17/10/12

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 17 de outubro de 2012 – nº 3.091

Projeto avalia eficácia de plantas medicinais

Populações que vivem em contato direto com áreas verdes têm o costume de fazer o uso de plantas como remédios, na maioria das vezes guiados por antigos costumes familiares. É o caso das comunidades quilombolas e de assentados da região Norte Fluminense auxiliadas pelo projeto de Atenção Farmacêutica aos Usuários de Plantas Medicinais, coordenado pelo professor Rodrigo Oliveira, do Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UENF.

O projeto é um dos mais de 100 trabalhos apresentados na IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, que está sendo realizada durante esta semana, no Centro de Convenções da UENF. O evento integra a programação da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ao lado da XII Mostra de Pós-Graduação da UENF. O objetivo do trabalho é orientar as pessoas quanto à eficácia das plantas utilizadas e os problemas que o seu uso indevido pode acarretar.

– Auxiliamos, por exemplo, no armazenamento de plantas para a produção de xarope, uma prática que pode gerar colônias de fungos – explica José Mário Duarte, bolsista Universidade Aberta que atua no projeto.

Iniciado em 2008, o projeto já identificou 45 espécies de plantas pertencentes a 31 famílias encontradas nas regiões de Mata Atlântica, onde as comunidades estão instaladas. As amostras são enviadas ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro para que suas funções sejam analisadas.

– O Pau d’alho é uma planta muito utilizada por essas comunidades contra fungos de pele e já conseguimos comprovar sua eficácia. É um estudo complexo – afirma o professor Rodrigo, responsável pelo projeto ao lado da professora Maria Raquel Garcia, também do LCQUI.

Segundo a estudante do curso de Licenciatura em Química Isabela de Souza, que também atua no projeto, já existem planos de produzir uma cartilha contendo as informações e instruções de uso das plantas analisadas. A ideia é distribuir a cartilha gratuitamente à comunidade.

Pesquisa analisa presença feminina no Bope

Pré-selecionada para apresentação oral na XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, a pesquisa de mestrado de Renata de Souza Francisco, do programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, avalia o alcance e os limites da presença de mulheres no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Segundo o estudo, o Bope tem seis mulheres, sendo três no quadro de combatentes e três no quadro de saúde.

Leia a matéria completa no Blog Ciência UENF.

Evento de Cognição e Linguagem em dezembro, na UENF

O Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem está organizando o III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem (CICL), que será realizado de 10 a 12/12, com o tema  “Pensamento, cultura e tecnologia”. O evento, assim como os anteriores, tem por objetivo promover uma reflexão em torno da multiplicidade de conteúdos sobre os quais se estruturam as linhas e os projetos de pesquisa do Programa. Será um espaço de discussão e circulação de ideias e trabalhos interdisciplinares em Psicologia, Psicanálise, Ciências Cognitivas, Teoria da Arte, Educação Artística, Filosofia da Linguagem, Hermenêutica, Filosofia da Cultura, Teoria da Comunicação, Semiótica, Teorias da Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Cibercultura, Ciberespaço e Sociedade em Rede.

Os interessados podem se inscrever como participante, ouvinte ou participante com comunicação oral de trabalho ou pôster . Para saber mais sobre as inscrições acesse aqui o site do evento.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br