17/04/12

 

 

 

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 16 de abril de 2012 – Nº 3.037

 

Cooperação em Madalena e no Desengano

Prefeito Arthur Lima Garcia (dir.) com Silvério (centro) e Marcio Folly

A UENF celebrou na última sexta, 13/04, convênio de cooperação técnica e científica com a Prefeitura de Santa Maria Madalena (RJ), na porção norte da Região Serrana fluminense. Em seguida, o reitor Silvério de Paiva Freitas – acompanhado do professor Marcio Folly (LSA/CCTA), que participa de uma associação responsável por projetos sociais no município – seguiu para a sede do Parque Estadual do Desengano (PED), também em Madalena, para participar da solenidade pelos 42 anos de criação do parque.

A solenidade contou com as presenças do prefeito de Santa Maria Madalena, Arthur Lima Garcia; do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), André Ilha, e de outras autoridades. Pela UENF, também estavam o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Nagipe, e o professor Paulo Pedrosa Andrade, representante da Universidade no Conselho Consultivo do Parque.

Como conta Pedrosa, o PED é o mais antigo parque estadual do Rio de Janeiro.  Neste momento está em estudos a criação de uma Câmara Técnica para analisar projetos voltados para o parque. A Câmara, caso sua criação seja confirmada, deverá ter um espaço no campus Leonel Brizola, da UENF, e servirá para subsidiar decisões a serem tomadas pelo Inea.

Segundo o Inea, o Parque Estadual do Desengano tem 22,4 mil hectares (224 quilômetros quadrados) e constitui o último remanescente contínuo de Mata Atlântica em ampla região. Seu território abrange terras dos municípios de Santa Maria Madalena (Região Serrana), Campos e São Fidélis (Norte Fluminense), contendo cristas de topos aguçados, pães-de-açúcar, morros, pontões, escarpas com até 75 graus de inclinação e patamares escalonados. Na paisagem sobressaem o Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros; o Pico São Mateus, com 1.576 metros; e a Pedra Agulha, com 1.080 metros.

Saiba mais sobre o Desengano no site do Inea.

Semana de boas-vindas e de formaturas

Enquanto faz a recepção dos novos alunos, que começaram o ano letivo de 2012 na semana passada, a UENF prepara as solenidades de colação de grau para os que estão concluindo a jornada da graduação.  As cerimônias ocorrerão na quarta, quinta e sexta, conforme os cursos: CBB em 18/04, CCH e CCTA em 19/04 e CCT em 20/04. Todas as solenidades ocorrerão no Centro de Convenções da UENF, a partir das 18h30.

Nesta terça, 17/04, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) liberou uma lista mais atualizada de alunos aptos a colar grau. Confira aqui.

Seminários da Produção Vegetal

O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal terá duas palestras nesta quarta, 18/04, a partir das 17h, no Auditório do P4, integrando a programação da disciplina ‘Seminários’.  No primeiro, o doutorando Marcos Oliveira Athayde apresenta estudo sobre indução do enraizamento de mudas de abacaxizeiro, orientado pelo professor Eliemar Campostrini, do Setor de Fisiologia Vegetal do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da UENF. O título da palestra é ‘Indução do enraizamento (ex vitro) em plantas de abacaxizeiro cv. Vitória (/Ananas comosus /L. Merril): um estudo relacionado ao processo fotossintético e às medidas biométricas. O segundo seminário é do doutorando Tiago Massi Ferraz, também orientado pelo professor Campostrini, e tem como título ‘Estudos escofisiológicos em genótipos elite de eucalipto’.

Logo após a apresentação dos seminários, às 18 horas, haverá uma reunião no mesmo local para marcação de datas dos seminários de todos os pós-graduandos obrigados a apresentar seus trabalhos ainda no primeiro semestre letivo (abril-agost0).

Concurso para professor titular e associado: inscrições até 08/05/12

Termina em 08/05 o prazo para inscrições nos concursos para professor titular e professor associado da UENF, que preencherão um total de nove vagas  (três para professor titular e seis para professor associado). Para ambas as modalidades, um dos requisitos é o diploma de doutor stricto sensu ou equivalente, obtido em curso credenciado, nacional ou estrangeiro, na área de conhecimento ou correlata do concurso. Além disso, o candidato a professor titular deve ter, no mínimo, dez anos de experiência acadêmico-científica após a conclusão do doutorado. 

Professor titular – Para professor titular são duas vagas para o Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) e uma para o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). No CCTA, trata-se de uma vaga para a área de Entomologia (Controle biológico com uso de predadores ou fungos entomopatogênicos) e uma para Zootecnia (doutor em zootecnia na área de nutrição de monogástricos com experiência em suinocultura). No CCT, a vaga é para a área de Meteorologia.

Professor associado – Para professor associado, são duas vagas para o Centro de Ciências do Homem (CCH) e quatro para o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). No CCH, as duas vagas de professor associado são para candidatos com doutorado em Educação ou áreas afins. Uma vaga é para a linha de atuação ‘Sociologia da Educação’, e a outra, para ‘Política e Gestão Educacional’.

No CCT, as quatro vagas são para três laboratórios. O Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI) tem uma vaga para candidatos com graduação em Química ou áreas afins e doutorado em Química Analítica ou Físico-Química ou Química Inorgânica ou Química Ambiental. O Laboratório de Ciências Matemáticas (LCMAT) tem uma vaga para a área de Ciência da Computação, tendo como requisitos bacharelado em Ciência da Computação ou áreas afins ou Bacharelado em Engenharia e doutorado em Computação ou Informática ou Engenharia da Computação ou áreas afins. O Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP) tem duas vagas. Uma é para a área de Engenharia de Petróleo, com requisito de graduação em Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, de Petróleo ou Química e doutorado em Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, de Petróleo ou Química. A outra vaga do LENEP é para a área de Modelagem Matemática e Computacional, tendo como requisitos graduação em Matemática Aplicada, Geofísica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química ou Ciências da Computação com doutorado em Física-Matemática, Matemática Computacional, Matemática Aplicada, Ciências da Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia Mecânica, Física ou Geofísica.

O regime de trabalho é estatutário, de 40 horas semanais, em horário entre 07 às 22 horas a ser estabelecido pela Universidade, com Dedicação Exclusiva. A taxa de inscrição, no valor de R$ 120, deverá ser recolhidaem qualquer agência do Bradesco, a favor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Ag. 6898-5, c/c 0000302-6, em espécie. As inscrições podem ser feitas até 08/05/12.

Baixe, pelos links a seguir, cópias das publicações no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 09/03/12:

D.O. 09/03/12 – Edital professor associado – p.70

D.O. 09/03/12 – Edital professor associado – p. 71 (com perfil das vagas para professor associado)

D.O. 09/03/12 – Edital professor associado – p. 72

D.O. 09/03/12 – Edital professor associado – p. 73

D.O. 09/03/12 – Edital professor titular – p.73

D.O. 09/03/12 – Edital professor titular – p. 74 (com perfil das vagas para professor titular)

D.O. 09/03/12 – Edital professor titular – p. 75

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiária de Jornalismo: Rafaella Dutra
E-mail: uenf@uenf.br