Linhas de Pesquisa

Ricardo M. Souza:

No momento, estão em andamento três linhas-de-pesquisa: 1) Estudos sobre Nematoides Parasitos do Abacaxizeiro (identificação das espécies que ocorrem no Noroeste Fluminense, estimativa do seu impacto econômico e investigação sobre interrelação com o complexo cochonilha-vírus), 2) Manejo do Declínio da Goiabeira, Causada por M. enterolobii e F. solani e 3) Estrutura de Comunidade de Nematoides Associados a Bromeliaceae no Bioma Floresta Atlântica.

Essas linhas-de-pesquisa têm financiamento de órgãos públicos, como CNPq e FAPERJ, e são conduzidas em parceria com cientistas de outras Universidades brasileiras e no exterior.

Nossas publicações mais recentes podem ser consultadas na Plataforma Lattes.

Claudia Dolinski:

Minha principal linha de pesquisa é o Controle de Pragas Agrícolas com Nematóides Entomopatogênicos.

Não obstante existirem poucas pessoas trabalhando nesta área no Brasil, são grandes as possibilidades destes organismos serem utilizados com sucesso contra diferentes pragas agrícolas. No momento, estamos focando nossos esforços no controle biológico do gorgulho-da-goiaba, uma praga seríssima nesta cultura. O controle biológico vem reforçar a idéia do Manejo Integrado de Pragas, fazendo com que cada vez mais os agricultores se conscientizem de que o controle químico deve ser evitado ao extremo.

É de meu interesse também a manipulação de nematóides entomopatogênicos através de pressão de seleção, mutagênese e transferência interespecífica de genes (transgênese) através de cruzamentos, com o objetivo de se obter nematóides entomopatogênicos mais resistentes a altas temperaturas ambientais e à dessecação.

Pesquisamos diferentes causas no insucesso do uso desses nematóides a campo, como por exemplo modo de aplicação, formulação e inimigos naturais.

Estamos no momento realizando um extenso levantamento na região norte-fluminense para conhecermos a sua entomo-nematofauna, coletando amostras de solo de áreas agrícolas e nativas de Mata Atlântica. Pretendemos assim identificar os nematóides entomopatogênicos nativos da região e mantê-los in vivo para futuros testes contra pragas agrícolas.

Entendemos que o trabalho aplicado é muito importante, contudo estudos sobre a embriologia e citogenética destes nematóides estão também em andamento.

Tenho também interesse em taxonomia e filogenética de nematóides de vida livre, os quais têm sido utilizados como modelos biológicos por grupos de pesquisa e empresas privadas em todo o mundo.

Nossas publicações mais recentes podem ser consultadas na Plataforma Lattes.

Grupo de Pesquisa em Nematologia
Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias – CCTA
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602