Dissertação e Tese

De acordo com o Regimento de Pós-Graduação da UENF, a Coordenação de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia/CBB estabelece os seguintes procedimentos para a Realização de Defesas de Dissertações de Mestrado e Tese de Doutorado:

Procedimentos do Orientador: 

1. Encaminhar o FORMULÁRIO-DE-DEFESA-DE-TESE-ATUALIZADO e por e-mail (em Word) e o INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA DEFESA à PGBB junto com o nada consta do aluno e histórico escolar atualizado e a DECLARAÇÃO DO REVISOR, com 20 dias ÚTEIS de antecedência, sugerindo 1 (um) Revisor e 3 (três) professores que farão parte da Banca Examinadora, sendo pelo menos um professor de outra Instituição. Um professor suplente externo e 1 (um) suplente interno (que poderá ser o próprio Revisor da Tese), o título da tese, data e horário previsto para a realização da defesa. Enviar para o e-mail cpgcbb@gmail.com o resumo da tese em português e o abstract.  Deve ser encaminhado o FORMULÁRIO DE HOSPEDAGEM e/ou SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM AÉREA. A  SOLICITAÇÃO DE CARRO, caso seja necessário para o docente externo deve ser feita pelo laboratório.  *Para defesa de DS é necessário encaminhar cópia do artigo submetido.

2. Receber a tese corrigida do revisor e encaminhar ao aluno para as devidas correções.

3. Após a revisão feita pelo aluno, encaminhar num prazo mínimo de 45 dias antes da defesa prevista, as cópias finalizadas para os membros da banca examinadora.

Procedimentos da PGBB 

1. Homologar a Banca, via e-mail aos membros do Colegiado da PGBB.

2. Quando necessário, solicitar passagens (com prazo de 35 dias), reserva de hotel (com prazo de 20 dias);

3. Fazer declarações de participação para os membros da banca;

4. Fazer as Atas da Defesa;

5. Fazer a divulgação da Defesa, por email;

6. Encaminhar as 5 vias da ata da defesa da tese do aluno a Secretaria acadêmica.

7. Após retorno das atas carimbadas pela Coordenação Acadêmica, encaminhar ao Aluno e ao Orientador.

Procedimentos do Revisor: 
1. Revisar e corrigir a tese num prazo máximo de 15 dias;

2. Encaminhar a tese revisada ao Orientador (que deve posteriormente repassar ao aluno) e enviar um parecer sobre a tese à PGBB com cópia para o aluno.
Caso achar necessário, o Revisor terá o direito de verificar se as alterações e/ou correções sugeridas por ele foram feitas pelo aluno, antes que a 2ª versão da tese seja enviada aos membros da banca.

Procedimentos do Aluno: 
1. Retirar na Secretaria Acadêmica um Nada Consta para iniciar o processo para realização da defesa da tese, e entregar todos os formulários na PGBB, devidamente preenchidos, com uma cópia do artigo submetido, referente a sua tese de Doutorado;

2. Entregar a tese a ser revisada ao orientador  com no mínimo 45 dias de antecedência à data prevista para a defesa;

3. Após o retorno da tese do Revisor, fazer as modificações sugeridas (caso haja alguma) dando ciência ao orientador, tirar cópias e encaminhar a este para que e encaminhe posteriormente aos membros da banca, que terão no mínimo, 15 dias para leitura.

4. Divulgar e apresentar a prévia da tese, com no mínimo, 15 dias antes da defesa da mesma, e encaminhar a listagem das assinaturas a PGBB;

5. Preparar 2 cópias da subcapa da tese para assinatura dos membros da banca no dia da defesa;

6. Fazer a marcação da sala para a Prévia e Defesa;

7. Confirmar com a Banca a realização da Defesa;

8. preencher, na Biblioteca do CBB, um formulário contendo informações para o preparo da Ficha Catalográfica que será anexada às 2 cópias da sua tese final.

9.encaminhar 2 cópias da tese final encadernada no modelo padrão da Universidade à PGBB;