04/07/12

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 04 de julho de 2012

Internacionalização em pauta no IV CONFICT

Sessão de banners no IV CONFICT, no Centro de Convenções da UENF
Sessão de banners em 03/07

Prossegue até esta quinta, 05/07, no Centro de Convenções da UENF, o IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT). O evento é uma organização conjunta da UENF, do IFF (Instituto Federal Fluminense) e da UFF-Campos, tendo como tema geral ‘Ciência e Tecnologia no caminho da cooperação internacional’.

Na manhã desta quarta, 04/07, houve a segunda sessão de banners, em que os trabalhos foram avaliados pelo comitê externo. A tarde foi dedicada a palestras sobre o tema da internacionalização. Está prevista uma sessão de cinema para o período das 19h às 21h e ainda a realização de minicursos e palestra no horário noturno.

Para quinta, 05/07, haverá minicursos das 8h às 10h e palestra sobre intercâmbios internacionais (com Vitor Alevato Amaral, da UFRJ) às 10h30. A tarde será reservada para mesas de discussão com estudantes da UENF, IFF e UFF (14h a 17h), seguida de encerramento, entrega de prêmios e apresentação cultural, tudo isto a partir das 17h.

A programação completa pode ser conferida aqui.

 

Ciência aberta

Jornalistas e pesquisadores discutem decisão do CNPq de incluir divulgação científica nos currículos Lattes

Jornalistas da ASCOM UENF em minicurso sobre divulgação científica
Fúlvia e Gustavo: como usar os canais para divulgação

Qual o significado da decisão do governo federal de criar campos específicos para o registro de ações de divulgação da ciência nos currículos públicos dos pesquisadores e como estes podem se comportar no novo cenário? Estas e outras questões compuseram o cardápio do minicurso Divulgação científica agora é critério de produtividade: o que fazer?, um dos 22 oferecidos durante o IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), que se estende até esta quinta, 05/07, no Centro de Convenções da UENF.

Consulte a página do IV CONFICT

Ministrado pela gerente da Gerência de Comunicação da UENF, Fúlvia D’Alessandri, e pelo também jornalista Gustavo Smiderle, o minicurso reconstituiu o contexto em que a divulgação da ciência passa a ser item potencialmente valorado na carreira do pesquisador. Neste cenário, a ciência, a tecnologia e a inovação são reconhecidas como instrumentos importantes no desenvolvimento econômico e social do país.

Mas como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – que mantém a plataforma Lattes, onde os currículos são publicados – vai valorar as ações de divulgação científica? Segundo as indicações da agência, os editais é que vão definir o maior ou menor peso de cada perfil de atividade de divulgação registrada no currículo.

– Em um edital na área museológica, a experiência em museu vai pesar mais do que uma entrevista ou artigo em jornal. Por outro lado, se for um edital para livro de divulgação, essa experiência vai pesar mais do que a de museu – explica o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, Paulo Sergio Lacerda Beirão, em entrevista à última edição da revista ‘Minas Faz Ciência’ (março-maio 2012). A decisão do CNPq inclui ainda a criação de uma aba para registro de ações de inovação.

Fulvia D’Alessandri e Gustavo Smiderle apresentaram aos participantes os canais que a própria Universidade oferece para divulgação da ciência, como o blog Ciência UENF, a revista Nossa UENF e o Informativo da UENF, bem como projetos em fase de implantação. Além das publicações, a área de Comunicação da Universidade tem organizado eventos voltados para a divulgação científica, com destaque para o Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, cuja segunda edição está marcada para 28 e 29/11/12, em organização da UENF com apoio da Faperj.

Doutor da UFRJ ministra seminário nesta quinta no P4

A Secretaria do Programa de Pós Graduação de Biociências e Biotecnologia informa que nesta quinta (05/07) haverá um seminário com o tema “Alterações no metabolismo energético e redox na ativação da resposta imune inata”, ministrado pelo Dr. Marcus Fernandes de Oliveira da UFRJ. O evento acontecerá às 16h, no auditório II do P4.

Rede arte na escola ganha espaço em programa de televisão

A Rede Arte na Escola foi um dos destaques da matéria especial do site Globo Educação “Ensino de arte está no currículo, mas ainda falta formação de professores”. A reportagem repercutiu o programa da Rede Globo exibido em 16 de junho, e que teve como tema a seguinte pergunta: “É possível educar pela arte?” No programa foram discutidas questões como a importância do ensino obrigatório de arte nas escolas e contou com a presença de professores de diversas universidades do Brasil.

Clique aqui para conferir a matéria completa.

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