11/12/12

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – Número 3.112

Encerrada a greve; professores entram em ‘estado de greve’

Os professores da UENF decidiram na manhã desta terça-feira, 11/12, em assembleia, suspender a greve e entrar novamente em estado de greve. Com a suspensão do movimento, as aulas serão retomadas nesta quarta-feira, 12/12, para todos os cursos. A reposição das aulas deverá ser decidida nos próximos dias pelas Câmaras de Graduação e de Pós-Graduação da UENF.

Os docentes haviam decidido pela greve na última quarta-feira, 05/12. Na reunião realizada segunda-feira, na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), envolvendo a Reitoria e a Associação de Docentes (Aduenf), não houve avanço nas negociações. O Governo condicionou a retomada das negociações ao fim do movimento.

— Esperamos que, com o fim da greve, as aulas voltem à normalidade imediatamente. Nossa expectativa é de que as negociações com o Governo do Estado sejam reabertas e possamos, em breve chegar a um resultado satisfatório — disse o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas.

Petróleo da UENF: número um do Brasil

Curso pioneiro no Brasil obtém segunda melhor pontuação no Enade e primeira no CPC contínuo; Ciências Sociais também tem nota máxima

O curso de Engenharia do Petróleo da UENF obteve a segunda melhor média do Brasil no Enade 2011, cujos resultados foram divulgados semana passada pelo MEC. Numa escala de zero a cinco, a UENF ficou na faixa 5. No Conceito Preliminar de Curso (CPC), que leva em conta a nota Enade e indicadores como infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente, a Engenharia do Petróleo da UENF obteve a melhor pontuação do Brasil — CPC contínuo igual a 4,1835. Bem avaliado, o curso é também o primeiro implantado no Brasil, já em 1993.Também os concluintes de Ciências Sociais obtiveram conceito máximo (5) no Enade, obtendo o nono melhor desempenho do país na área. Considerando o indicador mais abrangente (CPC), a carreira de Ciências Sociais da UENF aparece como a sétima no país, com CPC contínuo 3,9370.
Outros dez cursos da UENF foram avaliados com base no Enade 2011 e nas condições de oferta oferecidas pela instituição. Na escala de 1 a 5, todos receberam CPC 4: Biologia (licenciatura, presencial e semipresencial), Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Física (licenciatura), Matemática (licenciatura), Pedagogia (licenciatura) e Química (licenciatura).Os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia não foram avaliados em 2011/2012. Na rodada anterior de avaliação, também obtiveram CPC igual a 4. Já o curso de Administração Pública, implantado em 2012, ainda não tem parâmetro de avaliação Enade/CPC por não ter alunos concluintes.

O MEC também divulgou os números do IGC (Índice Geral de Cursos), que avalia as instituições em seu conjunto, a partir da ponderação dos conceitos atribuídos aos cursos de graduação (CPC) e de pós-graduação (conceito Capes). No cômputo geral, a UENF figura em primeiro lugar no Rio de Janeiro e em 11º dentre todas as universidades brasileiras.

Confira a tabela do IGC e outras informações do MEC.

Roberto DaMatta abre Colóquio de Cognição e Linguagem

Roberto DaMatta proferiu a palestra de abertura do Colóquio

Evento se estende até quarta-feira, com vasta programação

Com palestra do professor e antropólogo Roberto DaMatta sobre o tema ‘Cultura e Comunicação’, foi aberto oficialmente na tarde desta segunda, 10/12, no Centro de Convenções da UENF, o III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. Organizado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem da UENF, o evento se estende até esta quarta, 12/12, com uma programação que tem a intenção de promover reflexões em torno do tema ‘Pensamento, cultura e tecnologia’.

