Prof. Marcelo Nascimento docente do PPGERN, colabora em pesquisa publicada no último número da Science: Povos antigos moldaram a flora da floresta Amazônica

Povos pré-colombianos domesticaram ao menos 85 espécies de árvores que até hoje estão concentradas em florestas próximas a antigos assentamentos.

Um grupo internacional e interdisciplinar de cientistas, incluindo 53 cientistas brasileiros, mostrou em um novo estudo publicado (3 de março de 2017) na revista Science, que antes da chegada dos europeus os povos indígenas tiveram um papel importante na ampla distribuição e domesticação de árvores encontradas atualmente nas florestas da Amazônia. Esta descoberta refuta fortemente a ideia de que as florestas amazônicas foram intocadas pelo homem.

O estudo foi liderado por Carolina Levis, doutoranda pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Brasil, e pela Wageningen University and Research Center, da Holanda. “Por muitos anos, os estudos ecológicos ignoraram a influência dos povos pré-colombianos nas florestais atuais. Um quarto das espécies de árvores domesticadas por esses povos são amplamente distribuídas na região e dominam grandes extensões de florestas. Estes resultados indicam que a flora amazônica é em parte uma herança viva de seus antigos habitantes”, diz Levis.

A equipe de cientistas chegou a esta descoberta ao sobrepor dados de mais de 1000 inventários florestais da Rede de Diversidade das Árvores da Amazônia (ATDN) com o mapa da localização de mais de 3000 sítios arqueológicos espalhados por toda a Amazônia. Ao comparar a composição de espécies em florestas situadas a diferentes distâncias de sítios arqueológicos, suas análises geraram a primeira imagem do grau de influência dos povos pré-colombianos na biodiversidade amazônica atual.

O trabalho pode ser acessado em: http://science.sciencemag.org/content/355/6328/925