Composição farmacêutica antialérgica a base de aminoácidos livres

INVENTOR
Olga Lima Tavares Machado, Profa. D.Sc. Visitar Currículo Lattes
Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPPs – CBB – UENF)

CONTATO
E-mail  patentes@uenf.br || Telefone (22) 2739 7331

DESCRIÇÃO GERAL
A patente em questão apresenta composições farmacêuticas baseadas em aminoácidos para prevenção de alergias. Compreende em uma pluralidade de substâncias orgânicas capazes de se ligarem de forma monovalente e bloquearem o sítio de ligação para diversos tipos de substâncias alergênicas. Esta estratégia de tratamento difere completamente dos medicamentos anti-histamínicos largamente utilizados para o tratamento da alergia. Ela impede a liberação da histamina e, portanto, o desencadeamento da alergia.

Vale destacar que alergias afetam cerca de 25% da população mundial. Este número está em crescimento em ligação com a toxicidade do meio ambiente, exposição às poeiras e pólen de diversas plantas etc.

Alergias desencadeadas por polens assolam grande parte de populações que residem próximas a regiões de plantio. No atual contexto mundial onde se procura substituir combustíveis derivados de petróleo por combustíveis derivados de plantas oleaginosas (como girassol, mamona, soja e milho), aumenta-se enormemente o risco de sensibilização de populações por meio de polens.

Esta situação implica que novas estratégias de tratamento para alergias sejam desenvolvidas.

OBJETIVOS
O objetivo é evitar alergias por meio do bloqueamento do sítio específico onde as ligações responsáveis por reações alérgicas aconteceriam.

PÚBLICO-ALVO
Laboratórios farmacêuticos.


AGIUENF
Diretoria da Agência de Inovação
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602