A mesa de abertura contou com a presença do professor da Universidad de Chile, Javier Nunez; do pró reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Antônio Teixeira do Amaral Júnior, do diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Sérgio Arruda, do coordenador da Pós Graduação em Cognição e Linguagem, Carlos Henrique Medeiros de Souza; e do vice-reitor, professor Edson Corrêa, que na ocasião ressaltou a satisfação com a colocação da UENF no ranking IGC/MEC —  1º lugar no Estado do Rio e 11ª no país — e reconheceu a importância do Centro de Ciências do Homem para a Universidade.

— A área de humanas precisa participar de todas as decisões, sugerindo caminhos e politicas sociais — afirmou.

Mediado pela professora do CCH, Sônia Nogueira, DaMatta iniciou sua palestra afirmando que “cultura é o elemento básico da comunicação” e discorreu sobre o termo que foi utilizado pela primeira vez na Inglaterra, em 1861, pelo antropólogo britânico Edward Tylor. Ele ainda destacou duas importantes questões nos estudos de Tylor sobre o assunto.

— A primeira é o fato de a cultura ser adquirida, aquilo que somos vem de fora para dentro. A outra é a sociedade, a cultura precisa de uma sociedade para se manifestar — disse.

DaMatta também citou o filósofo francês Lévi Strauss, que em 1950 desenvolveu o conceito de cultura a partir de três níveis. O primeiro se refere à troca de palavras, o segundo se refere aos sons e o terceiro, à troca de homens e mulheres que, segundo DaMatta, acontece por medo do incesto.

— Esse medo nos obriga a interagir com pessoas de fora da família, criando novas relações sociais.

O antropólogo ainda abordou as diversas noções de cultura e afirmou que a prova do envolvimento humano com a cultura é a língua.

— Somos primeiramente envolvidos pela língua do nosso grupo; ela é mais do que um modo de se comunicar, é um modo de ver o mundo.

A cerimônia contou ainda com o lançamento do livro Ideações – 30 Sonetos Conceptuais, do professor do Centro de Ciências do Homem da UENF Pedro Lyra, e com a apresentação do Coro Municipal de Campos, sob a regência da maestrina Beth Rocha.

Palestra sobre educação ambiental na UENF

“Educação Ambiental para a Gestão”. Este é o tema do seminário que será realizado nesta quarta-feira, 12/12, às 14h, na Sala Multimídia do CCH/UENF, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF.  O seminário contará com a palestra “Ciclo de discussão: Os desafios da educação ambiental na Bacia de Campos”, ministrada pelo professor José Silva Quintas, gestor publico do Ibama e formulador da politica nacional de educação ambiental para o país.

Mais informações na secretaria do programa ou através dos e-mails ppgps@uenf.br / silvia-martinez@hotmail.com.

  Debate sobre eleições nessa quarta na UFF

Com o tema ‘Campos, eleições 2012 – dilemas e perspectivas da cidadania’, será realizada nesta quarta-feira, 12/12, a partir das 18h, na UFF/Campos, a IV Conferência Local de Controle Social. Para discutir  o assunto,  estarão presentes vereadores, profissionais liberais e representantes das principais instituições de ensino superior de Campos.

A mesa de abertura, às 18h, terá a seguinte composição: Silvério Freitas (reitor da UENF), Fabrício Lírio (presidente do PRP) e José Paes (diretor-Geral do OCSP). A seguir será formada a mesa de palestrantes, com candidatos que concorreram à última eleição municipal e o cientista político Hamilton Garcia, da UENF. A mesa terá Makhoul Moussalem, Erik Schunk, José Geraldo, Marcão (vereador eleito/PT) e Rafael Diniz (vereador eleito/PPS), com participação especial da vereadora Odisseia Carvalho (PT). Os debatedores serão Gianino Sossai (Fafic/Uniflu), Paulo Caxinguelê (Sinasefe/IFF) e Almy Junior (presidente da Fenorte).

A UFF fica na  Rua José do Patrocínio, 71, Centro. O evento é aberto à comunidade.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:   (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria:   (22) 2739-7003
Disque-Uenf:   0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br