Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 20 de agosto de 2012 – Nº 3.070
UENF abre mais uma Semana do Produtor Rural

Com a expectativa de ajudar a construir uma agropecuária regional forte, foi aberta na manhã desta segunda, 20/08, a oitava edição da Semana do Produtor Rural na UENF. Aproveitando o recesso das aulas, a Universidade desenvolve uma maratona de 52 cursos de curta duração, com atividades teóricas e/ou práticas, mobilizando pesquisadores, técnicos e pós-graduandos.
Para o reitor Silvério de Paiva Freitas, trata-se de um momento de ‘troca de experiências’ e tentativa de superar as dificuldades do setor. Também o diretor do CCTA/UENF, Henrique Duarte Vieira, lembra que a Semana marca um dos compromissos fundamentais da UENF, que é colaborar com o desenvolvimento regional. A programação foi preparada pela Coordenação de Extensão do CCTA, que tem à frente o professor Luis Humberto Castillo Estrada e como secretário o servidor Wilson Renato da Costa Freitas.
Neste primeiro dia estão previstos cursos sobre apicultura, cana-de-açúcar, goiabeira, cultivo in vitro de plantas, piscicultura, propagação de citros, bem-estar animal e reservas particulares do patrimônio natural. O mutirão de cursos vai até esta sexta-feira, dia 24. Consulte a programação aqui.
Cursos sobre Nutrição ainda tem vagas
Embora tenha como foco o produtor rural, a A 8ª Semana do Produtor Rural da UENF está trazendo cursos que podem agradar a todos os públicos. É o caso, por exemplo, do curso “Nutrição no exercício físico e a influência da mídia”, para o qual ainda há vagas. O curso, que será ministrado na sexta-feira, 24/08, às 08, no auditório do P4, tem a coordenação da professora Karla Silva Ferreira e do doutorando Luiz Fernando Miranda, ambos do setor de Nutrição e Análise de Alimentos do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) da UENF. Eles também coordenam o curso “As dietas e o emagrecimento”, que será ministrado nesta terça, 21/08, às 14h, na sala 107 do CCTA — cujas inscrições já se encontram esgotadas.
Segundo Luiz Fernando, um dos objetivos dos cursos é alertar a população sobre os perigos que uma alimentação inadequada pode oferecer à saúde. Entre outras coisas, serão abordadas as três recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS): alimentação adequada, prevenção à obesidade e prática de exercícios físicos.
— No curso “As dietas e o emagrecimento”, vamos falar sobre as dietas populares e os mitos que envolvem a questão do emagrecimento. Já no curso sobre “Nutrição e exercícios físicos”, pretendemos mostrar algumas estratégias nutricionais que o praticante pode aplicar na musculação antes, durante ou depois do exercício. Outro ponto importante a ser abordado é a importância dos suplementos alimentares e a influência da mídia sobre nutrição e estética — explica.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2739-7192.
Inaugurada Unidade de Produção e Reprodução de Ovinos

Foi inaugurada na última sexta-feira, 17/08, na Unidade de Apoio Animal do Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal (LRMGA), a Unidade Demonstrativa de Produção e Reprodução de Ovinos. A inauguração contou com a presença do reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas; e do diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Henrique Duarte Vieira, além de profissionais e estudantes de diferentes áreas da Universidade, como zootecnia e agronomia.
Segundo a professora Célia Quirino, chefe do LRMGA, a Unidade concentra um projeto de pesquisa multidisciplinar, que visa à produção rentável e sustentável de ovinos. Inclui ainda profissionais de fora da UENF e pretende trabalhar com vários aspectos da produção e da reprodução de forma que o produtor local possa implementar as técnicas utilizadas. A ideia nasceu de um levantamento feito pelo professor Angelo Burla Dias, coordenador do projeto, sobre a atividade na região.
— Vimos que o número de produtores havia decrescido por falta de assistência técnica, mal uso do espaço e manejo feito de forma errada. Caberia à UENF uma ação para que a situação fosse revertida — lembrou.
Silvério parabenizou a equipe do projeto e reconheceu que a implantação da Unidade será uma grande ajuda para os produtores da região.
— Deverá atender à cadeia produtiva como um todo, sendo tecnicamente preparada e economicamente viável, sempre trabalhando de forma sustentável — afirmou.
A Unidade deverá oferecer aos produtores técnicas reprodutivas como inseminação artificial e transferência de embriões. Também oferecerá orientação aos produtores quanto à utilização de capim no pasto e uso reduzido de vermicidas.
TEC Campos seleciona mais nove propostas para incubação

