Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 10 de abril de 2013 – Nº 3.139
Professor da UENF fala sobre empregabilidade na Câmara

O professor Alcimar das Chagas Ribeiro, do Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD), representou a UENF no seminário “Do cheque cidadão à assinatura da carteira de trabalho”, promovido na última segunda-feira, 08/04, pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, através do Grupo de Trabalho Extraordinário presidido pela vereadora Maria Auxiliadora Freitas de Souza (PHS).
Em sua palestra, Alcimar desenvolveu uma análise sobre a trajetória do emprego no município de Campos, considerando a importância do trabalho produtivo e a necessidade de criação de empreendimentos inovativos como fator do desenvolvimento local. Fazendo uma comparação com Volta Redonda, no período 2006 a 2012, Alcimar apresentou um diagnóstico que mostrou uma frágil sustentabilidade do emprego em Campos, especialmente no triênio 2006-2008. Durante o período analisado, foi verificada uma forte concentração da renda total no setor de administração pública de Campos — 35,62%, contra somente 7,11% em Volta Redonda.
— Como o setor público não gera riqueza, somente a transfere, o sistema econômico local apresentou uma certa carência de ações para o fortalecimento do setor industrial, de maneira a possibilitar rendimentos crescentes a matriz econômica, com inserção do emprego e a amortização da alta concentração de renda localmente — disse Alcimar.
Já em Volta Redonda, o setor de indústria de transformação vem gerando um padrão de emprego mais regular, com reflexos positivos nas atividades de comércio e serviços. Segundo Alcimar, a remuneração em Volta Redonda tem maior concentração no setor industrial, com 31,21%, enquanto Campos concentra somente 6,71%.
Durante a palestra, o professor apresentou dados baseados no censo do IBGE de 2010 que ajudam a ampliar o entendimento sobre o ambiente socioeconômico campista. O censo indicou um rendimento nominal médio mensal de R$760,25 ou 1,49 salário mínimo (s.m.) para Campos, enquanto esta mesma renda em Volta Redonda é de 2,21 s.m, em Londrina (PR) 2,39 s.m, em Barueri (SP) 2,40 s.m e no Estado do Rio 2,23 salários mínimos.
— Complementam esses indicadores a frágil situação da educação em Campos, onde 50,21% da população de 10 anos ou mais em 2010 não tinha escolaridade, 16,91% tinha fundamental completo e médio incompleto, 24,38% tinha médio completo e superior incompleto e somente 7,97% tinha superior completo — acrescentou.
Na opinião de Alcimar, o desconhecimento destas questões pode levar à formulação de políticas públicas desconectadas da realidade, acarretando o desperdício do dinheiro público. Para ele, a tradicional dicotomia mercado x governo não resolve os problemas identificados, uma vez que o município não reúne as condições exigidas pelo mercado (escala de empresa, capacidade financeira, de gestão, inovação etc). Por outro lado, o governo, isoladamente, também não reúne os requisitos necessários.
— A indicação mais adequada seria baseada na coordenação institucional (governança para a ação coletiva — governo e atores sociais), na qual é exigido um melhor padrão de organização da sociedade, hoje ainda discutível — disse.
UENF oferece 38 vagas em bolsas
A UENF divulga o edital de apoio ao ensino 02/2013, com 38 vagas distribuídas entre diferentes laboratórios. As inscrições serão realizadas de 09 a 12/04/13, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h30, no Protocolo da Reitoria da UENF – Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos dos Goytacazes (RJ) – Prédio da Reitoria – Térreo.
Os candidatos deverão apresentar o currículo – preferencialmente no formato do Currículo Lattes -, preencher a ficha de inscrição e apresentar um documento de identidade.
Consulte as vagas, os perfis e outras informações no Edital 02/2013.
Além das vagas contidas no edital acima, a Pró-reitoria de Graduação informa a edição de errata acrescentando uma vaga no LESCE/CCH (Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado) e retificando o perfil de uma vaga no LEEL/CCH (Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br