07/02/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, quinta, 07 de fevereiro de 2013 – Nº 3.125

Universidade inglesa acolhe doutoranda da UENF

Nathália: a caminho da Inglaterra.

A um mês de embarcar para a Inglaterra, a doutoranda Nathália Lima de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia  da UENF, não esconde a ansiedade e conta sobre sua expectativa para a experiência internacional.

– Além de ser uma ótima oportunidade de troca de conhecimento, também vou poder melhorar meu inglês.

A viagem é uma das iniciativas de internacionalização da UENF através do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes, que tem o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio. Nathália terá bolsa para seis meses de estudo na Durham University, tradicional universidade da Inglaterra, fundada em 1832, na cidade de Durham, a 200 km de Londres.

– O trabalho é sobre o processo de desenvolvimento da semente de feijão-de-corda e a programação de morte celular de certos tecidos, inerente ao processo. Meu objetivo lá é estudar a expressão de metacaspases em diferentes camadas de tegumentos do feijão – explica.

Segundo Nathália, esta é a última etapa para a conclusão de sua tese de doutorado nominada “Investigação de morte celular programada em tegumentos de feijão de corda em desenvolvimento”, orientada pela professora Kátia Valevski, do Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPP/CBB/UENF). Kátia cursou o seu doutorado na Universidade de Bristol, também na Inglaterra, o que facilitou o contato com o professor Keith Lindsey, responsável pela supervisão e orientação de Nathália durante o período de estágio.

– Meu orientador de doutorado foi o professor Peter R. Shewry, um cientista muito respeitado no Reino Unido por ter chefiado diversas estações de pesquisa agrícola e, neste sentido, meu contato com o professor Keith Lindsey foi prontamente aceito – conta Kátia.

O professor Lindsey, que vai supervisionar a aatuação da doutoranda da UENF, foi escolhido devido a sua experiência na realização de experimentos utilizando a técnica da microdissecção de captura a laser, através da qual é possível extrair material genético diretamente de uma única camada de células do tecido.

– O laboratório do professor Lindsey tem grande expertise no emprego desta tecnologia utilizando material vegetal, o que é o centro de nosso interesse, já que aqui no Brasil os grupos que empregam esta metodologia estão voltados para pesquisas com materiais de origem animal – diz Kátia.

A Capes oferece duas cotas de bolsa PDSE para cada programa de Pós-Graduação da UENF. Nathália prontamente se interessou e submeteu sua proposta à análise, sendo aprovada pela Comissão da Capes e homologada pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF.

– O maior fruto dessa experiência é para o próprio processo de formação da Nathália, que tem oportunidade de vivenciar um ambiente acadêmico secular e de excelente qualidade – afirma Kátia.

Espaço da Ciência da UENF faz exposição em Grussaí

O Espaço da Ciência da UENF iniciou na última terça-feira, 05/02, uma exposição itinerante no Circo da Paz, em Grussaí, São João da Barra. Dentre as 14 peças expostas, há diversos animais empalhados, tais como: tamanduá-mirim, preguiça, cachorro-do-mato, tatu, fregata, queixada, jiboia e tartaruga marinha.

A programação inclui projeção de filmes em 3D sobre a fauna silvestre do Norte Fluminense, produzidos pela Universidade, além de palestra com o coordenador do Espaço da Ciência, professor Ronaldo Novelli, sobre o mesmo tema. Os filmes mostram como é a vida e o costume de animais como o tamanduá-mirim, a preguiça-de-coleira, o ouriço-cacheiro e a cobra jiboia. A exibição ocorrerá nos dias 15 e 19/02, às 20h.

Com o intuito de agregar crianças, jovens e adultos, a exposição fica aberta todos os dias, com horário livre e entrada franca. O evento segue até o 27/02 no Circo da Paz, próximo à Creche Modelo, loteamento Nova Grussaí 2.

Estado decreta ponto facultativo

O governo do Estado decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nesta sexta-feira, 08/02, bem como na quarta-feira de cinzas, 13/02. No entanto, o expediente será normal, sob a responsabilidade dos chefes, nas áreas onde as atividades não possam ser suspensas ou adiadas em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público.

Confira o Decreto nº 44.045, publicado no Diário Oficial do Estado.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:   (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria:   (22) 2739-7003
Disque-Uenf:   0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br