27/07/12

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira,  27 de julho de 2012 – Nº 3.062

 Juventude em questão

Vânia, da Uerj, falou sobre as ações governamentais voltadas para o jovem

Qual é a condição da juventude no mundo contemporâneo? Esta foi uma das questões abordadas no seminário ‘Juventudes, cultura e contemporaneidade: uma reflexão’, realizado na manhã da última quinta-feira, 26/05, no Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF. O seminário contou com duas mesas de discussão. A primeira, com a presença do professor da UFF Augusto César de Oliveira e a professora da UENF Luciane Soares da Silva, abordou o tema ‘Cultura, subcultura ou contracultura: como compreender as culturas juvenis contemporâneas?’ e abordou a relação da juventude atual com a nova dinâmica social.

Luciane falou sobre a situação dos jovens das favelas cariocas e afirmou que não concorda com a ideia de que o jovem pobre não tem a capacidade de aprendizagem do jovem de classe média.

— A escola não é a única fonte, ele também aprende com os meios de comunicação e com a indústria cultural — disse.

A segunda mesa foi composta pela professora da Uerj Vânia Morales Sierra e pelo assistente social José Botelho. Com o tema ‘As políticas governamentais voltadas para o jovem em conflito com a lei: do código de menores ao Sinase’, a discussão abordou as ações governamentais voltadas para o jovem que está em conflito com a lei.

— A escola continua não aceitando o jovem que vem do sistema socioeducativo, ele já chega carimbado — afirmou José Botelho, representante do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase).

— Segundo o estatuto, governo, família e sociedade devem cooperar na educação do jovem e isso faz com que a execução seja muito complexa — complementou Vânia.

O seminário foi promovido pelo Laboratório de Estudo da Sociedade Civil e do Estado (LESCE) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Urbano-Regional (GEPUR) com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).

— O objetivo foi articular conhecimentos entre instituições acadêmicas, governamentais e a comunidade campista, propiciando um debate democrático capaz de contribuir para o entendimento de uma sociedade menos desigual, evidenciando diversas questões pertinentes ao papel da juventude na atualidade — afirma a professora Wânia Mesquita, do CCH, responsável pelo evento.

Encontro de Incubadoras Populares de 02 a 04/08 na UENF

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da Pró-Reitoria de Extensão da UENF, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), realiza de 02 a 04/08, no Centro de Convenções da UENF, o VIII Encontro da  Região Sudeste da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e  VIII Formação de Formadores da Região Sudeste. O evento terá como tema  “Relação entre os Movimentos Sociais e as ITCPs como forma de luta e transformação social” e terá a  participação de 19 incubadoras de universidades da Região Sudeste, como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade  de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Estadual  Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras.

A programação inclui atividades culturais, como sarau, apresentação de  música e mostra de cinema, oficinas diversas, desconferências e grupos de trabalho. Também serão feitas visitas a locais de movimentos sociais e empreendimentos de economia solidária, como a Fábrica de  Doces de Ururaí, financiada pelo Projeto Rio Rural, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater), e a Cooperativa de Costureiras de Rio Preto. A coordenadora da ITEP e organizadora do evento, Nilza Franco Portela, explica que o Encontro  de ITCPs ocorre anualmente e essa será a primeira vez que o  evento será realizado em Campos — no ano passado foi realizado em Bauru-SP.

— Todo ano 19  incubadoras se encontram para discutir temas ligados às  suas atividades de extensão e de interesse dos empreendimentos incubados, com o objetivo de ampliar os conhecimentos das equipes (formadores) e melhorar o atendimento. A realização desse evento só foi possível graças ao apoio do atual reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, que, quando era pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários,  acolheu o Encontro na UENF. O VIII Encontro de ITCPs sendo realizado em Campos vai fortalecer as atividades da Incubadora (ITEP/PROEX) e estabelecer novas parcerias de trabalho  com outras incubadoras que virão para esse evento — diz Nilza. (Colaboração: Wesley Machado, da ITEP/UENF)

Contratação temporária: locais de prova

Um total de 353 candidatos disputam neste domingo, 29/07, 22 vagas para servidor da UENF através de contratação por tempo determinado. A Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulgou na tarde desta quinta-feira, 26/07, a lista de candidatos inscritos e os locais de prova.

As provas (de redação) serão realizadas das 9h às 10h30 no Prédio da Reitoria. Os candidatos devem chegar ao local com uma hora de antecedência, portando documento oficial com foto e comprovante do pagamento da taxa de inscrição. Os candidatos aprovados na prova serão convocados para entrega de currículo.

São 04 vagas para Profissional de Nível Superior/Análise de Sistemas e Suporte; 07 para Profissional de Nível Médio/Informática e 11 para Profissional de Nível Médio/Assistente Administrativo. As inscrições podem ser feitas até 24/07.

Os salários variam de R$ 2.692,54 (nível superior) a R$ 1.808,04 (nível médio). As contratações serão feitas pelo prazo de sete meses, podendo ser prorrogadas por igual período, até o prazo máximo de cinco anos.

Veja a relação de candidatos cujos pedidos de isenção da taxa de inscrição foram deferidos.

Veja mais informações sobre o processo seletivo no Edital publicado no Diário Oficial de 17/07/12:

Edital Contratação Temporária – D.O. 17/07/12 – p.87

Edital Contratação Temporária – D.O. 17/07/12 – p.88

Portaria Reitoria – D.O. 17/07/12 – p.12

Portaria Reitoria – D.O. 17/07/12 – p.13

Arraiá da Terceira Idade hoje na UENF

O projeto de extensão Terceira Idade em Ação, coordenado pela professora Rosalee Istoe (CCH/UENF), realiza nesta sexta, 27/07, às 17h, o ‘II Arraiá da Terceira Idade’, na quadra desportiva coberta que fica ao lado do CCH. O evento terá comidas típicas, músicas, danças e muitas atrações características das festas julinas, e é dirigido a todos os idosos que participam do projeto, bem como seus convidados. Os participantes devem se vestir a caráter.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso e Rebeca Picanço
E-mail: uenf@uenf.br.