Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 23 de novembro de 2012 – Número 3.106
UENF na campanha pelos royalties
A UENF estará representada no Ato Público em defesa da preservação dos direitos dos estados e municípios produtores aos royaltiesdo petróleo, nesta segunda, 26/11, a partir das 14h, na Avenida Rio Branco, Centro do Rio de Janeiro. O governo do Estado decretou ponto facultativo a partir das 14h nas repartições estaduais, e na UENF os servidores que comparecerem ao ato serão dispensados do trabalho neste dia.
Saiba mais sobre a manifestação pública em defesa dos estados e municípios produtores.
I Festival de Bandas da UENF: inscrições abertas

Estão abertas até 12/12 as inscrições para o I Festival de Bandas da UENF, que acontece no dia 19/12, no Centro de Convenções da Universidade. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e tem o objetivo de incentivar a cultura musical oferecendo um espaço para que novos artistas pertencentes à comunidade acadêmica possam expor seus trabalhos.
— Queremos fortalecer a integração entre os alunos e atrair a comunidade em geral — diz o professor Alcimar Chagas, assessor da PROEX.
A participação no Festival é aberta a toda comunidade, com a condição de cada banda conter, no mínimo, um membro pertencente aos quadros da Universidade (aluno, professor ou técnico administrativo). Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição, disponível para download na página da PROEX.
A avaliação será feita por uma comissão julgadora composta por cinco membros ligados à área musical. Cada banda deverá relacionar para seu repertório uma música de cunho autoral que será avaliada juntamente com os outros quesitos: afinação, presença de palco, reação do público e organização. Os três primeiros colocados serão premiados, respectivamente, com um teclado, um violão e um cubo para violão.
Segundo Alcimar, o evento promove a música como meio de expressão cultural e permite a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
— A ideia é que o evento se fortaleça a cada edição — afirma.
Veja o regulamento e baixe o formulário de inscrição acessando a Página da PROEX.
Livro do professor Alcimar será lançado em 30/11
Foi transferido para 30/11 às 21h, o lançamento do livro ‘A Economia Norte Fluminense – Análise da Conjuntura e Perspectivas’, do professor Alcimar Chagas Ribeiro, do Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD) da UENF. O lançamento será realizado durante a VII Bienal do Livro de Campos, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
Veja mais detalhes sobre o livro no Informativo de 22/11/12.
Dia de campo
Em mais uma iniciativa visando disseminar conhecimentos envolvendo a cadeia produtiva do maracujá no Norte/Noroeste Fluminense, será realizado na próxima quinta, 29/11/12, a partir das 8h30, no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), o Dia de Campos do Projeto APL Maracujá. A organização é da Embrapa, com a participação da UENF. O evento irá expor aos produtores rurais e pesquisados novas técnicas para o plantio do maracujá.
Após a abertura haverá apresentação do Projeto Inovação Tecnológica do Arranjo Produtivo Local (APL) do Maracujá, ministrada pelo Dr. Sérgio Cenci, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Às 10h, o pesquisador Éder Dutra de Resende, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos da UENF, fala sobre o desenvolvimento de coprodutos de resíduos da indústria de suco e polpa de maracujá.
A programação se estende até às 14h40, quando haverá uma visita à Unidade Demonstrativa de São José de Ubá. Lá, haverá a apresentação do plantio associado de maracujá com laranjas, entre outros. O curso é coordenado pelo Dr. Sergio Cenci.
A programação é a seguinte:
8h30 – Abertura
8h45 – Apresentação do Projeto Inovação Tecnológica do Arranjo Produtivo Local do maracujá – Líder do Projeto APL Maracujá
9h – A cadeia produtiva do maracujá da Embrapa – Dr Daniel Trento, pesquisador da Embrepa Agroindústria de Alimentos
9h20 – Novas variedades de maracujá da Embrapa – Dr Fábio Faleiro, pesquisador da Embrapa Cerrados e Dr Onildo Nunes de jesus, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura
9h40 – Assistência Técnica do APL MAracujá – Dr José Francisco Maldonado, pesquisador da Pesagro-Rio
10h – Desenvolvimento de co-prodrutos de redíduos da insdústria de suco e polpa do maracujá – Dr Eder Resende, pesquisador da UENF e Dra. Rosemar Antoniassi, pesquisadora da Embrapa Agroindustria de Alimentos
10h30 – Experiência da empresa Extrair Óleos Naturais – Sr Sando Reis, gerente da Extrair Óleos Naturais
10h50 – Debate
11h30 – Almoço
13h – Visita à Unidade Demonstrativa do IFF (uso de porta enxerto e novas variedades) – Sr Clinimar Oliveira Amaral, técnico em agropecuária do IFF
14h- Saída para a Unidade Demonstrativa de Sao José de Ubá – Encontro no estacionamento do IFF
14h40 – Visita à Unidade Demonstrativa de São José de Ubá, propriedade do Sr. José Roberto (apresentação das novas cultivares, plantio consorciado de maracujá com laranja e boas práticas de prodrução) – Dr. Fábio Faleiro, Dr Francisco Maldonado e Sr José Roberto.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br