09/08/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta, 09 de agosto de 2013 – Nº 3.172

UENF em tempo de celebração

A semana de aniversário da UENF começa bem cedo, às 8h desta segunda, 12/08/13, com a solenidade de hasteamento da Bandeira, na entrada do campus Leonel Brizola. No início da noite, às 18h30, começa o Torneio de Futebol de Salão. Pouco depois, às 19h, será aberta a exposição “UENF, uma memória nos seus 20 anos”, organizada sob a coordenação da professora Wania Mesquita (LESCE/CCH).

Na terça, 13/08, a celebração começa com a inauguração do Espaço Agroecológico Cícero Guedes, na área do prédio P5 onde funciona habitualmente a Feirinha Agroecológica – da qual o assentado participava ativamente. Assassinado em 26/01/13, Cícero era parceiro de vários projetos de pesquisa e extensão da UENF.  Às 17h, no Auditório 4 do Centro de Convenções, ocorrerá o lançamento do livro “Uma Casa, muitas vozes: histórias dos primeiros 20 anos da Uenf”, elaborado pelos jornalistas Gustavo Smiderle e Fúlvia D’Alessandri. Em seguida haverá coquetel e a Noite Cultural, com apresentações de dança, coral, show de humor e exposições, no Anfiteatro do Centro de Convenções.

A programação completa, que inclui Café com Ciência, Festival de Música, descerramento de estátuas do trio Darcy Ribeiro-Leonel Brizola-Oscar Nimeyer, sessão solene da Câmara Municipal de Campos e do Conselho Universitário, se estende até 16/08/13 (data do aniversário) e pode ser consultada aqui.

Pesquisadores da UENF em livro internacional

Capa do livro "Agua, Territorio y Medio Ambiente - España y America Latina: políticas públicas y participacón ciudadana", com capítulos elaborados por professores da UENFOs professores Marcelo Carlos Gantos, Simonne Teixeira e Teresa de Jesus Peixoto Faria, do Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (LEEA/CCH/UENF), são autores de quatro dos 15 capítulos de livro lançado pela Universidade de Guadalajara, no México. O livro tem como título Agua, Territorio y Medio Ambiente – España y America Latina: políticas públicas y participacón ciudadana e foi organizado pelos pesquisadores Jesús Raúl Navarro García, Jorge Regalado Santillán e Alejandro Tortolero Villaseñor.

Marcelo Gantos assina o capítulo intitulado “Natureza, territórios produtivos e paisagens industriais. O caso do complexo agroindustrial sucroalcooleiro de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro”. Simonne é responsável pelo capítulo “La maldición del Canal Campos-Macaé: disputas sociales y representaciones”. Já Teresa Peixoto participa com o artigo “Os rios como elementos estruturantes do desenho urbano das cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense”. O quarto artigo, elaborado por Simonne e Teresa, tem como título “El agua y la ciudad: tensión/interación en la cuenca del bajo Paraíba do Sul”.

Buscando apontar políticas sustentáveis com enfoque no ecossistema, interdisciplinaridade, patrimônio cultural, sustentabilidade e redes institucionais internacionais, o livro é fruto de atividades desenvolvidas pelo Simpósio Agua, Território y Medio Ambiente: políticas públicas y participación ciudadana, realizado em 2009 no México, no 53º Congresso Internacional de Americanistas. O Simpósio no México foi um dos frequentes encontros de uma rede de pesquisadores formada já em 2006, sob a coordenação de Jesus Raúl Navarro Garcia, da Escuela de Estudios Hispano Americanos – EEHA/Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC, em Sevilha. Intitulada Agua, Território y Medio Ambiente (ATMA), a rede agrega hoje pesquisadores vinculados a instituições sediadas em países como Brasil, México, Peru, Argentina, Colômbia, Venezuela, Canadá, EUA, Espanha e França.

De acordo com os autores da UENF, a Rede Água, Território e Meio Ambiente busca analisar problemas derivados da abundância do recurso em países como Brasil e Colômbia, assim como sua escassez relativa no México e Espanha.

— Do ponto de vista deste grupo, este paradoxo de abundância e escassez necessita ser estudado para o estabelecimento de políticas sustentáveis que, de um lado, procurem assegurar a conservação do recurso e, por outro, estabelecer um uso racional que inclua uma lógica ambiental de respeito aos diferentes ecossistemas. Um trabalho como esse pode ser uma memória para o grupo que está envolvido, assim como uma forma bem acabada de dar visibilidade aos trabalhos da Rede à qual estamos vinculados e uma estratégia de buscar novos interlocutores — escrevem os autores.

Curso de Arte Cerâmica: inscrições prorrogadas até 16/08

Foram prorrogadas até a próxima sexta, 16/08,  as inscrições para o curso de Arte Cerâmica do Projeto Caminhos de Barro. Estão sendo oferecidas 50 vagas, sendo 40 para o campus da UENF e dez para a localidade de São Sebastião, na Baixada Campista.

Para se inscrever é necessário comparecer à sede do Caminhos de Barro, situada anexo à quadra de esportes da Reitoria da UENF (em frente ao galpão de transportes) nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h, com os seguintes documentos: foto 3×4, cópia do CPF, RG e comprovante de residência.

O curso tem a duração de quatro meses, tendo início no dia 05/08/13, com oito horas semanais. O aluno poderá escolher os horários da manhã (8h às 12h) ou da tarde (13 às 17h). Mais informações no telefone (22) 2748-6426.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br