Ações

Em construção 

Ações Cine Darcy

Sessão: Curta metragem “Rainha” (03/05/2022)

Participantes: Gabriel Rabello (mediação)

Convidados: Julia Zakia, Sabrina Fidalgo

No dia 02 de maio, às 19:00, no Facebook e Youtube do Cine Darcy, iremos exibimos o curta metragem “Rainha”, com a direção da Sabrina Fidalgo.
Sabrina Fidalgo: diretora do curta metragem e roteirista carioca. Foi considerada como uma das oito cineastas mais promissoras do mundo em uma lista com 36 diretoras internacionais. Seus filmes foram vistos em mais de 300 festivais no mundo. Foi presidente do juri do 48 festival de gramado.
Julia Zakia: estudou Cinema na escola de comunicação e artes da USP (ECA), é especialista em direção e cinematografia.
Rafael dos Santos: Professor associado da UERJ. Especialista em regulação das atividades Cinematográfica e audiovisual da AGENCIA NACIONAL DO CINEMA (ANCINE).

 

Sessão: Levaram o Reitor (04/04/2022)

Participantes: Elis Miranda (mediadora)

Convidados: Patricia Faermann, Paul Palácio, Rosana Rodrigues, Acioli Cancellier.

No dia 04 de abril, às 19:00, no Facebook e Youtube do Cine Darcy, exibimos e debatemos o documentário “ Levaram o Reitor”, produzido por Patricia Faermann.
Acioli Cancellier de Olivo: Pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Doutor em Engenharia Aeronáutica, ativista de Direitos Humanos e da Proteção aos Animais.
Patricia Faermann: Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política e América Latina do Jornal GGN há 8 anos. Produtora, roteirista e entrevistadora dos documentários “O Brasil acolhe bem os refugiados?” (2015), “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015” e “Seguridade Excludente” (2019). Assina o documentário Levaram o Reitor (2021).
Raul Palacio :Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Pesquisador na área de Materiais Compostos e Biomateriais. Responsável pelo programa de extensão UENF portas abertas e coordenador do programa Conhecendo a UENF. Desde 2020 Reitor da Instituição.
Rosana Rodrigues: Engenheira Agrônoma, Doutora em Produção Vegetal. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e bolsista de produtividade 1B do CNPq. Vice-reitora da UENF.

Sessão: Imemorial (07/03/2022)

Participantes: Elis Miranda (Mediadora)

Convidados: Larissa Lafif, Karine Jansen, Celso Cabral, Luciana Porto e Odin Gabriel.

O espetáculo teatral IMEMORIAL trata do imaginário da região amazônica que vai sendo apresentado e decifrado por meio da história de vida de uma personagem, que vai sendo trançada com a história da atriz. A sessão foi transmitida pelo Facebook e Youtube.

Sessão: A Flauta de Barro no Carimbó de Icoaraci (13/12/2021)

 

Convidados: Silvio Barbosa, Mariza Barbosa e Giovane do Nascimento.

No dia 13 de dezembro, segunda-feira, exibimos e debatemos o documentário, às 19 horas, na página do Cine Darcy no Facebook e YouTube.

O documentário aborda a confecção e os diversos usos da Flauta de Barro. Ao longo da obra, mostra-se o processo de criação do instrumento por Silvio Barbosa, assim como a sua incorporação no carimbó de Icoaraci. É enfatizada a relação entre a produção do instrumento com a música local, assim como a arte/artesanato da região.

 

Sessão: Meu Bairro, Minha Língua (08/11/2021)

Participantes: Elis Miranda (mediadora).

Convidados: Mila Schiavo, Vinícius Terra e Yuri Costa.

Realizamos em 08 de novembro de 2021 a transmissão, pelos canais YouTube e Facebook do Cine Darcy, do primeiro episódio da websérie Meu Bairro, Minha Língua, cujo tema central é o sentido da lusofonia na construção dos territórios de língua portuguesa.

Após a exibição, houve o debate com a presença do idealizador do audiovisual, o rapper Vinícius Terra e os convidados Mila Schiavo – produtora musical e musicista; Yuri Costa – cientista social.

