Processo de extração e purificação de diamantes obtidos por síntese em altas pressões e altas temperaturas

INVENTOR
Ana Lúcia Diegues Skury , Profa. D.Sc. Visitar Currículo Lattes
Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV – CCTA – UENF)

CONTATO
E-mail  patentes@uenf.br || Telefone (22) 2739 7331

DESCRIÇÃO GERAL
A presente invenção pertence ao ramo da aquisição de materiais não metálicos que podem ser obtidos pela ação das altas pressões e altas temperaturas, as quais provocam alterações nas propriedades mecânicas, químicas e físicas devido à transformação de fase.

Mais especificamente, a presente invenção pertence ao ramo dos processos relacionados com o acabamento final na obtenção dos diamantes sintéticos.

DESCRIÇÃO TÉCNICA
O processo é realizado através da oxidação seletiva do grafite, utilizando na qualidade de reagentes o dicromato de potássio e ácido sulfúrico em proporções pré-estabelecidas, de forma a garantir um elevado grau de purificação dos diamantes. Através deste processo é possível uma sensível diminuição do tempo de processo, além da diminuição do número de operações complementares e, principalmente, não são necessárias as repetições do processo para obtenção dos resultados desejados.

Para tanto, diz respeito a um processo em que uma combinação de dicromato de potássio com ácido sulfúrico, adequada para a síntese de trióxido de cromo, pode facilmente retirar todo o grafite não transformado e toda a fase metálica, sem causar oxidação dos diamantes, em curto espaço de tempo, cerca de 60 a 70 minutos.

OBJETIVOS
Objetiva fornecer um processo de extração e purificação eficiente, ambientalmente correto, com tempo de processamento relativamente curto e com menores gastos de energia, água e menor número de operações complementares.

PÚBLICO-ALVO
Indústria Petrolífera e Construção Civil.


AGIUENF
Diretoria da Agência de Inovação
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602