01/11/11

Campos dos Goytacazes (RJ), terça, 1º de novembro de 2011 – nº 3.003

Apoio da UENF viabiliza novo mestrado em Mato Grosso

Cooperação na modalidade ‘Associação temporária’ é aprovada pela Capes

Campus de Cáceres (MT), da Universidade do Estado de Mato Grosso (fonte: Portal Unemat)

A UENF está ajudando a implantar novo programa de pós-graduação no Mato Grosso, que já nasce com conceito 4 atribuído pela Capes/MEC. Trata-se do mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O curso vem ao mundo graças à associação temporária com o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF, conceito 5.

A associação temporária é uma modalidade de interação prevista pela Capes, cuja implementação é pioneira na área envolvida. O convênio entre UENF e Unemat, já redigido e em vias de ser formalizado, prevê cooperação de cinco anos. Neste período, pelo menos três docentes da UENF – Messias Gonzaga Pereira, Rosana Rodrigues e Telma Nair Santana Pereira – deverão atuar diretamente no curso a ser implantado, dando aulas e, possivelmente, orientando alunos.

Os demais professores do curso, inicialmente nove, serão da própria Unemat. Como preveem as normas da Capes, trata-se de um grupo jovem, qualificado e produtivo, mas ainda com lacunas de experiência em pesquisas ou orientações.

– A logística dos nossos deslocamentos ainda será definida, mas é certo que teremos que estar em Mato Grosso com certa periodicidade durante a cooperação – conta Telma Nair Santana Pereira, docente do programa da UENF.

A Capes comunicou à Unemat na semana passada a aprovação da associação temporária com a UENF. A seleção dos primeiros 12 alunos deve ser feita de modo que o curso comece a funcionar em março de 2012.  As disciplinas serão oferecidas de forma sequencial e em módulos de duas semanas de duração. Cada módulo será de responsabilidade de dois professores.

Ex-alunos da UENF fazem diferença no MT

Messias Gonzaga Pereira (em pé, à esquerda) reunido com professores da Unemat

A aproximação com a Unemat tem o dedo de ex-alunos da UENF que hoje são professores na universidade do Mato Grosso. Foi Willian Krause, doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela UENF em 2008, quem vislumbrou a possibilidade da cooperação e fez os primeiros contatos, ainda em 2010.

– A gente tinha sempre o desejo de abrir um programa, mas o nível de exigência da Capes é muito alto. Como eu tinha ligação com o pessoal da UENF, estive pessoalmente aí na Universidade para apresentar a proposta de associação. O professor Messias Gonzaga Pereira foi mais doido que eu e aceitou – conta o bem-humorado Willian. Messias também esteve na Unemat para ministrar palestra sobre a interação entre universidade e empresa e para tratar da construção da parceria.

Natural de São Gabriel da Palha (ES), Willian Krause se formou agrônomo pela Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela Federal de Lavras (Ufla). O doutorado na UENF se deu entre 2005 e 2008, com a orientação do professor Nilton Rocha Leal.

– Além do preparo acadêmico e científico, a UENF ajuda na formação de pessoas. Não é só a qualidade do programa e a competência dos professores; eles passam confiança para a gente e criam laços de amizade que nos levam a fazer propostas como esta – conta Willian, entre feliz e surpreso pelo fato de o curso já sair com conceito 4, e não 3.

Também Leonarda Grillo Neves, aluna da primeira turma de Agronomia da UENF, em 1993, e mestre em Produção Vegetal pela mesma Universidade, em 2001, tornou-se professora adjunta da Unemat em 2006. Ao lado de Willian, Leonarda foi uma das entusiastas da cooperação com a instituição onde tinha se formado.

Diversidade – O novo mestrado da Unemat em associação com a UENF vai funcionar em três dos 11 campi da Universidade de Mato Grosso: Alta Floresta (MT), no bioma Amazônia; Tangará da Serra (MT), no bioma Cerrado; e Cáceres (MT), no bioma Pantanal.

Concurso para professor associado do LFIT (Grandes culturas): convocação

Conforme já publicado no Portal da UENF, os candidatos ao Concurso Público para Professor Associado do Laboratório de Fitotecnia (LFIT) / Área de Conhecimento ‘Grandes Culturas’, edital publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 25/04/2011, estão convocados a comparecerem no dia  28/11/2011, às 9h30, na sala de reuniões da Diretoria do CCTA, localizada no Campus Leonel Brizola da UENF, endereço av. Alberto Lamego, 2000 – Prédio P1 (CCTA), Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes – RJ, para a sessão de instalação dos trabalhos da Comissão Examinadora (banca) do referido concurso.

O não comparecimento do candidato implicará sua eliminação do concurso, que será realizado no período de 28 a 30/11/2011.

Candidatos com inscrição homologada no concurso do LFIT / Grandes Culturas :

Candidato / Nº Inscrição / CPF

Renata Vianna Lima / 03 / 085.411.867-50
Silvio de Jesus Freitas / 16 / 087.067.327-04

Banca para o concurso do LFIT / Grandes Culturas:

Membros Titulares

Prof. Dr. Elias Fernandes de Souza – Presidente -UENF
Prof. Dr. Osvaldo Toshiyuki Hamawaki  – UFU
Prof. Dr. Ciro Antônio Rosolem  – UNESP

Membros Suplentes

Prof. Dr. Ney Sakiyama – UFV
Prof. Dr. Maurício Martins – UFU
Prof. Dr. Júlio César Vigliori Penha – UFU

A informação é da Comissão Organizadora de Concursos Públicos do CCTA/UENF, que atende pelo telefone (22)  2739-7058.

Concurso para professor associado LZNA – convocação para 05/12/11

E os candidatos ao Concurso Público para Professor Associado do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal (LZNA) / Área de Conhecimento Área de Nutrição de Monogástricos ou Produção animal ou Avicultura’, inscritos no edital publicado em 25/04/11 no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, estão convocados a comparecerem no dia 05/12/11, às 9 horas, à sala de reuniões da Diretoria do CCTA para a sessão de instalação dos trabalhos da Comissão Examinadora (banca). O não comparecimento do candidato implicará sua eliminação do concurso, que será realizado no período de 05 a 07/12/11.

A Diretoria do CCTA fica no Campus Leonel Brizola da UENF, Av. Alberto Lamego, 2000 – Prédio P1 (CCTA), Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes – RJ.

Os candidatos com inscrição homologada no concurso do LZNA são os seguintes:

Karoll Andrea Alfonso Torres
Geraldo Pereira Júnior

Banca para o concurso do LZNA:

Membros Titulares:

Prof. Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino – Presidente – UFV
Prof. Dr. Paulo Cezar Gomes – UFV
Prof. Dr. Walter do Amaral Barboza – Ufes

Membros Suplentes:

Prof. Dr. José Brandão Fonseca – UFV
Profa. Dra. Rita da Trindade Ribeiro Nobre Soares – UENF
Prof. Dr. Francisco Aloizio da Fonseca – UENF

A informação é da Comissão Organizadora de Concursos Públicos do CCTA/UENF, que atende pelo telefone (22) 2739-7058.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiários de Jornalismo: Mário Sérgio de Souza Pinto Júnior e Rafaella Freitas
E-mail: uenf@uenf