 

Sessão: Abraço (11/10/2021)

Participantes: Gabriel Bon Rabello (mediador).

Convidados: Luciane Silva, DF Fiuza e Luciane Silva.

Local: Palco do Teatro Trianon.

No dia 11 de outubro, às 17:00 no canal do youtube e no facebook do Cine Darcy acontecerá uma sessão, em homenagem ao dia do professor em que será exibido e debatido o filme Abraço dirigido por DF Fiuza. Um filme que debate a situação da educação brasileira e o papel do sindicato na construção da defesa pelos direitos das professoras e professores.

Na transmissão estiveram presentes o diretor do filme DF Fiuza; a professora e sindicalista da ADUENF, Luciane Silva e a professora e diretora de comunicação do SINTESE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe, Leila Moraes. Na mediação da sessão estava o bolsista de Universidade Aberta na Gestão Cultural UENF 2020-2024 e mestrando em Sociologia no PPGS/UFF, Gabriel Bon Rabello.

 

Sessão: Cinema e Literatura (18/09/2021)

Participantes: Gabriel Bon Rabello (mediador).

Convidados: Carol Poesia, Adriano Moura e Priscila Viana.

Local: Palco do Teatro Trianon

Em 18 de setembro de 2021, tivemos a sessão CINEMA E LITERATURA. A sessão contou com a participação de: Adriano Moura (IFF CAMPOS); Carol Poesia (UCAM Campos) e a mediação foi realizada por Gabriel Rabello (Cine Darcy) e Priscila Viana (Doutoranda USP).
O evento ocorreu de forma presencial no Teatro Trianon.

 

Sessão: Especial do Oscar 2021 (21/04/2021)

Convidados: Francisco Carbone, Cecília Barroso, Raquel Gomes.

Mediadores: Heitor Benjamim e Pedro Maia.

No dia 21 de abril, o Cine Darcy realizou a sessão Especial do Oscar 2021, recebemos os críticos de cinema Francisco Carbone – jornalista, crítico de cinema, professor, curador; Cecília Barroso – jornalista, crítica de cinema e editora e redatora do site Cenas de Cinema; Raquel Gomes – crítica de cinema, editora e podcaster do site Cinematório, além de integrar a equipe do Feito Por Elas, projeto de discussão e divulgação de cinema realizado por mulheres.

 

Sessão: Os caminhos do cinema no pós pandemia (31/03/2021)

Convidados: Bete Bullara, Zienhe Castro, Lívia Cabrera.

Mediadores: Heitor Benjamim e Pedro Maia.

No dia 31 de março, às 19 horas, recebemos em nossa live “Os caminhos do cinema no pós-pandemia” Bete Bullara –  formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, jornalista e fotógrafa; Zienhe Castro – nascida em Belém, atua como produtora cultural há 25 anos e é diretora, produtora e roteirista na ZFilmes; Lívia Cabrera – Chefe da Divisão de Cinema do Centro de Artes UFF.

 

Sessão: Os melhores de 2020 (02/12/2020)

Participantes: Heitor Benjamim (mediador) e Gustavo Machado (mediador).

Convidados: Cecília Barroso, Raquel Gomes, Matheus Fiore e Francisco Carbone.

O Cine Darcy apresentou em 02 de dezembro de 2020 uma sessão especial sobre os melhores do cinema nacional em 2020. Uma conversa com Cecília Barroso – jornalista e crítica de cinema; Raquel Gomes – crítica de cinema, editora e podcaster do site Cinematório, além de integrar a equipe do Feito Por Elas, projeto de discussão e divulgação de cinema realizado por mulheres; Matheus Fiore – fundador, editor-chefe e crítico de cinema do Plano Aberto, co-fundador, editor e crítico da revista Contrabando e redator, crítico e podcaster do B9 e do podcast Cinemático; Francisco Carbone – jornalista, crítico de cinema, professor, curador.

 

Sessão: Qualquer Semelhança Com A Ficção É Mera Coincidência (18/11/2020)

Participante: Heitor Benjamim (mediador).

