Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira , 03 de setembro de 2013 – Nº 3.183
Revista científica do CCH/UENF bem avaliada pela Capes
A revista InterSciencePlace, do Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL/CCH) da UENF, obteve classificação B1 nas áreas Interdisciplinar e Direito na avaliação Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado, divulgado no início de agosto, também indica outras áreas de pesquisa da revista que apresentaram uma boa avaliação.
— A InterSciencePlace é atualmente a revista com a melhor qualificação junto à Capes aqui no Norte e Noroeste Fluminense — afirma o idealizador da revista e atual coordenador do PPGCL, professor Carlos Henrique Medeiros de Souza.
Trata-se da avaliação da Capes que, através do Qualis Periódicos, avalia a produção intelectual dos programas de pós-graduação. O conjunto de procedimentos foi criado para atender a esta específica necessidade do sistema de avaliação dos programas e, por isso, não define a qualidade de periódicos de forma absoluta.
O Qualis avalia as produções a partir na análise da qualidade dos veículos de divulgação, podendo o mesmo veículo receber diferentes avaliações de acordo com a classificação de cada área de pesquisa. Os periódicos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade que vão do A1, o mais elevado, passando por A2; B1; B2; B3; B4; B5 até C.
Segundo Carlos Henrique, atualmente a Capes não se limita a avaliar a tese ou dissertação diretamente, mas sim verifica o impacto ou a publicização das pesquisas desenvolvidas por meio dos periódicos qualificados.
— Para a nossa área interdisciplinar é mais valorizado publicar um artigo na nossa revista do que elaborar capítulos de livros. Um capitulo de livro pode computar até 0,5 pontos para o autor na sua produção e no caso de um artigo publicado na InterSciencePlace vai computar 0,7 por artigo publicado. Lembrando que um pesquisador na área Interdiciplinar necessita acumular no mínimo 0,8 ponto por ano, totalizando 2,4 pontos no triênio — diz.
A ideia de criar uma revista científica surgiu em 2003, no Chile, durante o V Congresso Latinoamericano de Humanidades promovido pela Rede Latinoamericano de Humanidades. A InterSciencePlace nasceu logo no ano seguinte como proposta de um espaço para publicações científicas em nível internacional. A partir da realização dos eventos da Associação Latino-americana de Humanidades, as instituições foram sendo incluídas na revista, que hoje soma mais de 20 vinculadas, alem da importantes Universidades Brasileiras como a UNB, UFRJ, UERJ, UNESP, alem das Internacionais, como exemplo as mexicanas Universidad de Guadalajara, Universidade Jesuita Iberoamericana e Universidad de Guanajuato, as espanholas Jaen, Almeria e Granada, as Chilenas UTEM e Playa Ancha , dentre outras.
Carlos Henrique, que é editor-chefe da InterSciencePlace desde a sua criação, acredita que, além da participação de importantes pesquisadores, outros dois fatores foram fundamentais para a boa classificação da revista: a qualidade dos textos publicados e a excelente produção dos integrantes do comitê cientifico e editorial.
— Também faz muita diferença a regularidade nas publicações. A revista deve estar sempre atualizada — acrescenta.
A InterSciencePlace é disponibilizada integralmente no site da revista http://www.interscienceplace.org, contribuindo para o acesso ao conhecimento e à democratização da ciência. Segundo Carlos Henrique, boa parte dos periódicos nacionais mantêm esta política, sendo o acesso cobrado mais uma cultura europeia ou norte-americana.
O programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem participa ainda de outras publicações como os periódicos espanhóis Tecno Educalem (http://tecno-educalem.webnode.es/) e a Revista de Educación Inclusiva (http://www.revista-educacion-inclusiva.es/).
UENF participa de mostra vocacional do Colégio Bittencourt
A UENF foi uma das 11 instituições de ensino superior a participar da I Mostra de Informação Vocacional do Colégio Bittencourt, realizada na manhã da última quinta-feira, 29/08. Os bolsistas Álvaro Sardinha (publicitário) e Bárbara Pimenta (relações públicas), do projeto “Aprenda mais conhecendo a UENF”, representaram a Universidade.
O evento, que contou com palestras e estandes, teve o objetivo de fornecer aos estudantes do ensino médio informações que possam ajudá-los a escolher sua futura profissão. As instituições abordaram principalmente os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos, bem como as formas de ingresso.
Na oportunidade, foram doados quatro exemplares do livro “Uma Casa, muitas vozes: histórias dos primeiros 20 anos da Uenf” à Biblioteca da escola. O livro, escrito pelos jornalistas Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri, da Gerência de Comunicação (ASCOM) da UENF, foi lançado no último dia 13/08, durante as comemorações pelos 20 anos da Universidade.
— Acho que todas as escolas deveriam promover eventos como esse. Além de orientar os estudantes quanto à continuidade de seus estudos, ajuda a diminuir o impacto causado na transição entre a escola e a universidade — diz Álvaro.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br