15/03/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, sexta-feira, 15 de março de 2013 – Nº 3.133

UENF firma parceria com Inea

Grupo de trabalho deverá fazer diagnóstico das áreas afetadas pela salinização na região do Açu

Representantes da UENF e do Inea se reúnem para discutir parceria (15/03/13 - foto Alexsandro Azevedo, ASCOM UENF)
Reunião na Reitoria acertou cooperação (Foto: Alex Azevedo/ASCOM UENF)

A UENF e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) acertaram parceria, na manhã desta sexta-feira, 15/03, para a avaliação dos impactos ambientais de grandes empreendimentos na região, como é o caso do Porto do Açu. De imediato, será formado um grupo de trabalho com pesquisadores da Universidade para fazer um diagnóstico das áreas afetadas pela salinização da água e do solo em São João da Barra.

A parceria foi acertada em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, na UENF, à qual estiveram presentes representantes da Universidade e do Inea. Ficou decidido que o grupo multidisciplinar de trabalho terá à frente os professores Maria da Glória Alves, do Laboratório de Engenharia Civil (LECIV), e Carlos Eduardo de Rezende, do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da UENF.

Pelo Inea, estiveram presentes a presidente Marilene Ramos; a diretora de Gestão das Águas e Territórios, Rosa Formiga; o superintendente regional, René Justen; e o assessor da diretora de Gestão das Águas e Territórios, Leo Daemon. Pela UENF, participaram o reitor Silvério de Paiva Freitas; o pró-reitor de Extensão, Paulo Nagipe; o diretor da Agência UENF de Inovação, Ronaldo Paranhos; o chefe de Gabinete da Reitoria, Manuel Vazquez Vidal Júnior; e os professores Carlos Eduardo de Rezende (LCA), Maria da Glória Alves (LECIV) e Paulo Pedrosa (LCA).

O grupo de trabalho deverá realizar uma pesquisa de campo para definir a real extensão do problema da salinização. Além da análise ambiental (solo e água), deverão ser feitas entrevistas com os produtores.

— Precisamos saber quem de fato foi prejudicado, para que estas pessoas possam ser devidamente ressarcidas. Os empreendimentos são bem-vindos, mas não podem causar danos ambientais. Após este estudo, o Inea vai se posicionar a respeito — disse a presidente, lembrando que o Departamento de Recursos Minerais (DRM) também está atuando em parceria com o órgão.

Mestrando em Matemática fará curso na França

Thiago: feliz com a oportunidade

O mestrando Thiago Marques Zanon Jacomino, aluno do Mestrado Profissional em Matemática da UENF,  embarca em 14/04 para a França. Ele foi selecionado para participar de um curso de quatro semanas de duração financiado pela Capes. O curso  será no CIEP (Centre International d’Etudes Pédagogiques) em parceria com o Institut Universitaire de Formation des Maitres da Université de Cergy-Pontoise.

Componente da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Matemática,organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e implantado em dezenas de universidades brasileiras, Thiago foi aluno do curso de Licenciatura em Matemática da UENF.

— Na época em concorri ao mestrado, foram 320 candidatos para 20 vagas — relata.

Para participar do curso fora do país, Thiago foi indicado pela coordenação do programa na UENF e depois concorreu com mais 49 alunos de outros polos do mestrado.

— Primeiro, o candidato deveria apresentar sua dissertação de mestrado até o dia 14 de abril, dia do embarque, para participar do restante da seleção. Depois concorremos a uma das 25 vagas com outros mestrandos do país.

De acordo com Thiago, todo o curso e outros custos serão financiados pela Capes. Além disso foi oferecido um curso de francês para os alunos que não dominam o idioma.

— O curso é uma parceria da Capes com a SBM, e eles se preocuparam em contratar tradutores para o aproveitamento dos alunos, além de um acompanhante da Capes que nos ajudará a entender melhor a língua — finaliza o estudante, que ficará até 11/05 fora do país.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br