Campos dos Goytacazes (RJ), terça, 25 de outubro de 2011 – Nº 3.001
Internacionalização: 13 universidades querem cooperação com UENF
Pelo menos 13 universidades, sediadas em dez países da Europa ou da América do Norte, manifestaram interesse em estabelecer cooperação com a UENF durante a 23ª Conferência Anual da European Association for International Education (EAIE – 2011), realizada em Copenhagen, na Dinamarca, com 4.200 participantes de 87 diferentes países. A UENF foi uma das quatro universidades do Rio de Janeiro presentes, ao lado da Uerj, UFRJ e PUC-Rio. Todas participaram do evento, de 13 a 16/09, dividindo estande contratado pelo governo do Estado. Ainda participaram do evento a USP, Unicamp, Unesp, UFSCAR e Faap de São Paulo, UFRGS, UFMT e UFSC.
Quem representou a UENF no evento foi o vice-reitor e presidente da Comissão de Internacionalização da Universidade, professor Edson Corrêa da Silva. Ele voltou de Copenhagen com demandas por cooperação de universidades situadas na Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal, República Tcheca e Suécia.
– Estamos pensando o melhor arranjo institucional para tratar desta questão no cotidiano da UENF. A idéia é que haja uma instância para fomentar a internacionalização e que se consiga implantar uma cultura a este respeito na comunidade universitária – explica Edson Corrêa.
O propósito de fortalecer a inserção internacional da UENF já estava definido antes mesmo da posse da atual Administração, mas o anúncio do programa ‘Ciência sem Fronteiras’, do governo federal, exigiu novo ritmo nas ações da UENF. O programa prevê a concessão de 75 mil bolsas para estudantes ou pesquisadores brasileiros no exterior até o final de 2014, sem contar outras 25 mil que se espera conseguir com financiamento privado. O anúncio do programa despertou forte interesse em universidades de todo o mundo em estabelecer parcerias com as instituições brasileiras, o que, segundo Edson, praticamente impõe à UENF estar presente nos fóruns mais importantes sobre internacionalização.
Bélgica e Brasil: parceria com presença da UENF
A UENF também participou do encontro ‘Bélgica e Brasil: parceiros em pesquisa’, realizado em Bruxelas, na Bélgica, dias 05 e 06/10. A reunião tratou das oportunidades de cooperação entre os dois países a partir da edição do programa ‘Ciência sem Fronteiras’.
Inserido nas atividades da Europalia – maratona de eventos culturais enfocando o Brasil, com início em 04/10/11 e término em 15/01/12 -, o encontro teve dois momentos distintos. O primeiro dia, mais político, teve a participação da presidente Dilma Roussef; do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; do presidente do CNPq, Glaucius Oliva; do diretor de Cooperações Internacionais do CNPq, Manoel Barral Netto; e do embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson. No segundo dia, 05/10, foram tratados aspectos mais específicos afetos à cooperação entre instituições brasileiras e belgas.
O representante da UENF foi o professor Carlos Logullo, assessor da Reitoria para ações de internacionalização. Ele conta que estavam presentes o presidente da Capes, Jorge Guimarães; o embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson. Além da UENF, cinco universidades federais brasileiras participaram do evento. Ao final da reunião ficou decidido que autoridades belgas apresentarão ao CNPq e à Capes documento com demandas e possibilidades de interação em projetos ligados ao Ciência sem Fronteiras.
Na mesma viagem à Europa, o assessor da UENF esteve na Universidad Zaragoza, na Espanha, onde estabeleceu contatos com vias a possíveis ações de cooperação.
Na Uerj, Departamento elevou patamar da pesquisa
A criação de um Departamento de Cooperação Internacional (DCI) elevou de forma ‘expressiva’ a quantidade e a qualidade da produção científica da Uerj. A afirmação foi feita pela professora Cristina Russi Guimarães Furtado, diretora do Departamento, durante mesa temática sobre internacionalização da pós-graduação realizada na UENF nesta quinta, 20/10, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O debate teve ainda a participação do professor Edson Corrêa da Silva, vice-reitor e presidente da Comissão de Internacionalização da UENF.
Cristina, que está à frente do Departamento desde 2008, relatou a experiência da Uerj com a criação de uma instância específica para cuidar da área, que remonta ao ano 2002. Segundo a professora, até então a universidade não tinha ‘quase nenhum’ aluno saindo para atividades de intercâmbio, situação que mudou fortemente nos últimos anos.
– Hoje o Departamento está vinculado à Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, mas o crescimento da demanda aponta para a tendência de que se transforme em uma Sub-Reitoria de Assuntos Internacionais – disse.
Em sua fala, Edson Correa da Silva demonstrou que a UENF precisa construir uma instância para tratar da internacionalização e que os primeiros passos estão sendo dados neste momento. Ao mesmo tempo em que pensa o desenho da estrutura a ser criada, a UENF busca conhecer a experiência de universidades mais maduras e fazer-se presente às principais oportunidades de interação com as melhores universidades do exterior. Recentemente, a Universidade esteve em dois eventos internacionais do tipo na Europa (veja matérias acima).
