Caroline Vieira Lannes
Dimensionamento de uma Concessionária de Veículos em Concreto Protendido
Orientador:
Prof. Sergio Luis González Garcia.
Comissão Examinadora:
Prof. Jean Marie Désir;
Prof. Patricia Habib Hallak;
Prof. Sergio Luis González Garcia.
Data da Defesa: Maio de 2005
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é a familiarização com o dimensionamento de estruturas em concreto protendido, através do conhecimento de conceitos básicos, cálculo de perdas, tensões admissíveis para o concreto e para o aço, artifícios de protensão (cordoalhas, ancoragens, macacos hidráulicos etc.), vantagens técnicas e econômicas e sistemas de aplicação de protensão. Além do dimensionamento de estruturas também em concreto armado, um conhecimento indispensável para a formação de um engenheiro civil. Neste projeto é dimensionada estruturalmente uma concessionária de veículos através da análise do projeto de arquitetura de forma a atender suas solicitações estéticas e do dimensionamento de todos os elementos estruturais. O vão desta concessionária é de 26,0 metros, praticamente impossível de ser vencido em concreto armado, pois como se sabe um dos maiores problemas desse tipo de mecanismo construtivo é seu próprio peso. A protensão aplica momentos fletores em sentido contrário ao das cargas, abatendo-as, permitindo vencer vãos maiores que o concreto armado convencional; para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga devido ao emprego de materiais de maior resistência, diminuindo também consideravelmente a fissuração podendo até mesmo eliminá-la. A estrutura consistirá em vigas protendidas apoiadas em pilares circulares de concreto armado, onde na interface destes encontra-se neoprene, para que não seja transferido aos pilares os esforços de protensão, tornando assim a estrutura isostática no intuito de facilitar os cálculos, já que o objetivo deste trabalho é de um conhecimento sucinto do dimensionamento de estruturas em concreto protendido.