A Incubadora de Empresas TEC Campos acaba de selecionar nove propostas de negócios para incubação, oferecendo serviços e infraestrutura na expectativa de que dentro de dois a três anos elas se tornem empresas independentes e gerem renda e postos de trabalho. Durante o período, as futuras empresas terão acesso a espaço físico exclusivo, assessorias personalizadas, capacitações e apoio na participação de feiras e eventos e network.
As novas empresas selecionadas são das áreas de manutenção industrial, digitalização, sensoriamento remoto, recursos humanos, design, consultoria reprodutiva animal, tecnologia de informação e ainda um novo tipo de desodorante. A lista dos novos negócios incubados pode ser conferida no site da TEC Campos.
— Neste momento apoiamos 17 empresas incubadas e duas associadas, que são empresas já estabelecidas no mercado e que buscam melhorias por meio de inovação. Temos ainda outros 16 empreendedores interessados em elaborar plano de negócios. Além disso, quatro empresas que já passaram pela TEC Campos hoje são graduadas, ou seja, independentes – resume a gerente da Incubadora, Adriana Crespo, lembrando que o edital fica permanentemente aberto aos interessados em se inscrever com um plano de negócios. As empresas que já se lançaram no mercado são dos ramos de geofísica, design, reprodução humana e reciclagem.
Para o presidente da TEC Campos, Ronaldo Paranhos – também diretor da Agência UENF de Inovação – , com esses nove novos negócios e com a infraestrutura oferecida, aliados ao programa de Difusão da Cultura Empreendedora que está se iniciando, a TEC Campos atinge sua funcionalidade plena de atuação conforme o planejamento estratégico estabelecido no início de sua operação, em 2008.

— A parceria que nasceu entre a UENF, o IFF e as principais instituições do Norte Fluminense comprometidas com o desenvolvimento regional está atingindo os objetivos de gerar empregos, renda e a fixar de mão-de-obra especializada na região – diz Paranhos, lembrando que o consórcio envolve ainda Fundenor, Pró-IFF, Fenorte, Sebrae, Acic, Firjan e Prefeitura de Campos.
Cultura Empreendedora
A TEC Campos deu início, neste mês de agosto, ao Programa de Difusão da Cultura Empreendedora. O objetivo é proporcionar uma cultura e uma visão empreendedora por meio de capacitações que visam desenvolver o potencial do indivíduo, para que estes possam atuar no próprio local de trabalho, seja empresa pública ou privada, além de incentivar a criação de novos negócios. O programa é oferecido através de palestras e minicursos.
Há também o Programa de Empresas Associadas que funciona para os pequenos e médios empreendimentos já estabelecidos no mercado e buscam melhorias e inovação. É disponibilizada orientação na elaboração de projetos, captação de recursos em editais de inovação, desenvolvimento de novos produtos, aprimoramento tecnológico e capacitações em gestão de negócios.
Mais informações podem ser obtidas no site da Tec Campos.
Ares de cultura no aniversário da UENF

Não faltou o toque cultural na programação dos 19 anos da UENF, na última quinta, 16/08. Já no início da manhã, quem entrou no campus pelos acessos da Avenida Alberto Lamego foi recebido por artistas de rua: malabaristas, equilibristas e craques da pirofagia distribuíam boas vindas e doses de bom humor.
Ainda pela manhã, o pátio do prédio da Reitoria foi tomado pela atmosfera da Música Popular Brasileira, com a voz da cantora Maria Fernanda e do violonista Sebastião Floriano. De início a plateia pareceu acanhada, como quem se penitencia por não estar mergulhado em obrigações do cotidiano. Mas logo se estabeleceu o clima de celebração.
A programação formal, concentrada na parte da tarde, também foi temperada por tons musicais. A Banda da Polícia Militar se fez presente em pelo menos três momentos: na inauguração da foto do professor Almy Junior na galeria de ex-reitores; na homenagem ao professor Romeu Vianni, que teve seu nome emprestado ao Centro de Convivências perto do CCTA; e logo antes da sessão solene do Conselho Universitário, no Centro de Convenções.

Após a entrega da Medalha Darcy Ribeiro ao professor Nilton Rocha Leal e das medalhas em homenagem a vários servidores aposentados, quem deu o tom foi o grupo ‘Choro Solto’. Formado por Dalton Freire (saxofone e flauta), Sebastião Floriano (violino), Fábio Cardoso (cavaquinho) e Renato Arpoador (percussão), o grupo mesclou ritmos atuais e composições próprias (Dalton Freire) com clássicos do gênero.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br.