Processo de preparo e esterilização de meios de cultura com ácido hipocloroso

INVENTOR
Silvio Lopes Teixeira

CONTATO
E-mail  patentes@uenf.br || Telefone (22) 2739 7331

DESCRIÇÃO GERAL
Trata-se de uma nova operação de esterilização que utiliza a esterilização química com o princípio ativo ácido hipocloroso.

Essa técnica permite reduzir o tempo de preparo do meio nutritivo, sem nenhum gasto de energia ou uso de qualquer equipamento dispendioso, mas tão somente utilizando vidraria normal de laboratório, ou até mesmo utensílios de cozinha, além de água sanitária comercial encontrada em qualquer supermercado. Com apenas uma garrafa de água sanitária comercial – o único investimento necessário – seria possível preparar milhares de frascos de cultura por dia. Além disso, este novo processo permitirá que se complete todo o trabalho de preparo, esterilização e inoculação dos frascos de cultura, em uma única operação, sem interrupção, seja manualmente ou mecanicamente, o que permite a automatização de todo o processo.

OBJETIVOS
Tem por objetivo substituir as operações em esterilização de meios de cultura por autoclavagem ou de outras técnicas por um novo processo que utiliza a esterilização química. Objetiva ainda, reduzir os custos do produto final com a utilização da nova técnica.

PÚBLICO-ALVO
Biofábricas e outros laboratórios de cultura de tecidos vegetais.


AGIUENF
Diretoria da Agência de Inovação
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602