Campos dos Goytacazes (RJ), quarta, 11 de janeiro de 2012

Em audiência com o presidente da Emut (Empresa Municipal de Transportes de Campos), Paulo Roberto Mosso, na tarde desta terça, 10/01, o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, solicitou intervenções para melhorar a segurança do trânsito na avenida Alberto Lamego. A preocupação é pôr fim ao histórico de acidentes nas imediações da Universidade, sobretudo aqueles causados por veículos que trafegam em alta velocidade no sentido de São João da Barra-Campos.
A Avenida Alberto Lamego é reta em toda a sua extensão, desde o trevo da BR 356 até o Centro de Campos, onde passa a se chamar Rua Sete de Setembro. A única variação no traçado é uma rótula instalada bem em frente à entrada principal do campus Leonel Brizola, da UENF. Ao fazer o desvio em alta velocidade, muitos motoristas ou motociclistas perdem o controle e acabam invadindo a calçada e o próprio campus. Além da entrada da UENF, por onde circulam cerca de 5 mil pessoas por dia, há preocupação com um ponto de ônibus situado logo depois da rótula.
O presidente da Emut, Paulo Roberto Mosso, se mostrou sensível à exposição do reitor e disse que a princípio o indicado para o local seria uma lombada asfáltica. Ele lembrou a necessidade de uma articulação com a Secretaria de Obras, responsável por este tipo de execução. O reitor – que esteve acompanhado do prefeito da UENF, Gustavo Xavier, e do chefe de Gabinete, Antônio Constantino de Campos – se dispôs a agendar uma audiência com o secretário para reforçar a reivindicação da comunidade universitária.
Aviso da Faperj sobre abertura de contas
Reproduzimos abaixo aviso da Faperj sobre abertura de contas correntes para bolsas e auxílios. O comunicado informa que todos os bolsistas terão de abrir contas no Bradesco e permanecer com as contas ativas naquele banco durante a vigência de cada projeto. Confira:
Aviso sobre abertura de contas correntes para bolsas e auxílios
Informamos que, como resultado de licitação ocorrida em 2011, apartir do mês de referência “janeiro” de 2012, o Estado do Rio de Janeiro fará todos os seus pagamentos por meio do banco Bradesco. Os pagamentos da bolsas em “janeiro” 2012, referentes a “dezembro” de 2011, ainda serão creditadas no banco Itaú.
Em novembro passado, a Faperj repassou ao Bradesco a relação de todos os bolsistas pagos pela Faperj, visando ao cadastro inicial para abertura das contas correntes neste novo banco (Bradesco).
Está disponível por meio dos links www.mudancadeconta.rj.gov.br/ ou www.bradesco.com.br ou https://institucional.bradesco.com.br/servidorpublico_rj/ um serviço que permite a consulta, por número de CPF, do agendamento para a formalização da abertura de cada conta corrente de projetos de bolsas. Também é possível obter informações pelo telefone 0800 882 0202.
O primeiro lote de agendamento já está disponível para consulta, por meio dos links acima. De acordo com o Bradesco, novo lote será disponibilizado a partir de segunda-feira (09/01/2012). Este procedimento não inclui projetos para auxílio financeiro e de bolsas contratadas a partir de novembro de 2011, que terão procedimentos específicos para contratação.
Para a abertura da conta corrente para recebimento de bolsa será necessário dirigir-se ao local e data indicados pelo Bradesco, munido do original e cópia do RG, documento que contenha o número do CPF e comprovante de residência (contas de consumo).
Beneficiários de bolsas de todas as modalidades, inclusive Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado, deverão abrir conta corrente no Bradesco.
Todos os bolsistas terão que abrir novas contas
Não existe portabilidade para contas de bolsas: todos os bolsistas terão de abrir e permanecer, durante a vigência de cada projeto, com as contas ativas, no Bradesco.
Para os casos de bolsas implementadas a partir de novembro de 2011, de projetos contratados em parcelas ou de projetos contratados em 2011 e não pagos, a FAPERJ expedirá nova documentação para abertura de conta corrente específica no Bradesco.
Nesta semana, começarão a ser expedidos os Termos de Outorga dos primeiros projetos que serão pagos pela FAPERJ por meio do Bradesco. São os projetos contemplados nos editais Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado – 2011; Apoio a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Universidades Estaduais – 2011; Apoio à Produção e Divulgação das Artes – 2011; Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades – 2011; e Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública – 2011. Os contemplados nestes editais devem aguardar o recebimento de e-mail que a FAPERJ lhes enviará nos próximos dias.
A FAPERJ criou um e-mail específico para dúvidas sobre abertura de contas: mudancadeconta@faperj.br
Recomendamos a leitura do comunicado divulgado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), disponível em: http://www.rj.gov.br/web/seplag/exibeconteudo?article-id=733180