Exame de Qualificação

Acesse aqui o FORMULÁRIO PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO. Ele deve ser entregue com 10 dias úteis de antecedência na PGBB, impresso e por e-mail – cpgcbb@gmail.com (em Word).
Normas do Exame de Qualificação:
Todo estudante candidato ao título de Doutor em Biociências e Biotecnologia deve prestar Exame de Qualificação para avaliação do conhecimento geral sobre o tema da pesquisa desenvolvida, englobando diferentes áreas de conhecimento do PGBB. Somente pode prestar Exame de Qualificação o estudante que tiver obedecido às normas definidas pelo Regimento Geral da Pós-Graduação da UENF.
O Exame de Qualificação deve ser realizado até o prazo máximo de 6 (seis) meses após o estudante ter integralizado os créditos mínimos obrigatórios em disciplinas, com exceção dos créditos relativos à disciplina Pesquisa de Tese de Doutorado.
O exame consistirá na Elaboração de um “Artigo de Revisão” acerca de um tema correlato à sua área de pesquisa. Uma proposta do tema da revisão, contendo a sequência lógica de tópicos a serem abordados, um resumo do artigo, e uma data proposta para o exame, deve ser encaminhada pelo aluno e seu orientador, ao Colegiado do PGBB. A proposta deve também sugerir uma banca examinadora, composta por três membros, a qual deverá ser homologada pelo Colegiado do PGBB. Os itens componentes da revisão devem contemplar duas das diferentes áreas do programa (Biologia Molecular, Bioquímica, Biologia Celular, Imunologia, Biotecnologia, Botânica e Microbiologia). O manuscrito deverá ser entregue à banca com antecedência mínima de 30 dias em relação à data proposta de defesa, quando deverá será apresentado oralmente pelo candidato.
A revisão deve ser atual e crítica em relação às revisões já disponíveis acerca do tema, e o artigo proposto deve ser considerado viável para publicação em Revista indexada, com corpo editorial.
O candidato, bem como a banca examinadora, deverão estar atentos à correta citação de informações autorais, e a possibilidades de plagiarismos, considerando que artigos de revisão são mais propensos a tais incorreções ético-acadêmicas.
Etapa de Pré-Avaliação pela Banca Examinadora
Uma vez que a proposta encontre-se nas mãos da banca, em um prazo máximo de 15 dias, o candidato se reunirá com os membros da banca para receber sugestões que norteiem a elaboração do trabalho. Cada membro da banca deverá elaborar, por escrito, minuta resumida das sugestões apresentadas (Segundo roteiro anexo). Tais minutas deverão ser guardadas pelo aluno, e encaminhadas à coordenação juntamente com os demais documentos, na ocasião de marcação do exame de qualificação.
Etapa de Elaboração do Manuscrito
O artigo deverá ser elaborado em formato de revisão, e deverá atender aos seguintes aspectos:
·               Abranger, no mínimo, duas áreas de conhecimento propostas pelo programa, anteriormente explícitas;
·               O formato do artigo deve seguir as instruções gerais de uma revista (instruções para o autor), eleita como potencial periódico para publicação (o candidato deve informar a revista escolhida para definição do formato: indicando o site da mesma).
Etapa de Apresentação oral
O candidato deverá realizar uma apresentação oral à banca, com duração entre 40 e 50 minutos, acerca da revisão apresentada no manuscrito. A argüição do candidato visa o dimensionamento de dois aspectos principais:
-Qualidade dos conhecimentos demonstrados pelo candidato no manuscrito elaborado e na apresentação oral.
-Qualidade do Manuscrito, com a subseqüente apresentação de críticas e sugestões.
O candidato deverá ser aprovado, com conceito mínimo C, em ambas as etapas de avaliação, escrita e oral, para ser considerado qualificado, sendo submetido a segunda etapa do exame apenas se aprovado na etapa anterior.
Uma vez aprovado e homologado, o presente modelo de exame de qualificação passará a ser obrigatório aos alunos que ingressarem no 1º semestre/2011. Para os demais alunos matriculados, a escolha por esse modelo é facultativa.
ANEXO I
EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Minuta Resumida de Sugestões de Pré –Banca
Aluno_______________________________________________________
Orientador:__________________________________________________
Avaliador:___________________________________________________
a)               A revisão se propõe a abranger, no mínimo, 2 áreas de conhecimento propostas pelo programa? Indique quais:
      Biologia Molecular
      Bioquímica
      Biologia Celular
      Imunologia
      Biotecnologia
      Botânica
      Microbiologia
b)               A revisão proposta contempla as principais informações nas áreas indicadas pelo aluno?
c)               A revisão proposta é inovadora e crítica em relação às revisões disponíveis acerca do tema?
d)               Em sua opinião, o tema proposto tem possibilidade de publicação em Revista indexada, com corpo editorial?
 e)               Apresente, a seguir, suas sugestões para a melhoria da revisão proposta:
Homologado na Reunião da CPPG em 01/04/2011