Juliana Pessin

Projeto de Reservatório de Detenção como Alternativa para Controle de Cheias do Bairro Meudon, Teresópolis – RJ

Orientador:
Prof. Paulo César de Almeida Maia

Comissão Examinadora:
Prof.: Paulo César de Almeida Maia
Eng.ª Marta Fleichman Prellwitz
Prof.: Aldo Durand Farfan
Eng.º Sebastião Petrucci Rangel

Data da Defesa: Fevereiro de 2015

Resumo: O Bairro Meudon, situado no município de Teresópolis, localizado no Estado do Rio de Janeiro, apresenta problemas recorrentes de cheias, provocados por deficiência do sistema de drenagem de águas pluviais existente. Essa deficiência foi identificada através do resultado de um estudo hidrológico realizado no Bairro, onde foi verificado que a galeria pluvial que canaliza o Rio Meudon, no trecho mais a jusante, não suporta a vazão gerada pela área de contribuição correspondente.
Nesse sentido, este projeto final de curso tem por objetivo o dimensionamento de uma estrutura para amortecimento da vazão excedente do Rio, permitindo, deste modo, o controle de inundações do Bairro Meudon.
No projeto faz-se a exposição de algumas possibilidades de solução, no entanto, baseado em uma avaliação preliminar do problema, irá propor como solução a construção de um reservatório de detenção subterrâneo e impermeabilizado. Esse reservatório somente é inundado quando a galeria pluvial que conduz o Rio não suporta a vazão gerada pelas chuvas. Após o amortecimento, a água do reservatório é devolvida de forma controlada para a galeria através de sistemas de recalque. Foram utilizadas paredes diafragma para as obras de contenção do empuxo de terra e controle de fluxo d’água. Fez-se também o dimensionamento dos outros elementos estruturais do reservatório, como a fundação, laje de fundo, de topo, intermediárias e pilares intermediários. Não se contempla neste projeto o cálculo do sistema hidráulico de recalque (bombas). Para a obtenção dos esforços atuantes nas estruturas do reservatório, modelou-se uma seção do mesmo no Programa SIGMA/W 2004. Apresenta-se como produto deste projeto final uma revisão bibliográfica sobre conceitos hidrológicos, reservatórios de detenção, parede diafragma e empuxo de terra, pré-dimensionamento do reservatório baseado no estudo hidrológico mencionado anteriormente, obtenção dos esforços atuantes nos elementos estruturais do reservatório através do SIGMA/W, memória de cálculo da parede diafragma, lajes e pilares, plantas contendo localização do reservatório e pontos de captação, etapas de execução do reservatório, planta de forma do reservatório, vistas e cortes do reservatório e detalhamento da parede diafragma.

Download aqui!