Aparelho de Aquecimento Intermitente para estimativa de fluxo de seiva e seu modelo teórico

INVENTOR
Elias Fernandes de Souza, Prof. D. Sc. Visitar Currículo Lattes

CONTATO
E-mail  patentes@uenf.br || Telefone (22) 2739 7331

DESCRIÇÃO GERAL

A aferição do fluxo de água na planta e no solo e suas propriedades térmicas possui aplicação em várias áreas, como hidrologia, ecologia, irrigação, dentre outras, pois possibilita a determinação da quantidade de água em trânsito na planta, determinando, assim, qual a possível demanda por água.

Com esse objetivo, nos últimos 30 anos, vários métodos para medir o fluxo de seiva foram elaborados. Entretanto, todos os métodos utilizam dois ou mais sensores de temperatura que rastreiam o pulso de calor, esta inserção é fundamental, pois pode acarretar em erros grosseiros na medição do fluxo xilêmico. Além disso, não foi possível obter um modelo que fosse aplicável para todas as agulhas construídas. Cada agulha exigia uma calibração específica, o que afetou a operacionalidade do sensor.

O objetivo da presente invenção é um sensor constituído por apenas uma agulha hipodérmica, apresentando no seu interior uma extremidade do conjunto termopar e um fio metálico, sendo essa agulha inserida radialmente no caule da planta.

OBJETIVOS

(1) Desenvolvimento de sensor de fluxo de seiva mais preciso e aplicado a diferentes situações.

PÚBLICO-ALVO

Produtores rurais, engenheiros Agrônomos, engenheiro Agrícola, empresas públicas e privadas na área de assistência técnica.

 


AGIUENF
Diretoria da Agência de Inovação
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602