Campos dos Goytacazes, quarta, 30 de novembro de 2011 – Nº 3.013
UENF prepara novo Planejamento Estratégico Situacional

A UENF terá novo Planejamento Estratégico Situacional (PES). No período de 12 a 16/12, o Colegiado Executivo (COLEX) – presidido pelo reitor e integrado pelo vice-reitor, diretores de Centro, pró-reitores e diretores vinculados à Reitoria – estará dedicado de forma praticamente integral às atividades do PES. Segundo a metodologia prevista, as discussões também envolverão chefes de laboratório, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação e ainda coordenadores de extensão.
As atividades terão a participação de dois consultores: Fernando Antonio Paula Nacif e Luiz Francisco Vincensotti Junior. Mestre em Ciências Sociais / Gestão de Cidades, Nacif trabalha como consultor em políticas públicas e planejamento estratégico desde 1993, tendo sido assessor de movimentos populares e sindicais da Fundação Casa do Trabalhador e coordenador da Divisão de Ação Social da Regional Vale do Jequitinhonha da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social de Minas Gerais. Luiz Vicensotti é pedagogo e tem experiência em ações de Planejamento Estratégico no Pará, Bahia e São Paulo.
A confirmação do período para o PES ocorreu durante a reunião do COLEX desta terça, 29/11. O reitor Silvério de Paiva Freitas fez um apelo para que todos os membros do Colegiado se esforcem para tomar parte nas discussões, mesmo tendo que abrir mão de outros compromissos. ‘Trabalhar com planejamento é muito melhor’, disse.
Em 2003 a UENF experimentou processo semelhante. Dentre as metas então alcançadas estão a implementação de um Plano de Cargos e Salários, a criação de laboratórios e de cursos. A dinâmica do PES prevê consulta às bases, definição de metas com prazos, identificação de gargalos ou obstáculos e delegação de responsabilidades para sua superação.
Blog “Ciência UENF” está no ar

A Assessoria de Comunicação da UENF (ASCOM) lançou na manhã desta quarta, 30/11, o blog “Ciência UENF”, mais novo canal de divulgação da ciência do município de Campos. Além de servir de fonte permanente de notícias sobre as pesquisas e atividades acadêmicas da UENF e de outras instituições, o blog pretende oferecer às escolas farto material sobre ciência que poderá ser abordado em sala de aula.
— Vamos utilizar uma linguagem própria da divulgação científica. Os textos serão leves, atraentes e acessíveis a todo tipo de leitor — explicou a jornalista Fúlvia D’Alessandri, que coordena a ASCOM/UENF.
Segundo o jornalista Gustavo Smiderle, que também atua na ASCOM, a ideia é que o blog seja uma construção coletiva. O conceito de construção está expresso no logotipo, criado a partir de uma escultura em argila, como explicou o designer Alexsandro Cordeiro de Azevedo, da ASCOM, autor do trabalho. A programação visual ficou a cargo de Felipe Moussallem e Marcus Cunha, do mesmo setor.
Sugestões para o blog Ciência UENF deverão ser enviadas para o e-mail jornalismo.uenf@gmail.com . Além de matérias factuais, o blog terá seções de artigos e, num segundo momento, também colunistas.

Durante o lançamento, no auditório da Casa Ecológica, Fúlvia fez uma apresentação geral do blog, mostrando os seus objetivos e como será o seu funcionamento. Segundo a jornalista, o blog se insere em um conjunto de ações desenvolvidas pela ASCOM com o objetivo de fomentar a cultura de divulgação científica na região.
A produção de matérias vai mobilizar, além dos jornalistas Gustavo e Fúlvia, a equipe de estagiários de Comunicação Social que integra a ASCOM, formada por Mário Sérgio de Souza, Rafaella Dutra, Letícia Barroso, Paolla Martinez, Éder Souza,Victor Matias, Lys de Miranda, Tiago Elias e Kathyleen Machado. Em seu primeiro dia de funcionamento, o blog traz cinco matérias: “Golfinhos que ajudam pescadores”, “Desafios da energia nuclear”, “Espaço para a divulgação científica”, “Qual o fôlego da agricultura familiar?” e “Famílias contemporâneas: quantas voltas o mundo dá!”.
Clique aqui para acessar o blog.
Arte solidária de Tetê Rego
Artista vai participar de Festival no Palácio da Cultura
O II Festival de Economia Solidária, de 08 a 10/12, na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em Campos, terá artesanato, exposições, apresentações culturais e culinária afro-brasileira. A artista plástica Tetê Rego, campista e autodidata, vai participar desse movimento cultural. Ela vai expor trabalhos que trazem reminiscências da infância, especialmente a percepção das diferenças sociais e formas peculiares de expressar a realidade.
Para Tetê, a arte da pintura reflete ‘sentimento, expressão, vida e sobrevivência’. Utilizando o preto e branco, a artista traduz inconformidade com o sofrimento e a dor inerentes à condição humana.
Therezinha Marlene do Rego gosta de Di Cavalcanti e se sente próxima de Van Gogh. Mas diz que não recebeu influências de outros artistas. Seus trabalhos já foram expostos em Campos, no Rio, São Paulo e no exterior.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Estagiários de Jornalismo: Rafaella Dutra e Mário Sérgio de Souza Pinto Junior
E-mail: uenf@uenf.br