27/03/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 27 de março de 2013 – Nº 3.136

UENF e Inea assinam protocolo de intenções para UCs

A UENF e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) assinaram na manhã desta terça-feira, 26/03, um protocolo de intenções para a coordenação de três Unidades de Conservação (UCs) no Norte/Noroeste Fluminense: o Parque do Desengano, a Lagoa do Açu e a Estação Ecológica de Guaxindiba. O documento foi assinado durante a abertura do I Encontro Científico da Estação Ecológica de Guaxindiba, no Centro de Convenções da UENF.

— Para fazer uma boa gestão destas áreas, é fundamental o conhecimento. Por isso é tão importante essa cooperação com a UENF — disse a vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi.

Além de Denise Rambaldi, a mesa de abertura teve a presença do reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF, Paulo Nagipe; do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedro Cherene; do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA, André Ilha; e do diretor de Planejamento Ambiental da Prefeitura de Campos, Carlos Ronald, que representou o secretário municipal de Meio Ambiente.

O reitor da UENF ressaltou que o momento é histórico para a região, em virtude dos megaempreendimentos que estão sendo instalados. Ele defendeu um trabalho integrado entre os municípios, além de multidisciplinar, para que tais empreendimentos causem o mínimo impacto possível à região.

— O ambiente não tem fronteiras, por isso as ações têm que ser feitas de forma global. É preciso levar em conta que os processos destrutivos caminham mais rápido que os construtivos. Temos que atuar para que o desenvolvimento seja feito de forma sustentável — disse.

Mudanças na Previdência do Estado

Subsecretário de Fazenda, Paulo Tafner, fala sobre alterações produzidas pela Emenda Constitucional 41

Palestra do subsecretário de Estado de Fazenda do RJ, Paulo Tafner, sobre Previdência na UENF em 26-03-13
Tafner para público da UENF

O subsecretário de Estado de Fazenda, Paulo Tafner, ministrou palestra na última terça-feira, 26/03, no Centro de Convenções da UENF, na qual apresentou as mudanças no regime previdenciário dos servidores públicos, estabelecidas pela Emenda Constitucional 41, de 19/12/03. Tafner, que é membro do Conselho Curador da UENF, economista e doutor em Ciência Política, atuou como coordenador do Grupo de Estudos da Previdência da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do Ipea/RJ.

Tafner observou que a Emenda 41 previu a criação de fundos para servidores públicos. Foi criado um sistema híbrido, através do qual aqueles que recebem salários acima do teto do INSS (R$ 4 mil) podem optar por participar de um fundo de pensão.

— Para cada parte que o servidor entrar, o Estado entra com uma parte igual — explicou.

Grande parte da palestra foi dedicada a justificar a necessidade de alteração nas regras previdenciárias. Ele criticou, por exemplo, o acúmulo de benefícios, inexistente em outros países. Segundo Tafner, o Brasil gasta cinco vezes mais com o pagamento de pensões do que a média mundial.

— A sociedade brasileira mudou, mas a legislação previdenciária não se adaptou às mudanças — disse Paulo Tafner, que também atua como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor do Departamento de Economia da Universidade Cândido Mendes.

Estudo da UENF embasa pedido de subvenção a produtores

Um estudo feito pelo professor José Carlos Mendonça, do Laboratório de Engenharia Agrícola (LEAG) da UENF, embasou um documento entregue aos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário pleiteando o pagamento de uma subvenção aos produtores da ordem de R$ 10,00 por tonelada. O estudo faz uma análise do balanço hídrico do solo nos últimos três anos na região de Campos e seus efeitos sobre a cultura da cana-de-açúcar.

Segundo Mendonça, o estudo  indicou deficiência hídrica em quase todos os períodos avaliados. O balanço hídrico do solo mostrou que a cultura da cana-de-açúcar sofreu deficiência hídrica significativa nas fases de estabelecimento, perfilhamento e de desenvolvimento dos colmos. O tema foi apresentado durante o Seminário da Pós-Graduação em Produção Vegetal, na última quarta, 20/03, na UENF.

— Este estudo foi demandado inicialmente pelo atual Secretário Municipal de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo. Em despacho com os ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, o secretário solicitou o pleito. O mesmo documento foi entregue aos Deputados Federais da região — disse Mendonça.

Além do apoio da UENF, a pesquisa também contou com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para obter os dados meteorológicos.

—  A cooperação entre Governo e Universidade é de grande importância para o desenvolvimento regional. Através de cooperações como esta a Universidade se justifica e retorna à sociedade os investimentos recebidos — afirmou o professor.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br