Campos dos Goytacazes (RJ), terça, 08 de novembro de 2011 – Nº 3.005
Aberta III Semana Acadêmica Unificada da UENF

Foi aberta oficialmente, nesta segunda, 07/11, no Centro de Convenções, a III Semana Acadêmica Unificada da UENF, evento que reúne programações de todos os cursos de graduação da Universidade, elaboradas pelos próprios estudantes. A palestra de abertura, sobre o tema “Uso das novas tecnologias da informação no ensino de graduação“, foi ministrada pela professora Nilda Alves, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Em seu discurso, o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, descatou a importância da integração entre os cursos, lembrando que a Semana Acadêmica Unificada funciona como um “laboratório” do que os estudantes de graduação irão encontrar pela frente.
— São vocês, estudantes, que irão cuidar do futuro do nosso planeta, sempre pensando na sustentabilidade dos recursos naturais. Isso é muito importante, no momento em que chegamos aos sete bilhões de habitantes em todo o mundo. É preciso buscar soluções, através do conjunto integrado de todas as ciências, para que haja menos desigualdades — disse o reitor.
Na quarta-feira, 09/11, será realizado o Evento Unificado das Licenciaturas, reunindo trabalhos dos cinco cursos de licenciatura da UENF: Biologia, Química, Matemática, Pedagogia e Física. Clique aqui para ver a programação completa do evento. Veja ainda a relação de resumos aceitos para apresentação de banners.
A Semana se estende até 11/11, quando será realizada, às 10h, a mesa-redonda “A UENF e o momento de transformação regional: Complexo do Açu“. A mesa será presidida pelo professor Alcimar das Chagas Ribeiro, do Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD) da UENF, que também atua como assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).
Águas subterrâneas em discussão na UENF
O potencial hídrico subterrâneo da Bacia de Campos será discutido na UENF nos dias 17 e 18/11, em dois eventos: o seminário “Águas subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro” e o II Workshop do Projeto Emborê. É a primeira vez que se consegue reunir em Campos, em um mesmo momento, os mais expoentes pesquisadores da área de recursos hídricos subterrâneos.
— Vamos discutir temas de alta relevância para o desenvolvimento da região, que vem crescendo de forma desordenada. Será abordado ainda o abastecimento das indústrias, da agricultura e da própria população, que precisa ser feito de forma sustentável — diz Maria da Glória, que atua no Laboratório de Engenharia Civil (LECIV) da UENF.
Promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas-RJ), com o apoio da UENF, o Seminário “Águas subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro” será realizado no dia 17/11, das 13h30 às 17h30 no Anfiteatro I do Centro de Convenções da UENF.
Já o II Workshop do Projeto Emborê será realizado no dia 18/11, a partir das 8h, no mesmo local, envolvendo a UENF, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O Projeto Emborê (“Avaliação Hidrogeológica da Formação Emborê na Porção Emersa da Bacia Sedimentar de Campos”) tem por objetivo estudar o aquífero localizado na região de Campos e municípios vizinhos, que segundo os pesquisadores constitui o maior potencial hídrico de todo o Estado. O primeiro Workshop foi realizado em outubro de 2010.
— Desde que cheguei à UENF, em 2000, venho trabalhando com recursos hídricos subterrâneos, mas nunca tinha conseguido reunir em um mesmo evento um grupo com tanto conhecimento sobre esse tema. Será muito gratificante realizar este evento dentro da UENF — afirma Maria da Glória.
Veja o convitee a programação do II Workshop do Projeto Emborê.
Vaga para recém-doutor Prodoc/Capes
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF divulga a seleção de candidatos para 01 (uma) vaga de recém-doutor/Prodoc/Capes, vinculada ao projeto “Trabalhar o barro, experienciar memórias: transmissão de conhecimento, Extensão Universitária e política cultural no Norte Fluminense“.
As inscrições podem ser feitas de 16 a 17/11. Para tanto, o candidato deve enviar o Currículo Lattes atualizado e o Histórico Escolar do Doutorado para o email pgps-cch@uenf.br. Os candidatos passarão por entrevista no dia 21/11. O resultado da seleção está previsto para 23/11 e o início da bolsa a partir de janeiro/2012.
Dentre os requisitos exigidos dos candidatos, estão: ser brasileiro ou possuir visto permanente no País; estar em dia com as obrigações eleitorais; possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto; dedicar-se integralmente às atividades do projeto e ao programa de pós-graduação; não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza; não ter vínculo empregatício; não ser aposentado ou encontrar-se em situação equiparada; ter obtido o título de doutor há, no máximo, 5 (cinco) anos. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá possuir o reconhecimento de validação, conforme dispositivo legal; ter seu currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes; ter sido aprovado pela Comissão de Pós-Graduação para desenvolver atividades acadêmicas no âmbito do projeto apoiado; não ter, preferencialmente, realizado o doutorado na mesma instituição a que se vincula o programa de pós-graduação responsável pelo projeto de cuja execução participará; estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela CAPES.
Os critérios de seleção são os seguintes: ser jovem doutor na área de Ciências Humanas/Sociais, ter competência comprovada na Área de pesquisa III Política, Cultura
e Conhecimento e, por último, possuir disponibilidade de fixação na Região.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiários de Jornalismo: Mário Sérgio de Souza Pinto Júnior e Rafaella Freitas
E-mail: uenf@uenf