25/05/12

Campos dos Goytacazes (RJ),sexta-feira, 25 de maio de 2012 – Número 3.044

Enem 2012: inscrições começam nesta segunda

Exame é o vestibular para todos os cursos presenciais de graduação da UENF

Alunos no campus Leonel Brizola em início de ano letivo
Enem: porta de entrada para a UENF

As inscrições para o Enem 2012, cujas notas serão integralmente utilizadas para acesso aos cursos de graduação presencial da UENF em 2013, estarão abertas das 10h de 28/05/12 até as 23h59 do dia 15/06/12. As provas serão aplicadas nos dias 03 e 04/11/12.

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e o candidato deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição. Para os demais casos, a taxa é de R$ 35,00 e deve ser paga até o dia 20/06/12, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

Como informa a Assessoria de Comunicação do MEC, a nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em uma lista de universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras, que concede bolsas para intercâmbio no exterior. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

As provas serão aplicadasao mesmo tempo em todos os Estados, a partir das 13h, horário de Brasília, nos dias 03 e 04/11/12. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. O gabarito está previsto para o dia 07/11/12. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28/12/12.

Leia mais na página do MEC.

Professor de Filosofia levanta debate no Blog Ciência UENF

Professor de Filosofia Julio Cesar Ramos Esteves: contrário ao aborto
Esteves: sacralização ou banalização

Um tema delicado, mas raramente debatido em profundidade, está caminhando para bater o recorde de visualizações e comentários no Blog Ciência UENF: o aborto dos anencéfalos, recentemente permitido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Logo após a decisão do STF, em abril, o blog publicou matéria onde um especialista em Neurobiologia afirma que o bebê anencéfalo é incapaz de ter consciência e de ter sensações somáticas ou executar movimentos voluntários. Ao ler a postagem nos Estados Unidos, onde está por concluir o pós-doutorado dedicado ao estudo de questões relacionadas à Ética, o professor de Filosofia Julio Cesar Ramos Esteves propôs um debate interdisciplinar sobre a questão. Mesmo antes de retornar ao Brasil, concedeu entrevista pela internet ao Blog Ciência UENF.

– Suponha que um médico lhe diga que você tem um problema tão sério no cérebro que não terá como sobreviver por mais de uma semana. Você acharia plausível que ele quisesse interromper logo a sua vida, alegando, por exemplo, que você só vai dar uma despesa inútil consumindo alimentos para manter uma vida sem perspectiva?  Evidentemente, você não concordaria com isso – dispara o professor.

Para Esteves, a institucionalização do aborto no caso dos anencéfalos tende a levar à oficialização da prática em outros casos de anomalias fetais, legitimando práticas de eugenia.

– Se o critério apresentado para justificar a interrupção da gravidez está baseado numa relação mercantilista entre “custo/ benefício” (…), então se abre o caminho para a permissão da prática em outras formas de anomalias fetais. Foi exatamente tendo por base princípios de relação custo/benefício para a sociedade que os nazistas autorizaram e praticaram o aborto em tais circunstâncias, ou seja, exatamente a prática da eugenia – afirma o professor, para quem não há meio termo entre a sacralização e a banalização da vida humana.

A oposição visceral do professor despertou reações acaloradas entre os leitores do blog. Um deles estranhou a ‘virulência’ da entrevista e acusou o filósofo de usar ‘falácias lógicas’. Mas houve quem desse ‘parabéns’ e quem manifestasse concordância com a argumentação do professor mesmo sem ser seu ‘fã’.

– A ciência não explica tudo, mas isso não ocorre em virtude de alguma deficiência dela, e sim da sua natureza. A ciência se ocupa com o ser das coisas, e a ética se ocupa com o dever ser. Isto não significa que conhecimentos científicos não sejam relevantes na determinação do que se deve fazer em determinadas ocasiões – escreve Esteves, em resposta a um dos comentários.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso e Rebeca Picanço
E-mail: uenf@uenf.br