Philipe Braga André e Weverthon Vieira Beiral

Projeto de Dimensionamento de uma Biblioteca Central para o Campus Leonel Brizola da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Orientador:
Profa. Vânia José Karam
Coorientador:
Eng° Luiz Gabriel Sarmet M. Smiderle
Comissão Examinadora:
Prof. Vânia José Karam
Eng° Luiz Gabriel Sarmet M. Smiderle
Prof. Sergio Luis González García
Engº Roosevelt de Oliveira Batista

Data da Defesa: Dezembro de 2008

Resumo: Este trabalho tem por objetivo detalhar a análise e o dimensionamento, em concreto armado, de um edifício de dois pavimentos situado no campus Leonel Brizola da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no município de Campos dos Goytacazes. Trata-se de um prédio da biblioteca central da UENF que tem como finalidade abrigar todo o acervo das bibliotecas setoriais hoje existentes na universidade e dispor de ambientes adequados ao estudo e produção de conhecimento.
Como resultado da realização deste projeto, é apresentado um memorial descritivo e um memorial de cálculo de todo o processo de análise e dimensionamento estrutural, incluindo plantas e detalhamento tais como: detalhamento das lajes, vigas, pilares, escada, laje de reação e fundação.
Também é discutida a elaboração de um projeto arquitetônico. A descrição das etapas bem como os resultados (plantas baixas, cortes e fachadas) serão abordados no trabalho.

Download aqui!