22/05/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, segunda-feira, 20  de maio de 2013 – Nº 3.152

UENF realiza formaturas de quarta a sexta-feira

formatura CBB (25-02-2010) 002 - 470 X 350A UENF realiza a partir desta quarta, 22/05, no Centro de Convenções, as solenidades de formatura do 2º semestre de 2012. Os primeiros alunos a se formarem, nesta quarta, são os do Centro de Ciências do Homem (CCH) e do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). Na quinta, 23/05, será a vez dos alunos do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). Já os alunos do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) se formam na sexta-feira, 24/05.
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) convida toda a comunidade universitária a participar das solenidades, cujo início está marcado para as 18h30.

Confira a lista de formandos.

 Jornada discute ensino de Filosofia nas escolas

jornada filofiaCom a obrigatoriedade do ensino de Filosofia nas escolas, como dar conta das demandas? A questão, levantada pelo professor Giovane do Nascimento, do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem do Centro de Cências do Homem da UENF (LEEL/CCH), deu início à “Jornada de Filosofia: o ensino da Filosofia em debate”, que acontece nesta quarta, 22/05, na Sala Multimídia do CCH. O evento é organizado pelo projeto de extensão “Encruzilhadas Filosóficas”, coordenado por Giovane e que tem por objetivo debater o ensino da Filosofia em Campos e região, abrindo espaço para o diálogo entre os profissionais da área.

A mesa de abertura, na manhã desta quarta-feira, 22/05, contou com a presença do diretor do CCH, Sérgio Arruda; a professora do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem Maria Clareth Reis; o coordenador do Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem Carlos Henrique Medeiros e a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Fluminense, Dircéa Branco.

— Nunca houve tanto investimento na Educação do país quanto nos dias atuais, no entanto ainda encontramos dificuldades financeiras e políticas no ensino da Filosofia — afirmou Dircéa, lamentando as condições do único curso de Filosofia oferecido na região pelo Campus II do Centro, antiga Faculdade de Filosofia de Campos.

O professor Carlos Henrique salientou que o curso de Filosofia é uma bandeira levantada pela UENF, que já dispõe de discussões filosóficas em outros cursos, como no Programa de Pós Graduação que coordena.

— 87% dos formados no mestrado em Cognição e Linguagem estão atuando na rede de ensino na região — afirmou.

A programação seguiu com a palestra “A Importância da Filosofia para a Educação”, ministrada pelo professor Júlio Esteves, do Laboratório de Cognição e Linguagem (LCL/CCH).

Júlio discorreu sobre os conceitos da filosofia e o lugar do filósofo, que, segundo ele, é o profissional que tenta definir os conceitos relevantes para a existência humana, como os conceitos de tempo e consciência, levantando à reflexão em torno do cotidiano social.

— O papel do professor é fazer com que o aluno se desprenda dele e saiba andar com as próprias pernas — afirmou.

A programação da Jornada segue na parte da tarde com a participação dos Grupos de Trabalho na discussão dos temas “Condições de trabalho do profissional do ensino de Filosofia” e “Problematizando a obrigatoriedade do ensino de Filosofia” e se encerra, às 18h, com uma apresentação cultural.

Da riqueza ao desenvolvimento sustentável

Professores e estudantes de graduação e pós-graduação participaram na tarde da última terça-feira, 21/05, na UENF, do debate “Da Riqueza ao Desenvolvimento Sustentável: O Dilema Regional”. O debate, promovido pelo Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD) e realizado no auditório do P5, teve a participação dos economistas Alcimar Chagas (UENF), Ranulfo Vidigal (UFRJ) e Roberto Rosendo (UFF), tendo a professora Jacqueline Cortes da UENF como moderadora.

Veja no Blog Economia do Norte Fluminense.

‘O povo brasileiro’ em debate

NEABI Aniversario (21)O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas(NEABI) da UENF comemorou na última terça-feira, 21/05, seu primeiro aniversário. Para celebrar a data, foram feitas aprensentações culturais de grupos que representaram a cultura da dança e da música afro-brasileira e indígena. Após as apresentações, as professoras Lilian Araújo, também participante do Núcleo, e Yolanda Lima Lobo fizeram um debate sob a mediação do professor Eduardo Quintana acerca do documentário “O povo brasileiro”,  inspirado no livro homônimo de Darcy Ribeiro.

— Não podemos aceitar nenhum tipo de discriminação ou desigualdade, e devemos ajudar na formação de um país igualitário, foi esse o legado que Darcy, fundador da universidade nos deixou” — disse a professora Yolanda.

Para conferir o documentário exibido clique aqui.

Saiba mais sobre o evento no Informativo da Uenf de 20/05/13.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br