Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 30 de maio de 2012 – Número 3.045
UENF em novo ranking internacional
Em volume e impacto das pesquisas, Universidade aparece entre as 62 instituições de melhor pontuação na América Latina

A UENF figura em novo ranking das melhores universidades latino-americanas ou ibero-americanas. Na avaliação da Scimago Institutions Rankings (SIR) sobre performance em pesquisa, a UENF ocupa a 62ª posição na lista da América Latina e a 116ª na relação ampliada que inclui as instituições de Portugal e Espanha. Os dados foram retirados da base Scopus, considerada uma das mais abrangentes do mundo.
O ranking SIR leva em conta cinco indicadores principais: produção científica; colaborações internacionais; impacto científico ponderado; porcentagem de publicações em periódicos de alto prestígio; e uma espécie de ‘taxa de excelência’, associada ao percentual da produção científica incluída nos 10% de trabalhos mais citados no mundo nas respectivas áreas.
Os números indicam que, em relação ao levantamento anterior (2011), a UENF teve crescimento em indicadores de volume de produção científica (+14%), de colaborações internacionais (+5,3%) e de ‘taxa de excelência’ (+4,2%). Seguindo tendência da maioria das universidades brasileiras melhor colocadas no ranking, a UENF teve decréscimo em índices de impacto da produção (-6,5%) e de publicação nos periódicos de alto prestígio (-1,2%). As informações podem ser consultadas aqui.
Outros rankings – Em outro levantamento, baseado em critérios diferentes (não restritos à pesquisa) e divulgado em 2011 pela agência britânica QS, a UENF foi relacionada entre as 88 melhores da América Latina. Já segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, que compila conceitos dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação e ainda condições de infraestrutura, a UENF vem se mantendo entre as 15 de melhor pontuação no país (2007/2008/2009/2010).
Pesquisador da URFGS ministra seminário nesta quinta
O pesquisador José Artur Chies, docente da área de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministra nesta quinta, 31/05, às 16h, no auditório II do P4, o Seminário do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB/UENF). O título é “A molécula de MHC não clássico HLA-G da tolerância materno-fetal a doenças autoimunes”.
José Arthur vai apresentar uma síntese dos resultados dos trabalhos do seu grupo – na maioria, envolvendo alunos do programa de pós-graduação em Genética da UFRGS, nível 7 na Capes.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso e Rebeca Picanço
E-mail: uenf@uenf.br