos relatos de pequenos empresários que participaram nesta segunda, 15/10, na UENF, do evento “Iniciativas e Ações Locais para Desenvolvimento Sustentável”.
Organizado pela Incubadora TEC Campos como parte da XII Mostra de Pós-Graduação e IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o encontro expôs avanços e gargalos de empresas que nasceram na Incubadora ou recorreram a ela para implantar inovações tecnológicas.
– A TEC Campos ajudou muito a diminuir a distância que tínhamos em relação às universidades. Havia dificuldades até mesmo para os professores entenderem nossa linguagem e para nós entendermos a deles – disse o sócio da Transeletron Ltda, do ramo de de sistemas de monitoramento e aquisição de dados de poços de petróleo.
Também o empresário Sandro Reis, proprietário da Extrair Óleos Essenciais — cujo projeto foi fruto de parceria com a UENF e com a Embrapa Agroindústria de Alimentos — ressaltou o papel da TEC Campos no seu empreendimento. A exemplo dos demais, Sandro também relatou as dificuldades que ainda tem que enfrentar. Entre elas, pouco capital de giro, fluxo de caixa baixo e falta de mão-de-obra qualificada.
A plateia, formada principalmente por pequenos empresários, professores universitários e estudantes, ouviu ainda os relatos de dois outros empreendimentos apoiados pela TEC Campos: as empresas “Invision Geofísica”, especializada em serviços de processamento sísmico marinho e terrestre, e “Squad Comunicação Integrada”, da área de design gráfico.
– É a primeira vez que a gente se reúne não para ouvir experiências de fora, mas para discutir nossos próprios casos de êxito – disse Ronaldo Paranhos, diretor da Agência UENF de Inovação e diretor-presidente do consórcio que mantém a TEC Campos.

Parques tecnológicos – No segundo momento, o evento sobre inovação se voltou para as propostas de parques tecnológicos que ganham corpo em Campos e Macaé. O debate reuniu Edmilson Gonçalves, subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, atuando na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio; o presidente da Fenorte, Almy Junior; e o consultor do Sebrae Thiago Renault.
Edmilson fez um relato do estágio das discussões envolvendo um fórum de instituições presentes ao cenário de Macaé, entre elas a UENF. Almy lembrou que a criação de um parque tecnológico capaz de tirar da prateleira as pesquisas acadêmicas já estava prevista no modelo concebido por Darcy Ribeiro para a UENF. Ex-reitor da UENF, disse que há muito conhecimento disponível para ser aplicado na região. Já Renault disse que parques tecnológicos têm como missão prover a “inteligência”, a infraestrutura e os serviços necessários ao crescimento e fortalecimento das empresas inovadoras.
Segundo o consultor, estima-se que existam cerca de 90 parques tecnológicos no Brasil, dos quais aproximadamente 20% estão em efetiva operação. Sua exposição terminou com uma pergunta: qual seria o modelo de parque tecnológico mais apropriado para a região Norte Fluminense?
‘Nunca tivemos tantos pobres’, diz Soffiati

As discussões sobre sustentabilidade cresceram nas últimas décadas, mas existem grandes interesses comerciais relacionados ao assunto, disse o professor Arthur Soffiati, da UFF, em palestra nesta terça, 16/10, na UENF, pela programação local da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
– Nunca tivemos tantas pessoas pobres e carentes quanto agora – afirmou Soffiati, que também alertou sobre o atual problema ambiental na região norte fluminense, onde, segundo ele, a construção do complexo portuário no Açu está destruindo a maior restinga do país.
Abordando o tema ‘Ecodesenvolvimento e erradicação da pobreza’, o pesquisador apontou o Ecodesenvolvimento como um caminho para o país, onde o desenvolvimento deve acontecer com prévio conhecimento da área afetada, respeitando a população local e suas práticas. Soffiati abordou os principais conceitos que nortearam as Conferências de Estocolmo, em 1972, a Rio 92, em 1992, e a Rio+20, em 2012.
Consulte a programação completa da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Campos.
ASSAII entrega bolsas Santander

A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (ASSAII) da UENF fez a entrega, na tarde desta segunda-feira, 15/10, das 20 bolsas do Programa Santander Universidades para o curso de Espanhol a Distância. Foram selecionados 13 alunos de graduação e sete de pós-graduação, de um total de 42 inscritos. Os alunos terão seis meses para cumprir os dez módulos do curso, recebendo um certificado ao final.
A solenidade de entrega ocorreu na Sala de Reuniões da Reitoria, às 14h, com a presença do vice-reitor, professor Edson Correa; e do assessor para Assuntos Internacionais da UENF, professor Carlos Logullo. Também estiveram presentes o gerente Geral da agência Santander em Campos, Luís Cláudio Fuly; e o gerente Pessoa Jurídica, Leonardo Mogardo.
— Estaremos acompanhando vocês, mas é importante que nos mantenham informados sobre o andamento das atividades — disse Logullo aos alunos.
Os estudantes foram escolhidos a partir da análise do histórico escolar e de uma carta de intenções, onde cada um apresentou os motivos para almejar a bolsa. O curso é montado a partir da metodologia utilizada na Universidade de Salamanca, na Espanha.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br