Campos dos Goytacazes (RJ), quarta, 05 de setembro de 2012 – Nº 3.077
Mais estrelas para os cursos da UENF
Publicação destaca todos os cursos da UENF que entraram na avaliação; Ciências Biológicas obtém conceito máximo
Todos os cursos da UENF avaliados pelo Guia do Estudante foram selecionados para figurar na edição 2013 do GE Profissões Vestibular, que começa a circular em outubro deste ano. A publicação avalia cursos de bacharelado de todo o país e seleciona aqueles que recebem selos de três a cinco estrelas, equivalendo aos conceitos “bom”, “muito bom” e “excelente”. O grande destaque da UENF no GE 2013 é a carreira de Ciências Biológicas, com nota máxima – cinco estrelas ou “excelente”.
Ganharam quatro estrelas (“muito bom”) os cursos de Agronomia, Engenharia do Petróleo e Engenharia de Produção. Também foram destaque, com três estrelas (“bom”), os cursos de Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia Metalúrgica, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Em relação ao levantamento anterior, a UENF subiu de oito para nove cursos estrelados, graças à entrada da carreira de Ciências Sociais. O Guia não avalia os cursos de licenciatura (casos da Biologia, Física, Matemática, Pedagogia e Química) nem os cursos de bacharelado que ainda não tenham formado turma há pelo menos um ano (Administração Pública e Ciência da Computação).
Conceitos MEC – Na avaliação oficial do Ministério da Educação, a UENF tem três carreiras com pontuação máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC): Engenharia de Produção, Matemática e Pedagogia. Outros oito cursos recebem CPC 4: Agronomia; Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Engenharias Civil, Metalúrgica e de Petróleo; Medicina Veterinária; Química; e Zootecnia. Dois outros cursos recebem CPC 3: Ciências Sociais e Física. Nenhum curso da UENF recebeu conceito insuficiente (abaixo de 3), e dois ainda serão avaliados: Administração Pública e Ciência da Computação.
Conceitos baseados em números e dados
Para atribuir conceitos, o Guia do Estudante coleta dados junto aos coordenadores dos cursos e os submete à avaliação de milhares de pareceristas de todo o Brasil que atuam na área. A metodologia não permite que um avaliador se pronuncie sobre curso de sua própria instituição.
Na avaliação formal do MEC, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é baseada nas notas dos alunos ingressantes e concluintes no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e em indicadores de qualificação do corpo docente e da infraestrutura da universidade ou faculdade.
Os dados do Guia do Estudante, do Ministério da Educação e de agências internacionais contrastam com a recente avaliação divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, em que a UENF obteve “zero ponto” no quesito “qualidade do ensino”. Em vez de reunir parâmetros objetivos de avaliação, o ranking do jornal paulista baseou a pontuação em impressões subjetivas colhidas em entrevistas a uma amostra de pesquisadores que atuam no Brasil. Clique para baixar todos os selos.
Debate entre os candidatos
Os candidatos à Prefeitura de Campos participam na próxima quarta-feira, 12/09, do debate “Educação, cultura, ciência e tecnologia. Propostas e compromissos“, organizado pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc). O debate será realizado às 19h, no Auditório Cristina Bastos, IFF, e será moderado pelo professor Manuel Vazquez Vidal Júnior, da UENF, com assessoria dos professores Hélio Coelho (Uniflu, Campus I, Direito de Campos), Júlio Tinoco (Uniflu, Campus II, Filosofia de Campos) e Jefferson Manhães de Azevedo (IFF).
Com transmissão ao vivo pela UNITV, Viacabo e site www.iff.edu.br, o debate será constituído de quatro blocos. No primeiro, cada candidato terá três minutos para fazer a sua apresentação e abordagem inicial dos temas do debate. No segundo bloco, cada candidato deverá responder a perguntas formuladas pelo Fidesc nas áreas de Educação, Cultura e Ciência/Tecnologia. No total, serão elaboradas 15 perguntas, sendo cinco para cada área. Será sorteada uma pergunta diferente para cada candidato.
O terceiro bloco compreenderá duas rodadas de perguntas entre os candidatos. As perguntas serão ordenadas por sorteio, na hora, indicando quem irá elaborar a pergunta e quem irá responder. Os candidatos terão direito a réplica e tréplica. As perguntas também deverão abordar os temas Educação, Cultura e Ciência/Tecnologia. O quarto e último bloco será destinado às considerações finais de cada candidato.
A abertura oficial do debate será feita pelo presidente do Fidesc, Nélio Artiles Freitas. O público será formado por convidados dos candidatos e das instituições que integram o Fidesc.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br.