Implantada em 12 de março de 2012, a Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais da UENF (ASSAII) tem com objetivo central avançar na qualidade e atualidade da pesquisa, nos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação e na qualidade e adequação da formação de pessoal especializado. Conheça a filosofia, o histórico e os objetivos da ASSAII/UENF, que funciona no Gabinete da Vice-Reitoria (Prédio E1 – Reitoria, andar térreo) e atende pelo telefone (22) 2739 7004.
Estruturação da Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais – ASSAII
Criação e atividades da Comissão de Internacionalização da UENF de julho/2011 a janeiro/2012
Na proposta de trabalho apresentada pelos professores Silvério (Reitor) e Edson (Vice-Reitor) para o período julho de 2011 a dezembro de 2015, constava a construção do setor de internacionalização da UENF, visando ampliar as relações institucionais internacionais da UENF, com os objetivos de avançar na qualidade e atualidade da nossa pesquisa, nos conceitos dos nossos cursos de graduação e pós-graduação e na qualidade e adequação da formação de pessoal especializado. Sendo assim, ainda em meados de julho/2011, o Reitor criou a Comissão de Internacionalização da UENF para iniciar a construção do setor. A Comissão foi composta pelos professores Edson Corrêa da Silva, CCT, Vice-Reitor, seu Presidente, Carlos Logullo, CBB e Victor Haber Perez, CCTA. A Comissão contou formalmente no seu início com o professor Arno Voegel (CCH) que preferiu participar informalmente se dispondo a auxiliar no que fosse possível. Ainda em julho/2011 a criação do “Programa Ciência Sem Fronteiras” do Governo Federal, acelerou o ritmo de atividades dessa área face ao volume do seu aporte de bolsas e os curtos prazos para o atendimento dos seus primeiros editais.
Além de providências internas necessárias, com a participação essencial das pró-reitorias, a Comissão procurou atender a vários eventos nacionais e internacionais ligados à área da cooperação internacional entre instituições acadêmicas. Segue abaixo uma lista com as principais atividades desenvolvidas:
1. Participação da UENF em Brasília (MEC/MCTI) em eventos ligados ao lançamento e apresentação do regulamento do Programa Sem Fronteiras – CsF (professores Carlos Logullo, Ana Beatriz Garcia e Edson Corrêa da Silva).
2. Envolvimento da UENF (fundadora) na criação da REARI – Rede de Assessorias de Assuntos Internacionais das IES do Estado do Rio de Janeiro (fundada em julho de 2011), participações dos professores Carlos Logullo e Victor Haber Perez.
3. Participação da UENF em evento de ensino superior e cooperação internacional: 23rd Annual EAIE Conference (Europe’s largest international education conference, EAIE – European Association for International Education) – Setembro de 2011, Copenhagen, Dinamarca. Participação do professor Edson Corrêa da Silva partilhando com a Uerj, UFRJ e
PUC-Rio, estande patrocinado pela Faperj. Houve contatos com mais de dez instituições interessadas em interagir com a UENF, em especial na modalidade de study abroad.
4. European Higher Education Fair in Brazil – 18 a 20 de novembro, São Paulo, estande Faperj, participação professor Carlos Logullo.
5. Reunião com missão estrangeira, Delegação de Quebec, Canadá, na SECT, 25/10/201, participação do professor Edson Corrêa da Silva.
6. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 14 a 16 de novembro de 2011, Lisboa, Coimbra. Não houve participação local da UENF, mas contato para viabilizar sua inclusão na rede a ser formada naquele evento.
7. Evento diplomático brasileiro (presidente, ministros, pessoal diplomático, empresários), junto a governos da Comunidade Europeia, em Bruxelas, Bélgica, outubro de 2011. Houve participação de cinco universidades federais e a UENF no dia agendado para discussões entre universidades brasileiras e belgas (apresentação do programa CsF), processo conduzido pelo presidente da Capes. A UENF foi representada pelo professor Carlos Logullo.
8. Contatos com gestores de universidades espanholas e mexicanas por ocasião de congressos científicos internacionais com a participação de professores da UENF: Edson Corrêa da Silva e Carlos Logullo.
Dado o significativo volume de informações dentro de curto tempo propiciado pelo Programa CsF a Comissão organizou, com os pró-reitores e diretores dos Centros, quatro reuniões, uma em cada Centro, com a participação dos respectivos gestores (Coordenadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação, Coordenador de Extensão e Chefes de Laboratórios). Nas reuniões foram passadas informações e trocadas as primeiras idéias sobre o Programa CsF e suas conseqüências para as atividades acadêmicas da UENF.
Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais
A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais está prevista na legislação geral da UENF, desde a criação da universidade, como órgão auxiliar da Reitoria. Segundo o Estatuto da UENF, estabelece-se no artigo 3, parágrafo 20, como objetivos e funções da instituição que a Universidade deverá “cooperar com universidades e outras instituições científicas e culturais brasileiras, estrangeiras e internacionais”. No seu Artigo 6 estabelece a Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais como órgão auxiliar da Reitoria. Ainda no Estatuto da UENF, no artigo 29, determina-se que “Os órgãos Auxiliares da Reitoria, Suplementares e Serviços Especiais são definidos nos respectivos regimentos internos, cabendo à Reitoria designar seus dirigentes, obedecidos os requisitos exigidos para o exercício da função”.
No Regimento Interno da UENF, no artigo 92, defini-se que “órgãos auxiliares são unidades vinculadas ao Gabinete do Reitor e Vice-Reitor com funções de articulação política institucional, assessoramento de gestão pública, controle interno e de administração de unidades complexas”. Está definido ainda no Regimento Interno da UENF, no artigo 99, que “A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais é órgão auxiliar da Reitoria com a finalidade de promover a interação da Universidade com organismos e instituições de ensino superior internacionais, apoiar e implementar acordos de cooperação técnica, científica e cultural, viabilizando o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos da UENF e acolhendo estudantes beneficiários desses acordos”. Finalmente, no parágrafo único, reforça-se que “A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais será dirigida pelo Assessor de Assuntos Internacionais e Institucionais, designado pelo Reitor”.
Diante do exposto acima se verifica que já está previsto um órgão para cuidar de assuntos de relações internacionais e institucionais na legislação da UENF. Propõe-se que a Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (ASSAII) esteja incluída no organograma da UENF dentro do Gabinete da Vice-Reitoria, como órgão auxiliar nesta universidade. A continuidade da construção desse setor pode dar-se pela designação do Assessor de Assuntos Internacionais da UENF por parte do Reitor. O Assessor cuidaria da elaboração de minuta do Regimento Interno da ASSAII para apreciação e aprovação do CONSUNI (Artigo 26, V, do Regimento Geral). Sendo assim, a Comissão de Internacionalização da UENF pode ser descontinuada, tendo cumprido seu papel.
Janeiro de 2012
Prof. Edson Corrêa da Silva
Vice-Reitor
Presidente da Comissão de Internacionalização da UENF