29/05/12

 

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 29 de maio de 2012

Um convite à caminhada

Silvério de Paiva Freitas, reitor da UENF

Ao lado das carências tratadas há mais tempo, surgiram, nos primeiros 11 meses de nossa gestão, novas demandas relacionadas notadamente à preparação quali-quantitativa dos recursos humanos pela Universidade e à profunda transformação socioeconômica em curso na região.

Em que pese a luta ininterrupta por um orçamento compatível com as suas necessidades e principalmente pela autonomia de gestão financeira, merece destaque a posição da UENF entre as 15 melhores universidades do país pela avaliação do MEC e também sua inclusão entre as 30 brasileiras dentre as 100 melhores Universidades da América Latina. Esses resultados apontam para uma caminhada em ascensão, não exclusivamente uma superação de dificuldades.

Estamos atentos e atuantes neste momento em que se examina, no âmbito do Governo do Estado, a regulamentação do quadro de pessoal das universidades com repercussão laboral e trabalhista. O CONSUNI criou uma comissão para fazer adequação no PCV em vigor (lei 4.800/2006). Temos propostas concretas, já oficializadas para o Governo,  de correção da tabela e de reconhecimento salarial da DE. A Resolução nº 01/2012 estendeu e regulamentou treinamento, em serviço, para todos os servidores técnicos e administrativos. Está em andamento a realização de concurso público para preenchimento de metade das vagas de reposição dos técnico-administrativos.  Fomos bem sucedidos na conquista dos reajustes dos auxílios creche e alimentação.

O capítulo da expansão da UENF ganhou nova dimensão. Além da consolidação e apoio das atividades acadêmicas existentes, novos cursos de graduação estão sendo criados ( tais como Administração Pública e Filosofia) e mais ações  são projetadas, em especial na área das Engenharias.  A proposta de instalação de novos campi na região, demanda popular assumida pelos prefeitos, é hoje acompanhada pela oferta da Faetec de cessão em definitivo para a UENF de áreas e atividades. Desponta-se um novo patamar na atividade institucional com a possibilidade de implantação do Parque de Alta Tecnologia, com otimização de pessoal e recursos e sob a égide da UENF.

Todos os esforços estão sendo desenvolvidos para capacitação da UENF no programa federal de internacionalização “Ciência Sem Fronteiras”.  Nesse sentido, foi implantada a Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais.

O andamento das obras de infraestrutura segue regularmente, atendendo às características técnicas dos contratos e aos ditames dos poderes constituídos.

Foram dados passos institucionais relevantes com as criações da Agência de Inovação, da Diretoria de Informação e Comunicação e da Escola de Extensão.

Para melhor instrumentalizar nosso planejamento e gestão, foi iniciado, ainda em 2011, um processo de Direcionalidade Estratégica, com elaboração do Plano Estratégico Situacional da UENF (PES) para identificar os “nós críticos” que a Universidade precisa desatar na sua atuação cotidiana e nas ações futuras na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Com as respostas obtidas até aqui, resta-nos manifestar plena confiança no desenvolvimento harmônico desta instituição, com a disposição de aplicar todo empenho que estiver ao nosso alcance. Este é o convite à caminhada que propomos fazer junto à nossa comunidade universitária.

Silvério de Paiva Freitas                      Em 29/05/2012
Reitor