Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 15 de março de 2012
Cooperação entre UENF e Texas A&M University

- Em visita à UENF para estreitar uma cooperação científica já estabelecida com a Texas A&M University na área de biologia molecular da interação entre plantas e bactérias, a Dra. Libo Shan e o Dr. Ping He ministram seminários nesta quinta, 15/03, às 15h30 e às 16h30, no Auditório do P4. Às 15h30, Libo Shan aborda o tema ‘Nonself recognition and signaling mechanisms in plants’ (‘Mecanismos de reconhecimento e sinalização do sistema imune vegetal’). Em seguida, às 16h30, Ping He fala sobre ‘Bifurcation of calcium signaling in plant innate immunity’ (‘Bifurcação da sinalização por cálcio associada à imunidade inata em plantas’).
Libo Shan e Ping He, que têm trabalhos publicados em periódicos como Science, Nature e Cell, mantêm cooperação com o grupo do professor Gonçalo Apolinário de Souza Filho, pesquisador do Laboratório de Biotecnologia (LBT) e diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF. Segundo Gonçalo, eles ficaram ‘muito bem impressionados’ com o desempenho de doutorandos da UENF que passaram um período na Texas A&M University, ao longo de 2011.
– Agora vieram conhecer a UENF de perto e estreitar a cooperação – informa Gonçalo.
No final da manhã desta quarta, 14/03, Gonçalo, Libo Shan e Ping He estiveram na Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ASSAII) da UENF, que funciona no Gabinete da Vice-Reitoria. Eles foram recebidos pelo vice-reitor Edson Corrêa da Silva – que coordena as ações de internacionalização da Universidade – e pelo assessor da ASSAII, Carlos Logullo. Do encontro surgiu o entendimento quanto à formalização de um acordo de cooperação científica entre as duas instituições.
A Dra. Libo Shan atua no Department of Plant Pathology and Microbiology Institute of Plant Biotechnology and Genomics da Texas A&M University. Já Ping He é pesquisador do Department of Biochemistry and Biophysics Institute of Plant Biotechnology and Genomics da mesma universidade.
Dissertação em Políticas Sociais: combate à pobreza rural
A mestranda Marcela de Oliveira Pessôa, Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, defende nesta sexta, 16/03, às 9h30, na sala 114 A do CCH, dissertação intitulada ‘Análise do Projeto de Combate à Pobreza Rural como política pública para o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Jequitinhonha-MG’. O trabalho tem a orientação de Marlon Gomes Ney (LEEA/CCH) e a coorientação de Javier Walter Ghibaudi (UFF). A banca examinadora terá ainda Gerado Marcio Timoteo (LEEA/CCH) e Vanuza da Silva Pereira Ney (UFF).
Programa Trainee Renner 2012
A Renner, em parceria com a Cia. de Talentos, está selecionando candidatos para o Programa Trainee Renner 2012. Os candidatos devem ter o período de conclusão da Graduação entre dezembro de 2007 e julho de 2012. As inscrições estão abertas até 19/04. Mais informações através do site.
Edital de Monitoria do Laboratório de Ciências Físicas
O Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) informa que estão abertas as inscrições para monitoria das disciplinas Física Geral I (6 vagas), Física Geral II (4 vagas) e Física Geral II (4 vagas). O período de inscrições é de 15/03 a 21/03, das 10h às 12h e das 15h às 17h, na Secretaria do LCFIS, que fica na sala 10 do anexo do CCT. O candidato deve levar a ficha de inscrição preenchida e histórico escolar. Confira o edital aqui.
Fechamento do registro geral de água
A Prefeitura da UENF, informa que devido ao rompimento de tubulação de água próximo ao Restaurante Universitário, houve necessidade de fechamento do registro geral. O conserto está sendo providenciado, e estima-se que a situação esteja normalizada até o final do dia. Por isso a Prefeitura solicita a colaboração dos usuários em termos de um maior controle e economia no consumo de água nos prédios.
Fale com o escritório da UENF no Rio
Em virtude da necessidade de se deslocar para atender as demandas da UENF – como, por exemplo, pegar termos de outorga na Faperj, ficando ausente da assessoria -, o servidor Antonio Carlos Pinto, da Assessoria UENF/Rio, divulga seu telefone celular para eventuais contatos: (21) 8392-7430 / (21) 8875-9733.
O telefone fixo do escritório da UENF no Rio de Janeiro é (21) 2333-0391.
Eventos sobre águas subterrâneas
Veiculamos duas dicas da professora Maria da Glória Alves, do Laboratório de Engenharia Civil da UENF. A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Núcleo RJ) realiza, no Dia Mundial da Água, 22/03, o seminário ‘Técnicas Inovadoras no Estudo de Água Subterrânea’. O evento ocorrerá das 15h30 às 18h, na UFRJ (Auditório Othon Henry Leonardos, Departamento de Geologia / IGEO/CCMN. Confira a programação.
E nos dias 26 a 28/03, no Departamento de Geologia da UFRJ, acontece o curso ‘Interpretação de análises físico-químicas e isotópicas de águas subterrâneas’, a ser ministrado por Maria Catarina Rosalino da Silva, geóloga com especialidade em Hidrogeologia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O curso não será pago, mas é necessário ser sócio da ABAS ou então associar-se antes da data do curso. Mais informações através do e-mail mgalvesuenf@gmail.com.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiária de Jornalismo: Rafaella Dutra
E-mail: uenf@uenf.br