Evaluation of environmental quality of sandy beaches in southeastern Brazil

O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade ambiental de duas praias arenosas turísticas no sudeste do Brasil utilizando múltiplas métricas, como pH, oxigênio dissolvido (OD), coliformes e resíduos sólidos.

Os resultados indicaram que praias arenosas com elevada urbanização e potencial turístico possuem maior concentração de coliformes totais e fecais e maior densidade de lixo de origem recreativa comparadas às praias preservadas. Além disso, a densidade de lixo nessas praias foi maior do que os valores observados para 106 praias ao redor do mundo.

O estudo demonstrou ainda que métricas de impacto direto da poluição, como resíduos sólidos refletem melhor a qualidade ambiental de praias arenosas comparados a varáveis fisico-químicas pontuais (OD e pH).

O artigo é de autoria da mestranda Marjorie Cremonez, contou com a colaboração dos doutorandos Leonardo Costa e Davi Castro Tavares e foi orientado pela professora Dra. Ilana Rosental Zalmon, todos do programa de Ecologia e Recursos Naturais da UENF.

O artigo pode ser acessado no link: http://www.sciencedirect.com/…/article/pii/S0025326X17303521