Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 06 de novembro de 2012. Nº 3.101
Aberta a Semana Acadêmica da UENF

Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 06/11, a Semana Acadêmica da UENF, que este ano traz como tema ‘Conhecer, inovar, cooperar’. O tema foi debatido durante uma mesa-redonda que trouxe a Campos o diretor financeiro da Federação Brasileira das Cooperativas de Trabalho (Febracoop-RJ), José Rodrigues Ribeiro; e o presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro (Pro Junior), Mateus Aguiar Sampaio dos Santos.
O reitor em exercício, Edson Corrêa, que participou da mesa de abertura, destacou o atual momento brasileiro, lembrando aos alunos presentes que um de seus desafios é buscar modelos de desenvolvimento mais justos, que proporcionem inclusão e bem estar social.
– Este é um momento especial para o Brasil, um momento de enormes possibilidades. A geração de vocês está tendo a oportunidade de participar do desenvolvimento do país. E uma das questões que se coloca é: que modelo de desenvolvimento queremos? – disse.
A pró-reitora de Graduação, Ana Beatriz Garcia, também presente à mesa de abertura, afirmou que o tema da Semana — ‘Conhecer, inovar, cooperar’ — está na ordem do dia. Segundo a pró-reitora, todos estão sendo chamados a discutir estas questões.
– Estamos ajudando a formar profissionais com uma visão de mundo, de futuro. É importante que nossos alunos estejam engajados nesta realidade – disse, acrescentando que o evento também proporciona algo importante para a Universidade: a integração entre diversas as áreas de estudo.
A mesa de abertura contou ainda com a participação do diretor do CCH, Sérgio Arruda de Moura; do diretor do CCT, Edmilson José Maria; do diretor da Agência UENF de Inovação Ronaldo Paranhos; e dos professores Renato DaMatta (representando o diretor do CBB), Tarcisio Lima Tiebaut (representando o diretor do CCTA).
Após a solenidade, o diretor da Febracoop-RJ apresentou um conjunto de informações sobre o tema ‘Cooperativismo’, abrindo a mesa-redonda sobre a temática da Semana Acadêmica (‘Conhecer, inovar, cooperar’). Entre outras coisas, ele informou que o cooperativismo teve início em 1843, na Inglaterra, com a criação da Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, formada por um grupo de trabalhadores desempregados.
— Uma das diferenças entre as cooperativas e as sociedades mercantis está no fato de as primeiras terem como foco o trabalhador e as segundas, o capital – disse José Rodrigues.
O presidente da Pro Junior também fez uma abordagem histórica das empresas juniores. Estas teriam surgido na França, em 1967, como resultado dos movimentos estudantis ocorridos no período. Hoje há empresas juniores em mais de 15 países da União Europeia, com um total de 22 mil estudantes em atuação.
— No Brasil, a primeira empresa Junior surgiu em 1998. Atualmente existem mais de 200 empresas juniores em todo o país. Muitos estudantes que começaram atuando neste tipo de empreendimento hoje são profissionais de sucesso – disse.
A mesa-redonda teve ainda a participação do professor Alcimar das Chagas Ribeiro, do Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD) da UENF; e da coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da PROEX/UENF, Nilza Franco Portela.
Consulte a programação da Semana Acadêmica da UENF, que prossegue até sexta, 09/11.
Workshop de agronomia a partir de quarta-feira

Começa na próxima quarta-feira (07) o IV Workshop do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para a Agricultura, que se realiza até 08/11, no Centro de Convenções da UENF.
Em sua quarta edição, o evento propõe uma discussão do papel da matéria orgânica nos processos microbianos. O workshop envolve palestras e minicursos durante os dois dias. Para o evento estão convidados acadêmicos e empresas da comunidade científica e tecnológica que estão comprometidas com o tema proposto.
Preparação – Para a preparação do Workshop da quarta-feira, foram realizados nesta segunda (05) e terça (06) dois minicursos com os temas “Natureza Química das SH e Sequestro de C”, ministrado pelo professor Alessando Piccolo, no auditório do P4, e também o minicurso “Técnicas imunológicas e microspia aplicadas a interação bactéria-planta, ministrado pelo professor Euan James, no CBB – LBCT. Ambos os eventos têm apoio da Faperj e da CAPES.
Jornalismo Científico: resumos aceitos e inscrições em minicursos
Os cerca de 280 inscritos no II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, que ocorrerá em 28 e 29/11/12, no Centro de Convenções da UENF, já podem se candidatar aos minicursos oferecidos durante o evento. A inscrição é on-line, a partir do site do Simpósio JC 2012.
No dia 28 as opções são “Como escrever textos jornalísticos?”, com a jornalista e professora Jacqueline Deolindo, da Fafic/Uniflu, e “Divulgação científica em Astronomia”, com a mestre em Ciências Naturais Adriana Oliveira Bernardes. No segundo dia, 29/11, o professor Ronaldo Novelli (coordenador do Espaço da Ciência da UENF) vai ministrar o minicurso “Vídeos educativo-científicos e as novas tecnologias do cinema”. E a jornalista e mestranda em Políticas Sociais Bárbara Zaganelli oferece, ao lado do professor Marcelo Gantos (LEEA/UENF), o curso “Pesquisadores e jornalistas: uma parceria necessária”.
A Comissão Organizadora divulgou nesta segunda os trabalhos aceitos para exposição durante o evento.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br