Procedimentos para Defesa de Dissertação ou Tese

 

Todo estudante de pós-graduação candidato ao título de Mestre ou de Doutor deverá preparar e defender, respectivamente, uma dissertação ou uma tese e ser aprovada por uma banca examinadora.

  • A dissertação de mestrado deverá demonstrar a habilidade de pesquisa cientifica do candidato em sua área de atuação e domínio sobre um determinado tema.
  • A tese de doutorado deverá basear-se em trabalho de pesquisa original, que represente real contribuição ao conhecimento científico do tema, e demonstrar a independência Intelectual do candidato.

Somente poderá submeter-se à defesa de dissertação ou de tese o estudante que tiver cumprido todas as exigências estabelecidas no Regimento Geral de Pós-Graduação, comprovadas por documento oficial expedido pela SECACAD por solicitação do aluno, bem como as exigências adicionais que tenham sido estabelecidas pela Comissão Coordenadora do Programa. A defesa da dissertação ou da tese sem o cumprimento destas exigências acarretará na nulidade do ato.


A DEFESA

A Defesa se fará perante uma Banca de no mínimo 04 (quatro) membros (incluindo orientador), formada por Especialistas portadores do Título de Doutor ou equivalente, sob a presidência do orientador do Candidato e integrada por pelo menos um examinador externo, pertencente a outra Instituição.

A defesa deverá ser realizada em sessão pública em que o estudante apresentará os resultados de seu trabalho no prazo máximo de 40 (quarenta) minutos para dissertação e de 50 (cinqüenta) minutos para tese, podendo ser prorrogado a critério do presidente da banca.

Após a exposição, o presidente dará a palavra a cada um dos examinadores, devendo ser adotado o sistema de diálogo entre examinadores e candidato.

Ao término da argüição, a banca deliberará sobre a defesa da tese ou dissertação e os examinadores poderão optar por um resultado final ou pelo estabelecimento de condições a serem cumpridas pelo estudante.


RESULTADO FINAL

No caso de resultado final, os conceitos serão:

  • APROVADO;
  • REPROVADO.

–  No caso de estabelecimento de condições a banca examinadora poderá determinar ao candidato modificações no texto e/ou exigir outra defesa, adiando o resultado final. Neste caso, o prazo para as modificações e/ou nova defesa será no mínimo de 03 (três) e máximo de 06 (seis) meses a contar da data da defesa;

– Apresentadas pelo candidato as modificações propostas e/ou realizada nova defesa, desde que dentro dos prazos preestabelecidos, a banca reavaliará o trabalho e atribuirá o resultado final, APROVADO ou REPROVADO.

– O não cumprimento dos prazos e outras exigências implicarão na REPROVAÇÃO da dissertação ou da tese.


PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE DEFESA DE TESE OU DISSERTAÇÃO

  • O Pós-Graduando deverá solicitar à SECACAD o nada consta, que será expedido em um prazo de até 7 dias úteis. O nada consta será o documento comprobatório de que o estudante cumpriu com as exigências acadêmicas conforme Regimento Geral.
  • O não cumprimento das normas definidas pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (CCP-PPGECM) impedirá a realização da defesa, casos omissos serão analisados pela CCP-PPGECM mediante solicitação.
  • De posse do Nada Consta o Pós-Graduando deverá preencher o Formulário para Homologação de Defesas, assinar e ter a anuência e assinatura do orientador.
  • Formulário para Homologação de Defesas, preenchido e assinado, deverá ser entregue, juntamente com o Nada Consta expedido pela SECACAD, na Secretaria de Cursos e Programas do CCT.

Preenchimento do Formulário

  • Para a composição da banca o orientador deverá indicar três (03) membros, com título de Doutor e com experiência no tema desenvolvido pelo do Pós-Graduando, sendo pelo menos um (01) deles externo à UENF.
  • Deverá ser indicado um membro suplente pertencente à UENF e outro externo à UENF.
  • Preencher no formulário o CPF e e-mail de contato dos membros da Banca Examinadora que não pertencem ao Quadro de docentes do PPGECM.

 

Formulário para pedido de defesa – NOVO

 

Agendamento de Defesa (teste)


PPGECM
Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais – CCT
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602