Convidado: Jorge Bodanzky.

No dia 18 de novembro, às 19 horas, o Cine Darcy apresentou uma sessão especial “Qualquer semelhança com a ficção é mera coincidência” com a presença do diretor Jorge Bodanzky – cineasta, roteirista e fotógrafo brasileiro. Passamos e discutimos trechos de filmes dirigidos pelo Jorge. Além disso, durante toda a semana, foram exibidos diariamente filmes dirigidos por ele em nossa programação.

 

Sessão: O cinema pode ser a camada de pele que estamos precisando (04/11/2020)

Participante: Heitor Benjamim (mediador).

Convidada: Moara Passoni.

O Cine Darcy apresentou o debate “O cinema pode ser a camada de pele que estamos precisando” no dia 04 de novembro de 2020, com a presença da Moara Passoni – Diretora, Roteirista, Produtora e Pesquisadora. No debate presentamos sua experiência com o audiovisual e debatemos sobre as obras cinematográficas em que ela estivera envolvida na produção, roteiro ou direção. A Moara também é Mestre em Cinema pelo Instituto de Artes da Unicamp e em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas e formou-se no curso de Roteiro e Documentário na EICTV-Cuba.

 

Sessão: O cinema cubano (21/10/2020)

Participante: Elis Miranda (mediadora).

Convidados: Raul Palacio, Sergio Muniz.

Em 21 de outubro de 2020, o Cine Darcy teve a honra de receber o cineasta Sergio Muniz, em nossa sessão intitulada “O Cinema Cubano”. Nesta sessão presentamos um panorama do cinema cubano e a importância da Escuela Internacional de Cine y Television, a qual o cineasta Sergio Muniz foi seu primeiro diretor. Nosso convidado é um dos atuadores no estabelecimento e consolidação da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV). Além disso, a Instituição pincela a história de nossa Universidade, por ter servido de inspiração à Darcy Ribeiro, ao idealizar a Escola de Cinema que seria implantada na UENF.

 

Sessão: Políticas Públicas para o Audiovisual (30/09/2020)

Participante: Heitor Benjamim (mediador).

Convidados: Rodrigo Bouillet, Rafael dos Santos, Gustavo Machado.

No dia 30 de novembro de 2020, o Cine Darcy recebeu para o debate sobre Políticas Públicas para o Audiovisual o Rafael dos Santos –  Professor Associado da UERJ e Especialista em Regulação na ANCINE; e o Rodrigo Bouillet – Militante cineclubista desde 2002, Bacharel em Comunicação Social (UFF) e Mestrando em Relações Étnico-Raciais (CEFET/RJ).

 

Sessão: Sementes: Mulheres pretas no poder (23/09/2020)

Participantes: Priscila Castro (mediadora), Heitor Benjamim (mediador).

Convidados: Éthel Oliveira, Júlia Mariano.

No dia 23 de setembro, às 19 horas, o Cine Darcy recebeu Éthel Oliveira e Júlia Mariano, que foram diretoras do filme, para um debate sobre “Sementes – Mulheres Pretas no Poder”.

SINOPSE: Sob o impacto do assassinato de Marielle Franco, mulheres negras em várias partes do Brasil disputam as urnas nas eleições de 2018 para ocupar o Congresso Nacional e Assembléias Legislativas, com novas proposições do fazer político. O filme segue várias das candidatas ao longo da campanha, capturando momentos de intensidade e força de um coletivo a enfrentar a máquina da extrema direita que se apossou do cenário político e social brasileiro. Entre a observação discreta e o olhar poético sobre corpos e ações, “Sementes: Mulheres Pretas no Poder” é um instantâneo de esperança e luta diante de um cenário catastrófico desenhado nos últimos anos.

 

Sessão: Cinema e construção de olhares socioambientais críticos (16/09/2020)

Participante: Gabriel Rabello (Mediador).

Convidada: Gabriela Scotto.

