Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 29 de março de 2012 – Número 3.035
‘Terceira Idade em Ação’

É verdade que os jovens constituem a maioria das pessoas que passam todos os dias pelo campus da UENF. Mas desde junho do ano passado, o ambiente universitário tem sido dividido também com um grupo de 65 idosos em busca de atividades de esporte, cultura e lazer. Eles participam do projeto de extensão “Terceira Idade em Ação”, coordenado pela professora Rosalee Istoe, do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem (LEEL) do Centro de Ciências do Homem (CCH).
O projeto teve início em junho de 2011 e tem por objetivo a inclusão dos idosos no meio acadêmico, levando-os, ao mesmo tempo, a adquirir conhecimentos e a ter maior qualidade de vida. Na UENF, eles participam de oficinas de informática, nutrição e gastronomia, caminhadas, yoga, meditação, hidroterapia, fisioterapia, arteterapia, passeios (turismo, ecologia e preservação do meio ambiente) entre outras atividades. O projeto conta com a parceria da Fenorte, oportunizando a participação de profissionais no acompanhamento das ações e no seu desenvolvimento.
— Desenvolvemos com eles atividades que levam em conta a necessidade física e o equilíbrio emocional. Aqui eles produzem, mostram que são capazes, conhecem novas pessoas e ampliam suas redes de contato, saindo da ociosidade e do isolamento — afirma a professora, que é formada em Psicologia e tem doutorado em Ciências.
Segundo Rosalee, a maioria dos participantes é constituída por mulheres. No último dia 16, tiveram início as aulas de hidroterapia, com a professora Alice Tannus. São duas turmas, em dois horários: 7h às 8h e 8h às 9h, na piscina ao lado do prédio do CCH.

A aula de yoga, que acontece às segundas e quintas-feiras, é a favorita de Regina do Espírito Santo. Ela enfatiza a possibilidade de desenvolver, ao mesmo tempo, o corpo e a mente.
— Sinto-me privilegiada por poder participar desse projeto. A ioga, além de mexer com o nosso lado emocional, trabalha a nossa flexibilidade também. E isso é muito importante em tudo que fazemos — diz.
As atividades do projeto ‘Terceira Idade em Ação’ mudaram a vida de Letilva de Almeida Marins e Conceição de Maria Peixoto. Elas contam que hoje se sentem muito mais dispostas e felizes.
— Eu agora saio de casa, tenho mais disposição para fazer as coisas, tudo está melhorando. Os órgãos que antes não “funcionavam” tão bem, hoje estão melhores e fazem a minha vida melhor — diz Letilva.
As atividades acontecem todos os dias, segundo um cronograma. E, a cada dia, cresce o número de participantes.
— Eu fiquei sabendo dessas atividades através da Rose, que participa desde o ano passado. E hoje posso dizer que voltei a viver — afirma Conceição de Maria.
Os interessados em participar do projeto devem se dirigir ao LEEL (sala 203 do CCH), das 8h às 12h, portando uma foto 3×4 e um atestado médico.
(Fúlvia D’Alessandri e Rafaella Dutra, com colaboração de Wesley Machado)
Pesquisa aborda controle biológico de pragas
Estudo que constata importantes implicações para o controle biológico de pragas será apresentado nesta sexta, 30/03, às 14h, no miniauditório do CCTA (P4). Trata-se da defesa de dissertação do mestrando Fortunato Brunetti Lambert, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, intitulada ‘Seleção do local de oviposição por Ceraeochrysa spp. (insecta: neuroptera: chrysopidae): a preferência pela presa está associada ao melhor desempenho da prole‘. O trabalho tem a orientação do professor Gilberto Soares Albuquerque (LEF/CCTA). A banca examinadora contará com a presença dos professores Daniela Rodrigues (UFRJ), Milton Erthal Júnior (IFF) e Richard Ian Samuels (LEF/CCTA).
Florestas de mangue em pesquisa da UENF
Pesquisa feita pela mestranda Gabriela Calegário, que analisa a relação entre as florestas de mangue e as características abióticas do sedimento, será defendida nesta sexta, 30/03, às 14h, na sala 107 do CBB. Gabriela, que é aluna do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, teve a orientação da professora Elaine Bernini (UFPB) e co-orientação do professor Marcos Sarmet Moreira de Barros Salomão (LCA/UENF). Intitulada ‘Aspectos estruturais da vegetação do manguezal do estuário do rio São João, RJ‘, a dissertação será avaliada por uma banca formada pelos professores Erminda da Conceição Guerreiro Couto (Uesc), Cristina Maria Magalhães de Souza (LCA/CBB) e Marcelo Trindade Nascimento (LCA/CBB), além dos orientadores.
UENF inicia parceria com Jornal Bem Viver
A UENF está iniciando uma parceria com o Jornal Bem Viver. A partir deste mês, o Jornal trará em todas as suas edições uma matéria sobre ciência redigida pela equipe de jornalismo da Assessoria de Comunicação da UENF. A primeira matéria, intitulada “A ciência do aquecimento global”, trata do livro homônimo, escrito pelo professor Marcelo Silva Sthel (LCFIS/UENF) e pelo mestre em Ciências Naturais pela UENF Joziel Costa Creton.
Criado há seis anos, o Jornal Bem Viver tem periodicidade mensal e também pode ser acessado no endereço http://www.jornalbemviver.com.br/. Editado pela jornalista Cláudia Eleonora, o jornal tem como foco matérias sobre sustentabilidade, qualidade de vida e responsabilidade socioambiental.
— Como veículo de informação, temos a obrigação de mostrar as ações, projetos e pesquisas desenvolvidos pela UENF cujo objetivo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Infelizmente ainda existe muito desconhecimento sobre isso — disse a jornalista.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiária de Jornalismo: Rafaella Dutra
E-mail: uenf@uenf.br