Campos dos Goytacazes (RJ), quinta -feira , 26 de setembro de 2013 – Nº 3.189
Livro relata experiência com alunos do Proeja
Obra é a primeira lançada pela EdUENF após a instituição de seu Conselho Editorial
A EdUENF, editora da Universidade Estadual do Norte-Fluminense, acaba de lançar o primeiro título após a instituição de seu Conselho Editorial. Trata-se do livro “Investigação e Ensino de Ciências – Experiência em Sala de Aula do Proeja”, organizado pelo professor Sérgio Arruda de Moura, editor-chefe da EdUENF, e pela professora Marília Paixão Linhares, do Laboratório de Ciências Físicas do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (LCFIS). O livro marca o encerramento do projeto Educando Jovens e Adultos para a Ciência com Tecnologias de Informação e Comunicação iniciado em 2006 através de um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Trata-se de um projeto realizado em parceria com a UENF, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e o Instituto Federal Fluminense (IFF), com o objetivo de propor inovações pedagógicas no ensino de ciências. Os capítulos, escritos por alunos e professores do Programa, apresentam reflexões sobre as ações desenvolvidas no âmbito do projeto e revelam diferentes olhares sobre o processo de aprendizagem de jovens e adultos.
— A UENF possui a tarefa de formar professores e o IFF de recebê-los para que possam desenvolver o trabalho nas turmas do Proeja — diz Marília.
O Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foi instituído no ano de 2005 com a intenção de contribuir para a superação do quadro da educação brasileira que apontou, em 2003, que 68 milhões de jovens e adultos trabalhadores brasileiros não haviam concluído o ensino fundamental e apenas 6 milhões estavam matriculados no Ensino para Jovens e Adultos (EJA).
A proposta de integrar a educação profissional à educação básica de forma a desenvolver a capacidade crítica e intelectual pode implicar em alguns desafios, como o longo período que os alunos ficaram fora da escola e o pouco tempo que eles têm para se dedicar ao estudo. Mas a doutoranda Cassiana Hygino, que lecionou no projeto durante 1 ano e meio, garante que os obstáculos foram superados e aponta os resultados positivos da experiência.
— O ensino de física para jovens e adultos tem como vantagem a experiência que os alunos carregam ao longo de sua vida. Determinados conceitos são facilmente relacionados ao seu cotidiano. Além disso, são alunos que percebem a importância dos assuntos estudados para a sua formação – afirma.

Cassiana relata no livro que uma das estratégias utilizadas em sala de aula era referente ao uso da história da física no ensino. Os conteúdos trabalhados se relacionavam a episódios da história da ciência que ocorreram no Brasil colonial.
— O caso do estudo do movimento do pêndulo simples foi relacionado ao episódio do francês Pierre Couplet que utilizou um relógio de pêndulo para verificar a controvérsia sobre o formato da Terra, se era achatada ou arredondada nos pólos. Já no estudo do telescópio a ênfase foi dada a utilização do telescópio pelo jesuíta Valentim Estancel na observação de cometas. A partir deste episódio foi possível estudar os tipos de lentes usadas em diferentes telescópios – explica Cassiana.
Além de Cassiana também compõem o livro os relatos dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais Renata Lacerda Caldas, João Paulo Erthal, Nilcimar dos Santos e Maria Helena Pamplona; e dos professores do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem Gerson Tavares do Carmo e Silvia Alícia Martinez.
Segundo a professora Marília, o livro é uma maneira de divulgar os resultados do trabalho e também serve como suporte para outros cursos.
— O lançamento desse livro marca a retomada da EdUENF, que existe desde 2002. Nosso conselho editorial atua na intenção de avaliar e criterizar a produção científica da Universidade. Os originais serão apresentados, como é de praxe, a um conselho consultivo especializado no assunto abordado, que estão sendo constituídos – diz Sérgio Arruda.
“Investigação e Ensino de Ciências – Experiência em Sala de Aula do Proeja” ainda não tem data de lançamento oficial, mas já se encontra disponibilizado nas bibliotecas da UENF e do IFF.
Rebeca Picanço
UENF sedia consulta pública sobre recursos hídricos nesta sexta
A UENF vai sediar nesta sexta-feira, 27/09, das 9h30 às 17h, a terceira consulta pública do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI-RJ). O Plano é uma ferramenta para o planejamento dos usos múltiplos das águas e tem por objetivo fundamentar e orientar a formulação de uma política estadual de recursos hídricos e o seu gerenciamento.
Tendo como base nove regiões hidrográficas, o PERHI-RJ traça diretrizes gerais de ação, buscando a sustentabilidade dos diversos usos da água no Estado. As consultas públicas têm por objetivo ampliar a participação da sociedade, validar as informações geradas e permitir o seu aperfeiçoamento. Todo o material elaborado por ser consultado emno site www.hidro.ufrj.br/perhi.
Com previsão de término em dezembro, o Plano utilizará recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI). O seu acompanhamento vem sendo realizado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro, instância responsável por sua aprovação.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br