Campos dos Goytacazes (RJ),quarta-feira, 24 de outubro de 2012 – nº 3.096
Antropóloga fala sobre a ‘cultura da felicidade’

Palestra abriu a VI Semana do Servidor da UENF, que se estende até sexta-feira
Liberdade. Este é um dos ingredientes fundamentais para atingir a felicidade, na visão da antropóloga Míriam Goldenberg, que proferiu na manhã desta quarta-feira, 24/10, a palestra de abertura da VI Semana do Servidor da UENF. Intitulada “A cultura da felicidade”, a palestra lotou o auditório 4 do Centro de Convenções da UENF.
Professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, Míriam Goldenberg abriu a palestra falando sobre a vida de Leila Diniz, que foi o foco de sua pesquisa de doutorado. Morta prematuramente em 1972, num acidente aéreo, Leila Diniz se transformou, segundo Míriam, em um mito da liberdade/felicidade da mulher brasileira.
— Ela foi perseguida pela ditadura militar sem ser uma militante, apenas por falar e fazer o que tinha vontade — disse.
Durante a palestra, a antropóloga apresentou resultados de algumas de suas pesquisas, como a que aborda o “corpo no Brasil”. Segundo ela, no Brasil o corpo é um capital, uma riqueza. Isto explica a obsessão pelo físico “perfeito” que domina homens e, principalmente, mulheres brasileiras.
— Ao contrário de outros países, aqui o corpo é mais importante que a roupa. Esta é mero acessório para um corpo que deve ser exibido. Por isso investimos tanto na construção deste corpo ideal — afirmou.
Neste contexto, o processo de envelhecimento é encarado com muito menos naturalidade do que ocorre em outros países, com mais ênfase entre as mulheres.

—No Brasil, a mulher já começa a sofrer com o envelhecimento aos 30 anos. Na Alemanha, por exemplo, aos 60 a mulher nem fala nisso, a menos que tenha qualquer problema físico concreto — disse.
A abertura da VI Semana do Servidor da UENF teve a participação do reitor em exercício, Edson Correa; do diretor Geral Administrativo, Antônio Constantino de Campos; e da representante do Setor de Desenvolvimento Humano da UENF, Ana Terezinha Queiroz Peixoto.
Ao final da palestra, foi sorteado um tablet entre os participantes. Miriam Goldenberg também sorteou um de seus livros: o recém lançado Tudo o que você não queria saber sobre sexo, da Editora Record. Nesta quinta, serão sorteadas duas bicicletas e, na sexta, um aparelho de TV/monitor LED 24.
Confira a programação completa da VI Semana do Servidor da UENF em formato texto ou em formato jpg.
Inscrições para Pré-vestibular Teorema até 14/12
Estão abertas até 14/12 as inscrições para o Pré-Vestibular Teorema 2013. No total, o curso está oferecendo cerca de 80 vagas. Os candidatos aprovados fora do número de vagas ficam em um cadastro de reserva, e à medida que ocorrerem desistências, no período de três meses, poderão serão convocados para ingressar no cursinho.
O curso é direcionado ao público interno e externo. O público interno compreende os servidores da UENF, Fenorte e Tecnorte, bem como os funcionários terceirizados de Vigilância e Limpeza, bem como seus parentes diretos. Neste caso, não é necessário fazer a prova de seleção. É preciso, no entanto, estar matriculado no 3° ano do Ensino Médio ou já tê-lo concluído.
Público externo — Qualquer pessoa da comunidade que esteja no 3° ano do Ensino Médio ou já o tenha concluído pode ingressar através de uma prova de seleção. O curso é totalmente gratuito, sendo cobrada apenas uma taxa de inscrição no valor de R$ 30, a ser depositada na conta Fundenor/UENF/Prestação de serviços nº 48925-5 agência 0005-1 do Banco do Brasil. Para efetuar a matrícula, os interessados devem apresentar cópia de identidade (ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência, e, 1 foto 3/4, além do pagamento da taxa de matrícula.
Ministrado por alunos de pós-graduação da UENF (mestrado e doutorado), o curso tem a duração de um ano e funciona no prédio do CCTA da UENF (último prédio) no período noturno (18h20 às 22h30).
Os interessados devem se dirigir à Coordenação do Pré-vestibular, que funciona no Prédio P4 Térreo, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou entrar em contato através do telefone (22)3722-1087.
Curso de formação de professores em informática educativa

Está sendo realizado na UENF o curso de Extensão: “A capacitação docente para o uso das novas tecnologias na escola: uma estratégia para a melhoria da educação pública em Campos dos Goytacazes”. Coordenado pelo professor Carlos Henrique Medeiros de Souza (CCH), o curso tem como objetivo capacitar os professores para a utilização das novas tecnologias que já estão sendo disponibilizadas nas escolas como um recurso didático pedagógico.
O curso vem ocorrendo todas as quartas na parte da tarde, desde o mês de setembro, na bancada de informática do CCH. A carga horária é de 40 horas, sendo 20 horas presenciais e 20 horas a distância. O curso é oferecido a professores da educação básica da rede pública de Campos dos Goytacazes , começando com um grupo de professores do Isepam.
A programação é composta por oito módulos ministrados por professores e bolsistas do mestrado em Cognição e Linguagem da UENF e também por professores convidados de outras instituições que tratam de diversos temas como “O uso do blog como ferramenta pedagógica”, “Educação inclusiva e as Novas Tecnologias”, “Aprendendo sobre as redes sociais digitais”, entre outros.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br