Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 25 de novembro de 2011 – Nº 3.011
Exposição resgata história do Liceu
Será inaugurada nesta sexta-feira, 25/11, às 19h, a exposição “Patrimônio escolar, patrimônio da cidade“, no Liceu de Humanidades de Campos. Segundo a curadora da mostra, professora Silvia Alicia Martinez (CCH/UENF), serão expostas fotografias que retratam o cotidiano extra e intramuros do Liceu e que conformam parte da memória visual da instituição, assim como de trechos de relevantes vestígios das múltiplas produções escritas realizadas pelos alunos.
– Esta exposição inaugura um ciclo maior que pretende, em 2012, tornar pública parte do significativo acervo histórico produzido ao longo da história do Liceu. Queremos chamar a atenção da comunidade para a necessidade da preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural do Liceu – firma Silvia.
Veja o cartaz da mostra.
A equipe responsável pela mostra é composta ainda por Teófilo Augusto da Silva e Paulo Damasceno (assistentes de curadoria); Maria Amélia Pinto Boynard, Leandro Garcia Pinho, Fabiana Monteiro Viana, Lígia de Freitas Sodré, Jussara Scáfura Mesquita Viana, Márcio Andrade Lyrio Baldes, Michele dos Santos da Silva Gama e Rafaela Machado Ribeiro.
A mostra se insere no projeto “Preservação do patrimônio histórico e divulgação da cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos (1880-1980)”, coordenado pela professora Silvia Alicia Martinez e realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF (PROEX/UENF).
Composto por três fundos documentais relativos ao próprio Liceu, à Escola Normal de Campos e à Escola Modelo Seis de Março – instituições de grande importância na região desde finais do Império e início da República -, o acervo passou por processos de identificação, higienização, catalogação e, em parte, restauração e digitalização.
Em 2010, teve início um trabalho de revalorização do patrimônio do Liceu, envolvendo diversas atividades e atores escolares, como professores, alunos, gestores e funcionários, além de ex-alunos. Foram realizadas, entre outras atividades, oficinas sobre a história da instituição e eventos de divulgação local, como visitas guiadas pelo prédio histórico e mostras temáticas com parte dos resultados do projeto.
X Congresso Latino-Americano de Humanidades
O Congresso Latino-Americano de Humanidades de 2012, que acontece entre os dias 16 e 18 de fevereiro, terá a participação da UENF. Em sua décima edição, o tema central será ‘Gestão do Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável’. O congresso ocorre no campus da Universidade de Guanajuato, no México, e o prazo para submissão de trabalhos se encerra em 01/12/11.
Três professores da UENF integram o Comitê Internacional: Bianka Pires André (LEEL/CCH), Carlos Henrique Medeiros de Souza (LEEL/CCH) e Sérgio Arruda de Moura (LEEL, diretor do CCH).
O objetivo geral do congresso é oferecer um ambiente de reflexão, discussão, análise e compartilhamento de avanços das pesquisas e da experiência entre os profissionais de diferentes áreas do conhecimento no setor público e demais organizações que queiram melhorar o ensino e a aprendizagem focando o desenvolvimento sustentável na América Latina.
No decorrer do evento serão abordados temas como ‘As redes sociais digitais nos processos educativos’; ‘Experiências educacionais sobre a sustentabilidade: inclusão curricular’ e ‘Educação latino-americana para o desenvolvimento teórico sobre o desenvolvimento sustentável: assuntos, áreas e categorias de análise’.
Equipe do Campos Rugby tem alunos da UENF

Campos tem um time de rugby, e mais de dez jogadores são alunos ou ex-alunos da UENF. A equipe foi campeã da segunda divisão do Estado do Rio neste ano, e em 2012 vai disputar a divisão principal. Tendo como treinador principal o argentino Ricardo Oscar Priore, o time do Campos Rugby já tinha sido vencedor da segunda divisão de 2010, mas o torneio foi experimental e não deu acesso à divisão de elite.
Diferentemente do futebol, onde cada time tem um técnico, o rugby envolve o trabalho de vários treinadores. Ricardo Priore é o técnico geral e dos jogadores mais pesados. Raul Azevedo, ex-aluno do curso de Física da UENF, é o técnico dos jogadores mais velozes. Raul lembra que tentou a criação de um time de rugby quando estudou na Universidade, mas na ocasião não teve sucesso. Jogador há dez anos, já teve passagens pelo time de Cabo Frio e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Na noite desta quinta, 24/11, o time fez um jogo-treino com a equipe de Mariano Moreno, da cidade argentina do mesmo nome. O início do jogo atrasou, e no fechamento desta matéria os argentinos tinham marcado um ponto (try) aos 15 minutos do primeiro tempo.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Estagiários de Jornalismo: Rafaella Dutra e Mário Sérgio de Souza Pinto Junior
E-mail: uenf@uenf.br