Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 04 de abril de 2012
Professor alerta para descarte de carcaças no campus
O professor Clóvis de Paula Santos (LBCT/CBB), chefe do Biotério da UENF, chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados no descarte de carcaças de animais e outros resíduos sólidos de saúde dentro do campus da UENF. Desde o ano passado, a empresa Vital Engenharia (responsável pela coleta, transporte e destino dos resíduos sólidos de saúde) tem intensificado junto à instituição diretrizes para a devida acomodação deste tipo de material. A preocupação do professor decorre do fato de, na sexta feira (30/03) à tarde, terem sido descartados dois peixes (tainha ou corvina) em um dos containers para coleta de lixo proveniente do Biotério. Além do descarte ter sido feito em um saco impróprio (azul do tipo que se usa para ensacar mercadorias), foi realizado em horário equivocado e sem o conhecimento e autorização de algum funcionário do Biotério.
— Temos tido o cuidado de acomodar os resíduos do Biotério segundo as recomendações da empresa Vital, e atitudes irresponsáveis assim depõem contra estes cuidados —afirma o professor.
Segundo Clóvis, os usuários deste tipo de serviço devem se informar junto aos responsáveis pelos setores sobre como proceder. No caso do biotério, o procedimento esta contido no Guia do Usuário do Biotério de Experimentação – UENF. Este recomenda que as carcaças de animais para descarte devem ser colocadas em saco plástico, lacradas no selador e identificadas com o nome do laboratório, responsável e, se contaminado, trazer ainda a identificação do o agente biológico. O descarte deve ser colocado no freezer, existente na sala de procedimentos dentro do biotério, a -20ºC. Posteriormente o material é colocado pelos funcionários do Biotério nos containers, em sacos e dias apropriados, conforme o sistema de coleta deste resíduo pela empresa Vital.
Congresso Estadual de Segurança Pública e Privada
Será realizado de 12 a 14 de abril, no Centro de Convenções da UENF, o Congresso Estadual de Segurança Pública e Privada. Informações e inscrições pelo site do CESPP.
II Semana de Ciências Sociais da UFF/Campos
A II Semana do Curso de Ciências Sociais da UFF/Campos acontece de 09 a 12/04, no Auditório da UFF. O evento tem por objetivo discutir pontualmente questões de interesse para a antropologia, ciência política e sociologia. O evento é aberto a toda a comunidade. Veja a programação aqui.
Documentos perdidos
Foram encontrados na última terça-feira, 03/04, no campus da UENF o documento de identidade e o CPF de Markssuel Teixeira Marvila. Os documentos estão à disposição de seu dono na Sala de Segurança, que fica no prédio da Prefeitura da UENF.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiária de Jornalismo: Rafaella Dutra
E-mail: uenf@uenf.br