Campos dos Goytacazes (RJ), segunda -feira , 14 de outubro de 2013 – Nº 3.195
Aberta a II Semana do Idoso da UENF
A população estimada de idosos em Campos dos Goytacazes — hoje na faixa de 55 mil pessoas — deverá chegar a 140 mil até o ano 2050. A afirmação foi feita pela coordenadora do projeto “Terceira Idade em Ação”, Rosalee Istoe, durante a abertura da II Semana do Idoso da Uenf, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 14/10, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer. Segundo Rosalee, a população mundial de idosos é de aproximadamente 810 milhões de pessoas, número que deverá chegar a 6 bilhões em 2050.
— Os avanços da ciência aumentaram a expectativa de vida. Mas não basta viver mais; é preciso ter qualidade de vida. Tão importante quanto a saúde física e mental é a saúde emocional. Se o idoso não está bem emocionalmente, ele se enclausura, se fecha para o mundo e morre — disse.
A mesa de abertura contou com a presença do reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas; do presidente da Fenorte, Nelson Nahin; do presidente do Conselho Municipal do Idoso, André Aragão; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da UENF, Carlos Henrique Medeiros de Souza; e do subsecretário dos Direitos do Idoso, Jairo Videira Macedo.
— Quando falamos nos bons índices que a Uenf vem alcançando — como o 1º lugar em todo o estado e o 11º no país, segundo o IGC/MEC — não podemos esquecer que nenhum número se faz sozinho, mas sobretudo com a força do trabalho humano. E por trás de cada ser humano que atua na UENF existe uma família, cujo pilar se apoia, em grande medida, naqueles que já passaram dos 60 anos de idade — disse o reitor da UENF.
Segundo André Aragão, Campos é o quarto município do interior do Estado em número de idosos. Ele disse que o número de denúncias tem aumentado nos últimos tempos, em função da melhoria da estrutura de acolhimento do Conselho. Segundo Aragão, o Conselho se reúne todas as terceiras terça-feiras de cada mês nos altos da Rodoviária Roberto Silveira e todas as segundas terças-feiras no Ministério Público de Campos.
— Infelizmente, o desrespeito aos idosos ainda é muito grande. Mas estamos fiscalizando os ônibus, supermercados e agora vamos iniciar este trabalho nos bancos — disse Jairo Videira, acrescentando que a Secretaria Municipal dos Direitos do Idoso, criada recentemente, oferece atendimento jurídico. O telefone da Secretaria é 2731-6898.
Ressaltando que o projeto “Terceira Idade em Ação” é um dos mais importantes do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem, o professor Carlos Henrique disse que os direitos dos idosos deveriam existir de forma natural.
— Numa sociedade desenvolvida, as pessoas naturalmente concedem estes direitos, não é preciso lutar por eles. As filas, por exemplo, deveriam ser só para quem tem condições físicas de estar ali. Isso é uma questão cultural, mas felizmente o Brasil está mudando — disse.
A II Semana do Idoso se estende até quinta-feira, 17/10, com diversas atividades. Nesta terça, o tema é “Atividades físicas na terceira idade”. Veja a programação.
Professor finlandês em seminário na UENF
O professor finlandês Markku Lehtone profere nesta terça, 15/10, às 14h, na sala de multimídia do CCH, o seminário “O bioetanol brasileiro e o debate sobre a sua sustentabilidade social”. O seminário será realizado no âmbito da disciplina Seminários, dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e de Ecologia e Recursos Naturais da UENF. Markku Lehtone atua na University of Sussex, Brighton, UK & IFRIS – Institut Francilien e na Université Paris-Est Marne-la-Vallée, France.
‘Fábrica do Conhecimento’ na Feira da Faperj
Uma das atrações da UENF na 3ª Feira Faperj Ciência, Tecnologia & Inovação, realizada de 10 a 12/10, no Rio, foi o projeto “Fábrica do Conhecimento”, coordenado pelo professor Ronaldo Novelli, do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA). O projeto, que conta com o apoio financeiro da Faperj, tem por objetivo integrar os diferentes conhecimentos produzidos na Universidade e disponibilizá-los para a comunidade. O público-alvo são os alunos do ensino fundamental e médio, além dos estudantes universitários.
Durante a Feira, os visitantes — a maioria estudantes — puderam ter uma amostra do que é apresentado no projeto Fábrica de Conhecimento, na UENF — alguns dos cerca de 2.500 vídeos educativos estereoscópicos em 2D e 300 vídeos estereoscópios em 3D, produzidos pela 3D Education, além de vídeos de divulgação científica produzidos pela equipe do professor Novelli, enfocando temas sobre a fauna silvestre regional.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Workshop discute iniciativas locais de desenvolvimento sustentável
A Incubadora TEC Campos realiza em 24/10, às 14h30, no Centro de Convenções da UENF, o worshop “Iniciativas e ações locais para o desenvolvimento sustentável”. O 1º Momento será dedicado ao tema “Papel da incubadora no desenvolvimento regional”, quando haverá apresentação dos casos de sucesso da TEC Campos. Em seguida, será realizada a mesa-redonda intitulada “Ações de desenvolvimento regional pró-inovação”.
Veja a programação:
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br