Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira 30 de agosto de 2012 – Número 3.074
Restrições à propaganda eleitoral
Em ofício recebido pela Reitoria da UENF nesta quinta, 30/08/12, a juíza Gracia Cristina Moreira do Rosário, da 100ª Zona Eleitoral, em Campos (RJ), comunica não ser permitido que veículos adesivados com propaganda de candidatos às eleições municipais fiquem estacionados no pátio da Universidade. No Ofício 709/12, de 29/08/12, a juíza argumenta que este procedimento fere o disposto no artigo 10 da Resolução TSE 23.370/2012.
Segundo contato com o Gabinete da Reitoria, a determinação não proíbe que carros adesivados com propaganda entrem no campus – por exemplo, para deixar ou apanhar alguma pessoa -, mas sim que tais veículos permaneçam estacionados no pátio da Universidade.
Imediatamente após o recebimento da comunicação, o Gabinete da Reitoria determinou providências às instâncias responsáveis e ampla divulgação junto à comunidade universitária.
Relógio de sol será restaurado
Inaugurado há mais de 15 anos pelo falecido astrônomo Marcomede Rangel Nunes, o relógio de Sol do campus Leonel Brizola, da UENF, motivou nesta quarta, 29/08, uma manifestação pela sua restauração. Estudantes e professores lembraram o valor científico do monumento, que foi o primeiro do gênero em Campos. Incorporando a causa, a Reitoria anunciou que pretende incluir a restauração na preparação dos 20 anos da UENF, a serem comemorados ao longo de 2013.
Membro fundador do Clube de Astronomia Louis Cruls, o físico Marcelo de Oliveira Souza, professor da UENF, lembrou que Marcomede Rangel foi um dos maiores divulgadores da Astronomia no Brasil, tendo implantado relógios de Sol em diversas partes do país. O mais famoso é o de Brasília, feito em parceria com Oscar Niemeyer. Em Campos, Marcomede também implantou um no atual Instituto Federal Fluminense (IFF), que funciona na Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea).
Segundo Marcelo, embora nunca tenha passado por reforma, o relógio da UENF manteve sua estrutura e só necessita de manutenção na parte externa para voltar a funcionar. O principal papel do relógio é a divulgação da Astronomia, pois permite que a passagem do tempo seja medida tendo o Sol como referência.
— Trata-se do primeiro instrumento utilizado pelo homem para contar as horas e tem o funcionamento muito simples: basta uma superfície com marcações indicando as horas e um pino, cuja sombra funciona como um ponteiro — diz.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br.