Na data de 16 de setembro de 2020, o Cine Darcy apresentou o debate sobre Cinema e construção de olhares socioambientais críticos, com a convidada Gabriela Scotto, onde debatemos sobre a importância do cinema estar vinculado a pesquisa e projetos universitários para poder construir vistões críticas sobre a temática do socioambiental. Nossa convidada é Professora Associada de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais (COC) e professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP/UFF). Coordenadora do Cineclube SocioAmbiental Campos e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Poder Imagem e Representações (GEPPIR).

 

Sessão: Território, sociedade e ambiente: um olhar sobre a foz do Rio Paraíba do Sul (09/09/2020)

Participantes: Gustavo Machado (mediador), Elis Miranda e Gabriela Scotto (convidadas especiais).

Convidados:  Clóvis Peixoto, Diogo Sant’Ana, Gustavo Machado, Hélio Coelho, Jonatan Fernandes, Késia Rocha, Lívio Bissonho, Lucas Ferreira,  Nayara Francisco, Rodrigo Pereira, Thamyres Siqueira e Yuri Costa.

Em nosso evento que ocorreu no dia 9 de setembro de 2020, tivemos uma conversa com os realizadores do documentário “Território, sociedade e ambiente: um olhar sobre a foz do Rio Paraíba do Sul”. O documentário é fruto de um trabalho coletivo de conclusão das disciplinas Território e Sociedade (Professora Dra. Elis de Araújo Miranda) e Sociedade e Ambiente (Professora Dra. Maria Gabriela Scotto) da turma 2019 do Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP), vinculado à Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Aborda, de maneira crítica e reflexiva, questões relacionadas ao fechamento da foz do Rio Paraíba do Sul, em Atafona – São João da Barra. A concepção inspirou-se na poesia “Impotência ou cadê a pororoca”, de Helio Coelho. Apresenta a foz através da perspectiva de agentes que interagem com o lugar, promovendo reflexões a respeito das mudanças daquele ambiente. A trilha sonora foi gentilmente cedida por Kalu Coelho.

 

Sessão: A história do cinema em Campos dos Goytacazes (02/09/2020)

Participante: Elis Miranda (mediadora), Gustado Machado (mediador).

Convidado: Joilson Bessa.

Em 2 de setembro de 2020, o Cine Darcy apresentou o debate sobre a história do cinema em Campos dos Goytacazes, com Joilson Bessa – mestre em Geografia pela UFF Campos com a dissertação “Salas de cinema em Campos dos Goytacazes: lugar, sociabilidade e políticas culturais – da década de 1960 aos anos 2010″e Elis Miranda – Coordenadora do LabCult da UFF Campos. Professora do curso de graduação em Geografia e do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas, da UFF Campos.

Foi apresentada a história dos cinemas de rua em Campos dos Goytacazes até a sua atual fase com as salas de exibição dos shopping centers, traçar um panorama da distribuição das salas de exibição por todos os distritos da cidade de Campos dos Goytacazes e evidenciar a importância do registro da memória da história do cinema por parte do poder público.

 

Sessão: A Primeira Pedra (27/08/2020)

Participante: Heitor Benjamin (mediador).

Convidado: Vladimir Seixas.

Cine Darcy apresentou o debate no dia 27/08/2020 com o cineasta Vladimir Seixas sobre seu documentário indicado ao Emmy 2019 “A Primeira Pedra”. Vladimir é formado em Filosofia e Direção Cinematofráfica, já dirigiu cinco curtas, dois longas e um telefilme, participando de mais de quarenta festivais de cinema, onde recebeu diversas premiações.

 

Sessão: Os impactos da pandemia no cinema (24/07/2020)

Participante: Heitor Benjamim.

Convidados: Bete Bullara, Pedro Gradella e Pedro Maia.

No dia 24 de agosto de 2020, o Cine Darcy apresentou sua live de estreia: “Os impactos da pandemia no cinema”. O debate contou com a presença de Bete Bullara – formada em cinema, jornalista e fotógrafa; Pedro Gradella – coordenador de artes do Centro de Artes UFF;  Heitor Benjamin – sociólogo; Pedro Maia – Geógrafo.

Em construção