Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 27 de outubro de 2011 – Nº 3.002
Helion Vargas, da UENF, ganha prêmio mundial
Pesquisador contribuiu para evolução de técnicas fotoacústicas e fototérmicas

Um dos cientistas da UENF mais respeitados no Brasil acaba de receber prêmio mundial na área de estudos fotoacústicos e fototérmicos, ramo específico da Física com larga faixa de aplicações. Helion Vargas, que já era membro titular da Academia Brasileira de Ciências e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (honraria conferida pela Presidência da República), foi escolhido para receber o Senior Prize IPPA.
O prêmio é concedido pela International Photoacoustic and Photothermal Association, que congrega os pesquisadores da área em nível mundial. O ‘Prêmio Senior’ da Associação reconhece pesquisadores que se destacam na contribuição ao desenvolvimento e evolução de técnicas fotoacústicas e fototérmicas e das aplicações com forte impacto em diferentes segmentos da comunidade científica. A entrega ocorrerá em Mérida, no México, durante o 16º ICPPP – International Conference on Photoacoustic and Photothermal Phenomena (Conferência Internacional sobre Fenômenos Fotoacústicos e Fototérmicos).
Mineiro de Paracatu, 77 anos, Helion se dedica a estudos envolvendo técnicas fotoacústicas e fototérmicas há cerca de 35 anos. Nos últimos 14, vem liderando na UENF, em Campos dos Goytacazes (RJ), uma das equipes mais produtivas do país na área.
– Acho que esse prêmio eleva o nome da UENF, que está em franco crescimento, e o nome da cidade – diz o pesquisador.
Ao longo da carreira, Helion Vargas atuou em universidades da Inglaterra (Nottingham), Alemanha (Bochum), Holanda (Nigmen) e do México (Instituto de Estudos Avançados). No Brasil, onde manteve forte colaboração com o professor Luis Carlos Moura Miranda, atuou na Unicamp e na UENF.
As técnicas fototérmicas e fotoacústicas têm ampla gama de aplicações. Só nos laboratórios da UENF elas têm sido aplicadas, por exemplo, em pesquisas sobre o amadurecimento de frutas (tecnologias para aumentar o tempo de prateleira do mamão), em estudos sobre gases e até num protótipo destinado a detectar adulteração em gasolina, que está patenteado nos Estados Unidos.
Basquete, taquigrafia, ciência…
Helion Vargas foi jogador profissional e até treinador de basquete, tendo jogado na Seleção Brasileira Universitária, na década de 1950. Atuava como armador, num tempo em que morava em Belo Horizonte, mas interrompeu a carreira após aprovação em concurso público para taquígrafo da Assembleia Legislativa de Minas.
– Um dia me enchi de taquigrafia, me enchi de basquete, me enchi de tudo e falei: vou estudar – conta o pesquisador, que ingressaria no bacharelado em Física da UFMG em 1960, no mestrado em Física da USP em 1964 e no doutorado em Física da Universidade de Grenoble, França, em 1969.
O reconhecimento como cientista de prestígio, que não passava pela cabeça do jovem atleta e taquígrafo, começou a se cristalizar após o doutorado na França, país onde teve proposta para continuar trabalhando, mas preferiu voltar ao Brasil por questões familiares. Voltando ao Brasil, Helion ficou na Unicamp de 1973 a 1990.
Helion conta que foi o primeiro professor titular concursado da Unicamp e que chegou a ser aprovado para professor titular da USP, mas não tomou posse e alguns meses depois foi para o México. Orientou 71 estudantes (33 doutores e 38 mestres), publicou 251 artigos e 24 capítulos de livros.
Entre seus artigos internacionais está um trabalho, em coautoria com vários pesquisadores, que saiu na prestigiada revista Nature, em 1993, desvendando os mecanismos que fazem o milho pipoca explodir. Ficou magoado com o tratamento que setores da mídia deram ao trabalho, ridicularizado como irrelevante – situação relativamente frequente quando não se entende a dinâmica do avanço da ciência, onde o que hoje parece inútil amanhã se torna solução para novo problema.
– A ciência brasileira está se desenvolvendo muito, não tem faltado dinheiro. A Faperj, por exemplo, tem investido muito bem. O que ainda falta é a interação das indústrias com a universidade. E o ensino básico, que está terrível – opina o pesquisador, cuja maior alegria é ver os cientistas que ele ajudou a formar.
Concurso para professor do LFIT: convocação
Os candidatos ao Concurso Público para Professor Associado do Laboratório de Fitotecnia (LFIT) / Área de Conhecimento “Nutrição Mineral de Plantas”(Edital publicado no DOERJ em 25/04/2011), estão convocados a comparecer em 29/11/2011, às 9h, na Sala de Reuniões da Diretoria do CCTA, para a sessão de instalação dos trabalhos da Comissão Examinadora (Banca) do referido concurso. O não comparecimento do candidato implicará em sua eliminação do concurso, que será realizado no período de 29/11 a 02/12 de 2011. A UENF está localizada na Avenida Alberto Lamego, 2000 – Prédio P1 (CCTA), Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes – RJ.
Veja a relação dos candidatos com inscrição homologada no concurso do LFIT / Nutrição Mineral de Plantas:
Candidatos
Luciana Aparecida Rodrigues
Marta Simone Mendonça Freitas
Glaucio da Cruz Genuncio
Solange Silva Samarão
Mara de Menezes de Assis Gomes
Banca para o concurso do LFIT / Nutrição Mineral de Plantas:
Membros Titulares
Prof. Dr. Takashio Muraoka – Presidente – USP-CENA
Prof. Dr. Renato de Mello Prado – UNESP
Prof. Dr. Pedro Amorim Berbert – UENF
Membros Suplentes
Prof. Dr. Salatier Buzetti – UNESP
Prof. Dr. Quirino Augusto de Camargo Carmello – ESALQ – USP
Prof. Dr. Roberto Ferreira da Silva – UENF
Consulta pública da Anatel para internet sem fins lucrativos
Termina às 23h59 desta quinta o prazo para participar da consulta pública 52 da Anatel, que vai deliberar sobre a possível existência de provedores de internet sem fins lucrativos no Brasil. Veja como participar no site do Instituto Bem Estar Brasil (Ibeb) . Segundo o Ibeb, o Brasil será o primeiro país do mundo a ter este tipo de provedor, caso o modelo seja aprovado.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiários de Jornalismo: Mário Sérgio de Souza Pinto Júnior e Rafaella Freitas
E-mail: uenf@uenf