– O tema da internacionalização foi posto por nós já no debate das eleições para a Reitoria, mas a edição do programa ‘Ciência sem Fronteiras’, pelo governo federal, nos obrigou a acelerar o processo – explica o vice-reitor.
Eugenio Mussak na Semana do Servidor da UENF
O educador, médico e escritor Eugenio Mussak ministra nesta terça, 25/10, às 14h, no Centro de Convenções da UENF, a palestra ‘Instituições inteligentes, pessoas saudáveis’. A palestra integra o programa da 5ª Semana do Servidor da Universidade, que foi aberta nesta segunda, 24, e se estende até 27, quinta.
Mussak é diretor Científico da Associação Brasileira de Recursos Humanos e integrante do comitê de criação do CONARH – Congresso Brasileiro de Recursos Humanos. Entre os livros de sua autoria estão ‘Metacompetência’, ‘Gestão Humanista de Pessoas’, ‘Liderança em Foco’ e ‘Motivação: do querer ao fazer’. Eugenio Mussak é ainda colunista das revistas Você S.A. e Vida Simples da Editora Abril e comentarista da Rádio Estadão ESPN.
Oficinas – A oficina ‘Sexo mais seguro’ abriu o segundo dia da Semana do Servidor da UENF nesta terça, 25/10, às 9h, no Centro de Convenções da UENF. Quem ministra é a assistente social Maria Helena Ribeiro, da UENF. Em seguida, às 10h30, começa a oficina ‘Cultivo de orquídeas’, com Alberto da Costa e Ana Paula Ribeiro Costa.
Confira o programa da 5ª Semana do Servidor da UENF.
Pré-Vest/UENF: inscrições somente até esta quinta, 27
Termina nesta quinta, 27/10/11, o prazo para inscrição no processo seletivo do Pré-Vest/UENF, o cursinho pré-vestibular gratuito da UENF que seleciona seus alunos com base em critérios preponderantemente socioeconômicos. Para se inscrever é preciso comparecer à sala 120 do Prédio da Reitoria da UENF, das 14h às 20h, levando R$ 15,00. Ao longo do curso, que se realiza em 2012, não haverá cobrança de mensalidades. Consulte o Edital.
A mídia do risco
Jornalista e pesquisadora defende novo enfoque na cobertura de desastres

Uma boa cobertura de riscos de desastres – e não apenas de desastres consumados – pode trazer ganhos para a imprensa e para a sociedade, afirma a jornalista e pesquisadora Cilene Victor. Mestre em Comunicação Social, doutora em Saúde Pública e diretora de Redação da revista Com Ciência Ambiental, Cilene ministrou na UENF o minicurso ‘O papel do jornalista na cobertura de riscos e desastres’, na última sexta, 21/10, fechando a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Segundo a jornalista, a abordagem dos riscos confere visibilidade à comunidade científica envolvida, permite abordagem sob diferentes ângulos, inibe a propagação de rumores e ajuda a população a se preparar para a hipótese do desastre.
– Além disso, a cobertura pode cobrar políticas públicas de gestão do risco – afirma a jornalista, admitindo ser tênue o limite entre uma boa abordagem de riscos e uma cobertura alarmista.
Cilene falou a uma plateia onde jornalistas de Campos e região eram esmagadora maioria. Mas também havia estudantes que se preparam para a carreira científica.
Cilene fez agradecimento especial ao Instituto Geológico, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo. O Instituto doou para os participantes do curso livros que são ‘leitura obrigatória’ para quem cobre desastres. O material será encaminhado pela ASCOM/UENF, organizadora do minicurso, aos que participaram do evento.
Concurso professor do LEAG: convocação aos candidatos para 28/11/11
Os candidatos ao Concurso Público para Professor Associado do Laboratório de Engenharia Agrícola (LEAG) / Área de Conhecimento “Ciências Agrárias – irrigação e drenagem” (Edital publicado no DOERJ em 25/04/2011) estão convocados a comparecerem no dia 28/11/2011, às 9 horas, à sala de reuniões da Diretoria do CCTA, localizada no Campus Leonel Brizola da UENF, endereço av. Alberto Lamego, 2000 – Prédio P1 (CCTA), Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes – RJ. Ali ocorrerá a sessão de instalação dos trabalhos da Comissão Examinadora (banca) do referido concurso.
O não comparecimento do candidato implicará sua eliminação do concurso, que será realizado no período de 28 a 30/11/2011.
Candidatos com inscrição homologada no concurso do LEAG (ordem alfabética):
José Carlos Mendonça
Júlio César Ferreira de Melo Júnior
Maurício Carvalho Ribeiro Gomes
Banca para o concurso do LEAG:
Membros Titulares:
Pedro Amorim Berbert – UENF – Presidente
Daniel Fonseca de Carvalho – UFRRJ
Márcio Mota Ramos – UFV
Membros Suplentes:
Ricardo Ferreira Garcia – UENF
Jorge Luiz Pimenta Mello – UFRRJ
Everardo Chartuni Mantovani – UFV
A informação é da Comissão Organizadora de Concursos Públicos do CCTA/UENF (telefone 22 2739-7058).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiários de Jornalismo: Mário Sérgio de Souza Pinto Júnior e Rafaella Freitas
E-mail: uenf@uenf