Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 18 de outubro de 2012 – nº 3.092
Minicurso aborda coleta e herborização de plantas

Como parte da programação da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o minicurso “Coleta e Herborização de Plantas”, realizado pelo Herbário UENF nesta quarta, 17/10, trouxe aos estudantes de Biologia uma série de informações a respeito da coleta botânica, a biodiversidade e os princípios básicos da conservação de plantas da região Norte Fluminense.
Em sua exposição, o professor Marcelo Trindade Nascimento (LCA/UENF), que coordena o Herbário UENF, disse que o Brasil é considerado o país de maior diversidade biológica. Segundo o professor, existem cerca de 4000 herbários no mundo e 87 no Brasil.
— O herbário é uma coleção científica, composta por amostras de plantas secas, provenientes de diferentes ecossistemas, servindo como registro e referência sobre a vegetação de uma região. É um acervo de suma importância, pois fornece a base de dados acerca da distribuição geográfica e da diversidade de plantas — disse.
A herborização, explicou o professor, engloba coleta, preparo da amostra e conservação desta. Durante o minicurso foi discutido também o avanço acelerado de pesquisas, as principais características das plantas para sua identificação, os procedimentos da carpoteca (coleção científica de frutos) e parte prática com técnicas para coleta e preservação do material.
Além disso, Marcelo apontou facilidades e dificuldades encontradas no ramo da biologia e falou sobre o futuro dos herbários.
— Atualmente todos os herbários estão sendo também virtuais para facilitar os estudos e a troca de informação entre os pesquisadores. Mas pouca fonte de fomento dificulta na investigação. É necessário uma política governamental voltada aos acervos biológicos com investimentos apropriados e permanentes para conservar a biodiversidade. É preciso mais coletas, mais coleções e com isso mais recursos. O futuro dos herbários será a habilidade de absorver e adaptar novas metodologias e tecnologias — ressaltou.
Fórum da Abruem discute financiamento para universidades
Com o tema “Regulamentação do financiamento federal para as universidades”, foi aberto na noite da última quarta-feira, 17/10, o 51º Fórum Nacional de Reitores da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), em Florianópolis.
Na abertura, o presidente da Abruem, João Carlos Gomes, disse que o evento tem por objetivo o planejamento das ações da Associação para o ano de 2013.
— Hoje nós representamos uma parcela de mais de 700 mil alunos matriculados regularmente. Com esse número, buscamos uma atenção especial do governo federal para custeio das universidades estaduais e municipais. Com certeza, com as discussões propostas aqui, iremos ter novas diretrizes para nossas ações no ano que vem — afirmou.
Nesta quinta, 18/10, pela manhã, o reitor da Unesp, Júlio Cezar Durigan, abordou o tema “Financiamento nas universidades públicas estaduais e municipais”. Ele defendeu o aumento do financiamento da União para as universidades estaduais e municipais, ressaltando a necessidade de que estas se organizem para melhorar a utilização dos recursos.
— Hoje a maioria das vagas do ensino superior está na iniciativa privada. Logo, os governos devem reconhecer a importância das universidades estaduais e municipais não pelo número de vagas e sim pela qualidade dos recursos humanos formados, pesquisa, extensão e inovação — disse.
Realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em parceria com a Abruem, o evento se estende até sábado, 20/10. O reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, está sendo representado no Fórum pelo diretor de Informação e Comunicação da Universidade, Vanildo Silveira.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br